Postado por - Newton Duarte

Destaque na Copinha, Joia da base do Bahia briga pela artilharia

Aos 17 anos, atacante do Bahia briga pela artilharia da Copa São Paulo

Com sete gols marcados, Geovane, conhecido como Itinga em homenagem ao bairro onde nasceu, desponta como uma das promessas da competição

Para se firmar como jogador de futebol profissional, paciência e força de vontade são dois ingredientes fundamentais. Em busca desse sonho, o atacante Geovane Itinga é um dos exemplos de perseverança na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Após muitas dispensas, o camisa 9 chegou ao Bahia, onde é um dos destaques briga pela artilharia da Copinha, com 7 gols marcados.

Conhecido como "Itinga", nome do bairro onde nasceu e vive até hoje, o jogador de 17 anos passou diversos momentos de sua infância assistindo aos treinos do Bahia pelo muro do Fazendão, que fica próximo à sua casa, e sonhando em vestir o manto do tricolor.

Começou a investir na carreira desde cedo, jogando em uma escolinha da região, mas logo foi chamado para treinar no Bahia e conheceu os altos e baixos do início no futebol.

Jogador também é conhecido como "Itinga", bairro onde nasceu e vive até hoje (Foto: Cairo Oliveira)

– Fiz alguns amistosos contra o Bahia e em um marquei duas vezes. Nesse amistoso me chamaram e depois eu fui dispensado umas quatro, cinco vezes. Foram momentos muito difíceis. Na quinta vez, lembro que fui embora chorando, mas meu pai me chamou e falou: "Você não vai desistir do seu sonho". Fui chorando e joguei bem em outra peneira. Fiz gol, dei passe... Foram tantas dispensas que eu até me esqueço qual foi o último teste que eu fiz no Bahia  – contou Itinga.

Desde então, ele está a quase cinco anos na equipe e neste ano foi chamado para a disputa da Copa São Paulo com o time sub-17 do Bahia. No último jogo dos baianos, Itinga mostrou que está aproveitando a chance ao marcar dois gols em menos de três minutos contra o Flamengo (veja no vídeo acima), levando o duelo até então perdido para a decisão por pênaltis.

Mesmo sendo derrotado por 5 a 4 nas penalidades, o Tricolor conseguiu a classificação como melhor eliminado na quarta fase, e agora o camisa 9 pode seguir na briga pela artilharia do campeonato.

– É muito importante fazer esses gols, vêm chamando muita atenção. Tem alguns jogadores que já estão com cinco gols e outros que fizeram sete e já estão eliminados, mas agora é pensar no coletivo. Se o coletivo for bem, então o individual vai se destacar, vai aparecer.

Aos 17 anos, Geovane disputa a Copa São Paulo pela primeira vez (Foto: Cairo Oliveira)

O Bahia está nas quartas de final e enfrenta o América, às 17h desta quarta-feira, no Estádio Nogueirão, em Mogi das Cruzes. Mesmo com seu time disputando a competição sub-20 com atletas da categoria sub-17, Geovane não vê problema com a diferença de idade e prefere olhar o lado positivo, destacando o quanto essa experiência pode ser importante para sua carreira.

– Tenho de agradecer ao clube por dar essa oportunidade de jogar com uma equipe mais nova. Eles querem dar mais bagagem pra gente, principalmente para aprendermos com os momentos desfavoráveis. Está sendo uma experiência muito boa já pegar como é no profissional.