Postado por - Newton Duarte

Desce?

Guia: nove clubes correm no mínimo 10% de risco de serem rebaixados

Com torneio embolado, quase metade da tabela tem maiores ameaças de queda. Além disso, 12 times brigam tanto para fugir do Z-4 e entrar no G-4

Hora da reação na parte de baixo da tabela. Seis dos dez últimos colocados do Campeonato Brasileiro venceram na 27ª rodada e embolaram de vez a competição. A distância do Atlético-MG, quinto lugar e primeiro fora do G-4, para o 17º, líder da degola, é de apenas sete pontos. Com isso, agora já são nove clubes, quase metade de todo o torneio, correm no mínimo 10% de risco de caírem para a Série B segundo cálculos do matemático Oswald de Souza. Fora o Náutico, virtualmente rebaixado com 99,8%, os mais ameaçados são: Ponte Preta (89%), Criciúma (60%), Vasco (33%), Coritiba (26%), São Paulo (20%), Portuguesa (18%), Fluminense (15%) e Bahia (10%).

Confira também:

Liga dos Campeões - Classificação – Tabela e Regulamento

Tabela interativa da Série A com atualização online

Outros com menores riscos, mas ainda sem estarem salvos, são Corinthians e Santos (6%), Goiás (5%), Internacional e Flamengo (4%), Vitória (3%) e Atlético-MG (1,2%). Segundo Oswald, a probabilidade de queda maior do Coritiba do que a do São Paulo, apesar do Coxa ter um ponto a mais na tabela, se aplica ao momentos dos clubes. O clube paranaense, que começou o campeonato como um dos postulantes ao título, tem a pior campanha do returno ao lado de Criciúma e Corinthians, com só seis pontos em oito jogos.

Se a briga está acirrada para fugir do Z-4, a disputa pelo G-4, por sua vez, está mais bem encaminhada. Mesmo com só um dos quatro primeiros vencendo na rodada: o Botafogo. Com o Cruzeiro já garantido na Libertadores, as três vagas restantes têm grandes chances de terminarem com o segundo, terceiro e quarto colocado: Grêmio (93%), Botafogo (81%) e Atlético-PR (76%). Todos os seus 12 concorrentes têm menos do que 10% cada um de conseguir a classificação para o torneio continental.

Os mais próximos do trio são Vitória (8%), Flamengo e Inter (ambos com 7%). Porém, ao todo, 12 clubes brigam tanto para escapar da degola quanto para entrar no G-4: Vitória Flamengo, Inter, Goiás, Santos, Bahia, Corinthians, Portuguesa, Fluminense, Coritiba, São Paulo e Vasco. O Atlético-MG, que ainda está ameaçado, já está garantido na Libertadores por ser o atual campeão.

Guia do título

Mesmo com a derrota para o São Paulo em casa, o primeiro revés no novo Mineirão, o Cruzeiro segue com uma mão na taça, com 96,5%. A vantagem de 11 pontos do líder para seu concorrente mais próximo continua intacta graças ao vice-líder Grêmio, que também foi surpreendido dentro de seus domínios para o Criciúma. A probabilidade matemática de título do Tricolor Gaúcho permanece mínima, com 2,5%. Já as chances de Botafogo, apesar de bater o Náutico e voltar a vencer depois de cinco jogos no Brasileiro, e Atlético-PR, vindo de um empate com o Corinthians, são abaixo de 1%: o Alvinegro tem 0,7%, enquanto o Furacão sobrevive no páreo com apenas 0,3%.


Fonte e Arte: GE.COM