Postado por - Newton Duarte

Desapego: Em meio a crise, Barcelona convoca sócios e antecipa eleição presidencial

m meio a crise, Barcelona convoca sócios e antecipa eleição presidencial

Presidente do Barça, Bartomeu, concedeu entrevista no Camp Nou nesta quarta-feira

Presidente do Barça, Bartomeu, concedeu entrevista no Camp Nou nesta quarta-feira - João Henrique Marques (UOL Esporte)

A crise no Barcelona fez a direção do clube tomar uma decisão rara e radical. O presidente Josep Maria Bartomeu convocou os sócios a realizar uma eleição fora de época para definir pela continuidade ou não da atual diretoria. O pleno, que só aconteceria em 2016, será realizado provavelmente em junho, após o fim desta temporada.

"Estou aqui para convocar os sócios do clube para a eleição. Nós sentimos que esse é um momento de escolha dos nossos associados", disse Bartomeu assim que entrou na sala de entrevistas no Camp Nou, o estádio do Barça, na tarde desta quarta-feira.

"Ao meu ver o clube vai funcionando bem, e economicamente as coisas também estão boas. Mas é da escolha do associado agora definir o futuro do Barcelona" complementou o atual mandatário.

A atual diretoria enfrenta muitos questionamentos dos associados por conta de insucessos do time no campo, e complicadas negociações, como a de Neymar em 2013, a de Douglas, ainda questionado, e do zagueiro belga Vermalem, que chegou ao clube há cinco meses lesionado e ainda não atuou.

A negociação com Neymar, por exemplo, fez com que o presidente passado, Sandro Rossel, renunciasse ao cargo em janeiro de 2014. Foi quando Bartomeu, então vice, assumiu como substituto.

"Temos um fim de temporada importante para realizar e o foco é nisso, ainda não cuidamos da data das eleições. Não sei se vou me candidatar, mas certamente estarei junto da minha equipe diretiva", avisou.

O Barcelona ainda enfrenta muitas críticas por conta do questionamento da Fifa ao modelo do centro de treinamento de La Masía, destinado às categorias de base. A entidade puniu o clube com a proibição de contratações para a próxima temporada.

Toni Freixa, um dos diretores dissidentes substituídos por Bartomeu, foi o responsável pelo pedido de uma junta extraordinária para analisar os últimos eventos. O que acabou resultando na convocação das eleições fora de época.

Na tentativa de aliviar a pressão esta semana, Bartomeu já havia tomado a decisão de demitir o questionado diretor de futebol, Andoni Zubizarreta. Só que a atitude fez com que o auxiliar Carlos Puyol, ex-zagueiro e ídolo do Barça, pedisse renuncia no cargo de auxiliar da diretoria. 

No Camp Nou, o presidente do Barcelona também foi questionado sobre o futuro de Lionel Messi. Com boatos fortes de desentendimento com o treinador Luis Enrique, o jogador tem a saída trabalhada pela imprensa catalã.

"Messi tem contrato novo e recordo que há pouco estávamos celebrando o novo acordo com ele. É até 2018 que tem contrato, está feliz, e estamos muito tranquilos com ele no time", avisou.

Outro assunto explorado foi justamente sobre a continuidade de Luis Enrique. Os duelos da semana, contra o Elche, pela Copa de Rei, e Atlético de Madrid, pelo Campeonato Espanhol, foram colocados pela imprensa catalã como vitais para a permanência do técnico.

"Não tem ultimato. Nós estamos satisfeitos com o trabalho realizado pelo Luis Enrique, e o que existe são muitas especulações. Ele tem a confiança da junta diretiva", destacou Bartomeu.