Postado por - Newton Duarte

Dia 1º; Dia de Bahia

Dia 1º de Bahia e Rivellino

O dia 1º de janeiro é saudado com muito carnaval no Brasil. Muitos perguntam o porquê de tamanha festa nesta data. Há duas versões:

- O carnaval saúda o aniversário do Bahia, o primeiro campeão brasileiro (Taça Brasil 1959, contra o Santos).

O tricolor causou fervo até no dia em que o mundo aguardava a primeira imagem de um astronauta na Lua. Pouco antes de Neil Armstrong pisar na Lua, em 20 de julho de 1969, a torcida tricolor entoou o hino do Bahia sob a regência de Caetano Veloso e Gilberto Gil no Teatro Castro Alves, em Salvador. Meses após serem presos, considerados inconvenientes pelo poder militar, Caetano e Gil partiram para o exílio na Inglaterra e se despediram dos baianos com o canto de louvor: “Somos da turma tricolor/Somos a voz do campeão”.

- É aniversário de Roberto Rivellino. Esta versão é defendida pelo jornalista Lycio Vellozo Ribas, autor do livro O Mundo das Copas.

O motivo para tanto estouro de foguetes é celebrar as bombas disparadas pelo Patada Atômica na Copa de 1970 e com as camisas do Corinthians e do Fluminense. Eis uma histórica patada, contra a Tchecoslováquia (no vídeo, a partir de 0:36): 

Rivellino completa hoje 69 anos e o Bahia, 84. Para você, qual é a versão mais aceita para causar feriado em 1º de janeiro?