Postado por - Newton Duarte

Desabrigados

E agora? Bahia e Vitória ficarão 'sem teto' por causa da Copa do Mundo

Procura-se estádio: Vitória tenta adiar cessão do Barradão à FIFA, enquanto o Bahia quer jogar em Salvador

Quem acha que a Copa do Mundo só envolve as seleções classificadas está enganado. Em Salvador, Bahia e Vitória terão suas rotinas mudadas por causa do Mundial, principalmente durante o Campeonato Brasileiro.

Como os estádios que serão usados na Copa terão que ser entregues 15 dias antes do primeiros treinos das seleções, a dupla Ba-Vi ficará sem ter onde jogar em Salvador durante quatro rodadas da Série A, em dois jogos para cada time.

Barradão segue em obras para ser centro de treinamentos na Copa

Além de Bahia e Vitória (a Fonte Nova sediará seis jogos da Copa e Barradão e Pituaçu serão centros de treinamentos), outros 12 clubes da primeira divisão sofrerão com o mesmo problema.

Assim, nos bastidores, os clubes tentam adiar a entrega dos estádios - prevista para ser feita entre 19 e 24 de maio - ou que a Fifa abra exceção para a realização das partidas. Em último caso, as agremiações podem tentar uma inversão de mando de campo, caso o adversário não seja prejudicado e a CBF aceite.

Irredutível

No entanto, a Fifa tem se mostrado irredutível com o prazo. “A gente fez esse pedido para que, ao invés de repassar o Barradão no dia 19, fazermos na manhã do dia 22, pois jogamos no dia 21 (contra o Atlético-MG)”, afirmou o presidente do Vitória Carlos Falcão ao site do canal ESPN. “Seria a chance de nos despedirmos de nossa torcida e de recuperar parte do alto investimento (cerca de R$ 860 mil) que estamos fazendo em toda a estrutura para receber as seleções”.

Até o momento, a resposta do Comitê Organizador Local (COL) foi negativa, mas o Vitória fez um pedido de reconsideração e espera a resposta. As obras no Barradão começaram no início de fevereiro e sofreram um atraso - alegado por causa das chuvas no período do Carnaval.

Esse seria até um motivo para um “atraso” na entrega, mas o clube cogita procurar a Justiça para conseguir jogar no Barradão. Além do Galo, o Leão encara o Sport no período pré-Copa, em 1º de junho, e não tem mando para a partida. O Leão da Ilha não tem problemas com seu estádio, já que não será utilizado na Copa.

No Bahia, segundo o gerente de comunicação Nelson Barros Neto, ainda não existe uma conversa para definição de onde o clube jogará contra o Fluminense, dia 25 de maio, e contra o Santos três dias depois, mas a diretoria está de olho no desenrolar da história. Ambos os adversários tricolores também estarão desabrigados durante a Copa.

Para o COL, a princípio, o que vale é o acordo assinado com os clubes e estádios, que prevê a cessão dos campos 15 dias úteis antes de jogos ou treinos do Mundial.


Fonte: Ivan Dias Marques - Correio

Foto: Robson Mendes - Correio