Postado por - Newton Duarte

#DiadoBahia: 25 anos do Brasileiro de 88; Bahia bate o Inter na Fonte Nova

Bahia celebra 25 anos de título brasileiro e bate o Inter na Fonte Nova


Zé Carlos cobra pênalti sofrido por Dico Maradona e marca único gol da partida, que contou com a festa da torcida tricolor nas arquibancadas na noite desta quarta-feira


Dezenove de fevereiro. Para muitos, apenas uma data. Para os torcedores do Bahia, a representação de uma grande conquista. Há 25 anos, o Tricolor empatava com o Internacional em 0 a 0, em Porto Alegre, e se consagrava campeão brasileiro pela segunda vez na história. Para comemorar a data, foi declarado nesta quarta-feira o 'Dia do Bahia', com torcedores convidados a sair nas ruas com a camisa do clube, exibir bandeiras na janela de casa e declarar abertamente o amor pelo Tricolor.

O aniversário do título também foi comemorado com um jogo festivo que serviu de preliminar para o duelo entre Bahia e Vitória da Conquista e que contou com a participação dos jogadores que atuaram no confronto de 1989. Antes de a bola rolar, o placar da Arena Fonte Nova exibiu o placar da partida realizada há 25 anos. Logo em seguida, João Marcelo, Charles, Paulo Rodrigues, Zé Carlos e Sandro desfilaram pelo gramado do estádio que servirá de sede para jogos da Copa do Mundo deste ano e fizeram com que a torcida azul, vermelha e branca se lembrasse do dia em que, na base da raça, técnica e coração, o Bahia conquistou o Brasil.

A forma física dos 'atletas' já não era a mesma de 25 anos atrás. Mais rechonchudos, os jogadores de Bahia e Inter não tinham a mesma mobilidade de 1989. A reação da torcida, no entanto, era idêntica à do título brasileiro. Das arquibancadas da Fonte Nova, gritos surgiam em cada lance de efeito. Toda disputa de bola era comemorada como um gol. As chances criadas eram acompanhadas de sonoros aplausos.

Bahia e Internacional reeditaram a final do Campeonato Brasileiro de 1989

Tudo indicava que o jogo terminaria em 0 a 0, assim como 1989. No entanto, no fim do segundo tempo do confronto, Zé Carlos converteu um pênalti sofrido por Dico Maradona. A partida terminou em seguida, com o placar de 1 a 0,  mas os jogadores não deixaram o campo. Juntos, tricolores e colorados se uniram no gramado. Os atletas do Bahia ainda foram homenageados com placas alusivas ao título e, com o troféu de campeão brasileiro em mãos, comemoraram com a torcida. Era 'Dia do Bahia' reviver glórias. 'Dia do Bahia' recordar o passado. 'Dia do Bahia' fazer a festa do torcedor. Simplesmente 'Dia do Bahia'.


SAIBA MAIS

Tabela completa da Champions League

Tabela completa União Tricolor Bahia da Copa do Nordeste 2014

Tabela completa União Tricolor Bahia do Campeonato Baiano 2014

Troféu UTB: Dê sua própria nota aos jogadores

Confira

Torcedor: Seja Sócio do Esquadrão de Aço

Fogueira das vaidades; Uma inquisição Democrática


Fonte e Foto: Thiago Pereira e GE.COM