Postado por - Newton Duarte

Desfalques: Quem entra, garante o 'Baba'!

Quem entra tem dado conta. Bahia mantém a pegada apesar das lesões

O time tem sido mudado quase a cada jogo, mas tem mantido o bom rendimento

O argumento de que os clubes precisam de um elenco grande e de boa qualidade para disputar competições longas e simultâneas, como Brasileiro e Copa do Brasil, encontra uma prova concreta no Bahia de 2014.

O Esquadrão tem convivido com uma série de lesões de diferentes gravidades, além das suspensões, mas, tirando o desempenho abaixo do esperado na Copa do Nordeste, o trabalho do técnico Marquinhos Santos tem colhido bons resultados.

Técnico Marquinhos Santos se reúne com boa parte do elenco tricolor: qualidade do grupo tem sido fundamental para não deixar o rendimento do time cair com as constantes lesões

Campeão baiano, parte de cima da tabela neste início de Série A e classificado para a 3ª fase da Copa do Brasil, o time tem sido mudado quase a cada jogo, mas tem mantido o bom rendimento. “Quem está  entrando, está correspondendo. Isso prova que nosso elenco é qualificado. Mas temos que colocar os pés no chão. Tem muita coisa pela frente, muito campeonato para rolar. Então, temos que estar focados para conquistar as vitórias”, analisa o meia-atacante Branquinho.

Justo ele, alçado à condição de titular após a contusão de Rhayner que, com uma fratura numa vértebra, só voltará a campo após a Copa do Mundo, que se encerra no dia 13 de julho.

Além de Rhayner, o lateral Diego Macedo - que passou por uma cirurgia no ombro - e o meia Lincoln, que rompeu parcialmente o ligamento colateral medial do joelho direito, também só retornam aos treinos após o Mundial.

Os dois são considerados titulares da equipe que conquistou duas vitórias e um empate nas quatro primeiras rodadas do Brasileiro. Além deles, os laterais Roniery e Galhardo, o volante Pittoni e o goleiro Omar seguem no departamento médico.

Qualidade

“A parada para a Copa vai ser fundamental para o período de treinamento e também de recuperação. Vai ser crucial para que os atletas voltem bem para o segundo semestre”, acredita o técnico Marquinhos Santos.

Participe e ganhe:

Leia o regulamento e cadastre-se no #UTBnaCOPAenoCORAÇÃOe participe do maior ‘JABÁ’ que o Futebol Baiano já viu

Com o adiamento da partida contra o Sport para o dia 4 de junho, as ‘miniférias’ dos atletas também sofreram mudanças. Agora, o período vai de 5 a 19 do mês que vem. Até lá, o técnico vai se virando com as peças à disposição.

Para se ter uma ideia, 35 jogadores já atuaram em 2014 nos 26 jogos feitos pelo clube. Apenas Lomba e Titi estiveram em todas as partidas.

O lateral-direito Railan, provável titular no jogo da próxima quarta, contra o Flamengo, é a terceira opção da posição, sem contar Galhardo, machucado há muito tempo. Ontem, ao menos, Marquinhos teve boas notícias: Hélder e Guilherme Santos voltaram a treinar.

“Temos um bom grupo, podemos sim fazer uma campanha sem grandes problemas”, acredita o argentino Maxi Biancucchi. Texto endossado pelos números, afinal, o Bahia não perde desde a estreia do Brasileiro, dia 20 de abril, quando foi derrotado pelo Cruzeiro: 2x1.

Quem já jogou

Goleiros: Marcelo Lomba

Lateral direita: Madson, Rafael Galhardo, Diego Macedo, Railan e Roniery

Zagueiros: Titi, Demerson, Lucas Fonseca e Anderson Conceição

Lateral esquerda: Raul, Guilherme Santos e Pará

Volantes: Fahel, Uelliton, Pittoni, Rafael Miranda, Diego Felipe, Anderson Mello e Hélder

Meias: Lincoln, Anderson Talisca, Branquinho, Emanuel Biancucchi, Wangler e Ítalo Melo

Atacantes: Maxi Biancucchi, Rhayner, Henrique, Rafinha, Marcão, Jeam, Zé Roberto, Nadson e Rafael


Fonte: Ivan Dias Marques - Correio

Foto: Betto Jr