Postado por - Heitor Montes

Sub-23: Diego Cerri avalia o desempenho da equipe e comenta sobre o destino dos jogadores

Diego Cerri, diretor de futebol do Bahia, concedeu entrevista ao site Globo Esporte, falando sobre a situação da equipe sub-23 do Bahia. O projeto do clube para esta temporada foi encerrado precocemente por conta da eliminação na primeira fase do Campeonato Brasileiro de Aspirantes.

Na competição, o Tricolor disputou oito partidas, com dois triunfos, três empates e três derrotas, ficando no 5º lugar do Grupo B, sendo que apenas os quatro primeiros passaram às fases finais. Com nove pontos, o Bahia foi superado por Coritiba, Santos, Internacional e Chapecoense.

Diego Cerri, que foi o responsável pelo anuncio da participação do Bahia no Brasileiro de Aspirantes no início do ano, avaliou o saldo do projeto. Apesar do resultado ter sido abaixo do esperado, o dirigente disse ter gostado do que foi produzido, principalmente porque houve uma grande integração entre os jovens em formação e o elenco profissional do clube.

Achei que foi uma campanha digna, mas não atingimos o objetivo, que era classificar para a segunda fase. Era um dos objetivos. A gente tinha como objetivo classificar para proporcionar mais jogos para nossa equipe, para que os jogadores tivessem mais tempo de mostrar seu valor e se desenvolver dentro do clube, para posteriormente a gente definir sobre a utilização no profissional. O sub-23 é uma transição para o profissional. O resultado era importante, um dos objetivos, mas não era tudo. Não era só o resultado da competição em si. A gente queria uma avaliação de alguns jogadores, mesmo chegando a decisão de que determinados jogadores não teriam condições de subir para o profissional. Já é uma decisão. É um caminho para tomar essa decisão.

Como não há um calendário para a categoria sub-23, houve uma divisão dos jogadores. Os atletas abaixo de 20 anos agora treinam com os juniores. Já o goleiro Fernando, os zagueiros Ignácio e Jaques, o volante Willian Lepo, e os meias Felipinho e Ramires foram efetivados para a equipe profissional. Alguns jogadores já deixaram o clube e outros aguardam por uma definição sobre o futuro no Fazendão.

Diego Cerri declarou que outros jogadores poderão ir para a equipe profissional em breve. Além disso, novas saídas, em definitivo ou por empréstimo, ainda podem acontecer:

Provavelmente a gente tenha até mais um ou dois incorporados ao profissional daqui a pouco. Estamos analisando, observando um pouco. Talvez a gente puxe. Tem jogadores que não conseguiram cavar espaço ainda. Os que tem idade vão seguir programação de juniores. Os que não tem, sempre vai acontecer dois ou três casos assim, vamos avaliar direito o que fazer, alguns tem mercado em outras divisões ou fora do país. São ativos do clube que a gente pode através de negociação gerar recurso financeiro.

Futuro do sub-23

Mesmo não tem sido bem sucedido, a equipe sub-23 do Bahia não deverá ser extinta. O clube deverá manter categoria e disputar novamente o Campeonato Brasileiro de Aspirantes em 2019. Diego Cerri falou que o projeto serve para observar jovens disponíveis no mercado e dar rodagem para os jogadores formados no clube.

Acho importante ter isso, ter mais tempo para trabalhar essa categoria. É uma transição para o profissional. Não são todos atletas que estão prontos antes dos 20 anos. A gente pode emprestar o atleta para ganhar maturidade, experiência, em outras equipes, ou ter um processo como esse dentro do próprio clube, de subir um pouco antes os jogadores para ter desafios maiores, quando tem capacidade para isso, depois incorporar no sub-23 e chegar, no momento certo, ao profissional.

Diego Cerri citou o caso do jovem meia Ramires como um dos fatores positivos acarretados pelo sub-23. O jovem jogador de 18 anos estreou entre os profissionais no triunfo por 2 a 0 sobre o Sport, no Campeonato Brasileiro. Elogiado pelos torcedores após a partida, Ramires havia participado de todos os oito jogos da equipe pelo Brasileiro de Aspirantes:

A gente tem Ramires que chegou a jogar. Já havia feito no ano passado um pedido para a comissão técnica do sub-20 para trazer Ramires e Dimitri, que estavam se destacando no juvenil, para jogar junto com os juniores. Isso deu bagagem para eles. O fato do Ramires atuar no Sub-23 deu mais bagagem, mais um passo importante, e Enderson teve a coragem de colocar ele no jogo, ele foi muito bem. Exemplo que cito por ser um garoto jovem, completou 18 anos recentemente. Se tivesse seguido essa programação de juvenil, e agora só de juniores, talvez não chegasse onde chegou

Porém, alguns atletas já deixaram o clube. O lateral-esquerdo Glécio e o volante Joílson, que veio emprestado pelo Palmeiras, deixaram o Fazendão após o Brasileiro de Aspirantes. Os atacantes Fernandinho, Ítalo e Rodrigo, contratados para a equipe sub-23, estão sob observação. Cerri falou sobre estes casos:

Alguns já saíram. O Luís, atacante, Joílson, alguns jogadores saíram. Outros estão treinando no juniores, tem idade de júnior. Tem alguns atletas que já eram nossos no último ano de júnior que pode ser que subam. Tem uns treinando no juniores que não estão integrados, estão no momento de definição do que será feito. Rodrigo, Fernandinho, Ítalo, são esses jogadores que estouraram a idade e estamos decidindo o que será feito. Capaz que um deles suba. Capaz de que um atleta nascido em 98 suba também.

O Campeonato Brasileiro de Aspirantes de 2018 segue na sua fase decisiva. Os oito times classificados após a primeira fase foram divididos em dois quadrangulares, se enfrentando em partidas de ida e volta até outubro. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam às semifinais, que por sua vez, definem os dois finalistas que irão decidir o título.