Postado por - Newton Duarte

Diante da concorrência, Globo acena alterar divisão de cotas, mas tem obstáculos

Com concorrência, Globo acena alterar divisão de cotas, mas tem obstáculos

Pressionada pela proposta superior feita pelo Esporte Interativo, a Globo acenou para certos clubes com uma mudança no conceito da divisão de cotas de tv do Brasileiro para renovar a partir de 2019. A promessa seria buscar um fórmula mais igualitária, assim como a concorrente. O problema é que contratos da emissora carioca são empecilho para essa alteração que revolucionaria o quadro.

O Esporte Interativo atraiu sete grande clubes para a mesa com uma proposta que diz ser nove vezes maior do que a da Globo _ R$ 550 milhões contra R$ 60 milhões. Além disso, permitiu que os times decidissem a fórmula de divisão do dinheiro, e a adotada foi a da Premier League, 50% igual, 25%, critério técnico, 25%, audiência. Assim, atraiu descontentes.

Para recuperar a confiança desses clubes, a Globo passou a acenar para alguns clubes com uma alteração na divisão de cotas sem grandes vantagem para Corinthians e Flamengo. Um das propostas seria 40% de divisão igual, 30% de premiação, e 30% de audiência.

O blog confirmou que pelo menos dois clubes, São Paulo e Grêmio, receberam ofertas da Globo com modelos após a concorrência do Esporte Interativo. Em ambos, as cotas se alterariam em relação à proposta anterior. Mas não foi possível saber como ficariam os percentuais.

O problema é a incerteza se a Globo poderá cumprir essa promessa. Os contratos do Brasileiro são individuais. O Corinthians tem uma garantia da Globo de que terá um ganho maior juntamente com o Flamengo. O clube rubro-negro tende a fechar com a emissora carioca, e poderia pensar na melhor proposta do Esporte Interativo se perdesse a vantagem.

Além disso, a maior parte do dinheiro oferecido pela Globo é relacionado à TV Aberta, e não a fechada. Por isso que a emissora carioca sempre viu justificativa para Corinthians e Flamengo levarem mais dinheiro: porque tem mais jogos na grade e dão melhor audiência.

No momento, sete clubes estão mais próximos do EI, Santos, Fluminense, Grêmio, Internacional, Bahia, Coritiba e Atlético-PR. Negociam em bloco. Mas isso não significa que vão fechar. Flamengo e São Paulo conversam com ambos, mas estão mais próximo da Globo.