Postado por - Newton Duarte

Derretendo? Diretoria se manifesta, tergiversa e faz mais promessas

Diretoria do Bahia esclarece polêmicas e promete nova contratação para esta semana


Valton Pessoa, Sidônio Palmeira, William Machado e Vitor Ferraz participaram de uma reunião com Marquinhos Santos e esclareceram dúvidas do torcedor


O início de temporada do Bahia tem deixado a desejar. Eliminado na primeira fase da Copa do Nordeste, o Tricolor estreou no Campeonato Baiano no último domingo (9), diante do Galícia, e deu vexame em campo, perdendo de virada na Arena Fonte Nova. O clima nos bastidores não tinha como ser diferente. Insatisfeitos, membros da direção do clube foram ao vestiário do clube após o apito final e tiveram uma longa conversa com o técnico Marquinhos Santos.

Valton Pessoa, vice-presidente do clube, Sidônio Palmeira, assessor especial da presidência, William Machado, diretor de futebol, e Vitor Ferraz, gerente jurídico, participaram da reunião com o treinador. O presidente Fernando Schmidt não apareceu nos vestiários e não participou da reunião com Marquinhos Santos. Ele deixou o estádio após uma breve reunião com os membros da diretoria do clube, ainda no camarote em que assistiu ao jogo, e foi levado por um segurança até o estacionamento.

Após a reunião, o Correio24Horas conversou com os membros da direção do clube e esclareceu alguns temas.

Sidônio Palmeira e Valton Pessoa estiveram na reunião com o treinador, que não contou com a presença de Fernando Schmidt

Marquinhos Santos: cai ou não cai?

O técnico não será demitido nos próximos dias. De acordo com os gestores do clube, Marquinhos permanece no cargo, já que a diretoria acredita em um trabalho a longo prazo e entende que o treinador não é o culpado pelos resultados negativos no início de temporada. Além disso, o Bahia entende que o técnico tem limitações no elenco que precisam ser supridas para um melhor desempenho em campo.

Vexames

Um dos principais temas da reunião foi a derrota para o Galícia. Insatisfeitos com o que viram em campo, os gestores taxaram como "inaceitável" a derrota para o Azulino. O Bahia, que já está eliminado da Copa do Nordeste, perdeu na estreia do Baiano por 2 a 1, de virada, em seus domínios. Segundo os diretores, haverá uma reunião nesta segunda (10) entre o presidente Fernando Schmidt e os atletas, para entender o que está havendo e cobrar mais empenho em campo.

Novela Sebastián Pinto

A situação entre o Bahia e Sebastián Pinto, anunciado como o novo camisa 9 do Bahia, ainda não está totalmente resolvida. O jogador tinha um pré-contrato assinado com o clube baiano, com cláusulas para os dois lados e, de acordo com Valton Pessoa, o prazo final para que o atleta se apresentasse ao Bahia era o dia 8 de fevereiro, o que não aconteceu. Sendo assim, o clube não tem mais nenhuma obrigação com o atleta e está livre para procurar outro jogador para a função. O departamento jurídico do clube não entrou em detalhes sobre as possíveis punições que o atleta pode sofrer, nem se o Bahia será ressarcido de alguma forma.

Ainda segundo Valton, a única possibilidade de Sebá ser contratado pelo Bahia é se o atleta resolver as suas pendências e se apresentar ao Bahia antes de o clube conseguir um novo reforço para a posição.

Novas contratações

Diferente do que foi anunciado pela diretoria do clube, o Bahia não encerrou o seu ciclo de contratações. Os gestores identificaram falhas e carências no elenco e já admitem contratar um centroavante, para ocupar o lugar que seria de Sebá, e um meia. Um dos nomes em pauta é o do atacante Lincom, do Bragantino.

Já o atacante Ernesto Farias, do Cruzeiro, chegou a ser oferecido ao clube, mas não tem chances de fechar com o clube e, um dos motivos, é o risco de trazer um atleta que tem os dois joelhos operados.

Novidade para esta semana

A direção do Bahia confirmou que um novo reforço deve ser anunciado nesta semana. Uma das maiores urgências identificadas pelos gestores é a contratação de um centroavante. De acordo com Valton, este nome será anunciado nos próximos dias. A ideia do clube é trazer alguém até quarta-feira (12), mas não há nenhuma promessa. Já Sidônio explicou que o clube já está de olho no mercado e vai avaliar um bom nome para a posição e fazer o anúncio, que deverá ocorrerer ainda nesta semana.

Salários

Questionado sobre os rumores de que o Bahia deve três meses de salário (Dezembro, o 13º e Janeiro), Valton negou. Segundo o vice-presidente, todos os pagamentos de atletas estão quitados, faltando apenas o pagamento de janeiro, que será feito nos próximos dias.

Silêncio

A nova gestão do Bahia pregou a transparência como o seu lema de campanha. Diante disso, o Correio24Horas questionou o porquê de alguns temas não serem abordados pelo clube e serem evitados durante entrevistas, como a demissão de Carlão, coordenador das divisões de base, a insatisfação de Reub Celestino e a sáida de alguns profissionais, como o fisiologista Maurício Maltez.

O clube garantiu que esclarecerá todos os fatos e que está "esperando o momento certo para se pronunciar".

Ávine

Segundo Sidônio Palmeira, as polêmicas envolvendo a renovação de Ávine permanecem por conta de uma divergência entre o atleta e o clube. O atleta, que recebeu um salário de R$ 70 mil durante o tempo em que ficou parado, exigiu um reajuste salarial para assinar contrato com o clube. Como vive situação financeira delicada, o Bahia negou o aumento e sugeriu que fosse convertido em tempo maior de contrato. O clube e o atleta ainda conversam sobre o caso.

Rescisão de Souza

O gerente jurídico do clube garantiu que toda a documentação para que o jogador deixe o clube está pronta, faltando apenas uma assinatura de ambas as partes. Sendo assim, o atleta, que não será mais utilizado pelo treinador e já estava treinando em um "time B",  está muito próximo de fazer as malas e deixar o Fazendão.

Dispensas relâmpago

O Bahia dispensou dois jogadores com apenas dez dias de anunciados. No caso do encerramento do vínculo com Jonathan Reis, que foi justificado por conta de um "problema contratual", o clube admitiu não ter sido claro ao explicar o porquê de ele ter deixado o Tricolor.

De acordo com Valton Pessoa, o problema real era a parte física do atleta, que estava comprometida. Um problema no joelho do jogador foi identificado logo quando ele realizou exames médicos antes de assinar contrato com a equipe, mas o Bahia deu o prazo de dez dias para que ele treinasse no Fazendão. Caso o jogador evoluísse bem e não apresentasse nenhuma dificuldade ou limitação, permaneceria no elenco. O atacante, no entanto, se queixou de dores e deixou a equipe.

Já o caso de Sergio Raphael é diferente. O jogador foi anunciado pelo clube antes de encerrar todas as pendências com o Duque de Caxias, que exigiu o seu retorno. Como o zagueiro não conseguiu entrar em um acordo com o clube carioca, o Bahia achou melhor desistiu da contratação e, de acordo com William Machado, está de olho em um novo atleta.



SAIBA MAIS

Tabela completa União Tricolor Bahia da Copa do Nordeste 2014

Tabela completa União Tricolor Bahia do Campeonato Baiano 2014

Troféu UTB: Dê sua própria nota aos jogadores

Confira

Torcedor: Seja Sócio do Esquadrão de Aço

Fogueira das vaidades; Uma inquisição Democrática


Fonte: Fernanda Varela – Correio*

Foto: Evandro Veiga – Correio*