Postado por - Heitor Montes

Depois de vacilo, Bahia tem tarefa ainda mais árdua para o acesso

Bahia precisa somar mais 23 pontos para garantir o retorno à Série A

O Bahia tropeçou na hora errada e agora vai precisar produzir mais do que apresentou até agora pra conseguir o acesso à Série A no início de dezembro. Se tivesse vencido o CRB no último sábado, o tricolor estaria na terceira colocação do campeonato. O empate em 2x2 cedido à equipe alagoana nos minutos finais do confronto, no entanto, fez o time comandado por Guto Ferreira amargar a sexta posição na tabela.

De acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, que é especializado em analisar as probabilidades do futebol, o time que alcançar 63 pontos tem 99% de chance de subir. Como tem atualmente 40 pontos, o Bahia precisaria somar mais 23 para alcançar essa pontuação ao final do campeonato, o que significa vencer sete jogos e empatar outros dois das 11 partidas que ainda tem para disputar na Série B.

O volante Juninho declarou:

A gente não pode continuar vacilando. Temos que fazer nosso trabalho de casa e jogar pra vencer fora também. A gente tem que pontuar

Será realmente necessário melhorar o desempenho longe de casa, já que mesmo que vença as seis partidas que fará na Fonte Nova não conseguirá alcançar a pontuação estabelecida pelos matemáticos como mínima para subir. O Bahia vai encarar Criciúma, Tupi, Brasil de Pelotas, Ceará, Sampaio Corrêa e Bragantino em casa. Já fora terá pela frente Londrina, Oeste, Vila Nova, Luverdense e Atlético-GO.

SÓ PEDREIRA

A lista de adversários coloca ainda mais pimenta na reta final da Série B. Pra dificultar mais o atual caminho que leva ao acesso à elite do futebol brasileiro, o tricolor ainda tem pela frente cinco confrontos diretos, ou seja, vai enfrentar cinco adversários que no momento também brigam por uma vaga na Série A.

O primeiro deles é o Criciúma, atual sétimo colocado e dono dos mesmo 40 pontos do Bahia. A equipe catarinense perde para a baiana no saldo de gols (13 contra 4). O duelo será na sexta-feira, às 19h15, na Fonte Nova. Sobre o confronto, Juninho falou:

Temos que virar a página e já pensar no Criciúma, pois já temos outra final. Tenho certeza que o professor Guto vai acertar os detalhes pra gente voltar a vencer contra o Criciúma. Não podemos deixar passar. Temos que fazer um grande jogo e voltar a vencer

Logo na sequência, enfrenta o Londrina, 4º colocado, no estádio do Café, dia 4 de outubro. No dia 15 é a vez de receber o Brasil de Pelotas, que ocupa o 5º lugar na tabela. Dia 29 também receberá o Ceará, 9º colocado, e na última rodada encara o vice-líder Atlético-GO fora de casa.

Fonte: Correio 24 Horas