Postado por - Heitor Montes

Diego Cerri explica utilização de jovens no Campeonato Baiano

Diego Cerri, diretor de futebol do Bahia, concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira (28), e falou sobre a estratégia do clube para a utilização de jovens jogadores no próximo Campeonato Baiano. Segundo o dirigente, o Tricolor irá disputar a competição com um time formado essencialmente por jogadores da base e atletas que disputaram o último Campeonato Brasileiro de Aspirantes com a equipe sub-23.

Em 2018, o Bahia disputou cinco competições e, contando com a partida contra o Cruzeiro, no próximo domingo (2), terá realizado 75 partidas no ano. Por conta da experiência adquirida nesta temporada, Diego Cerri acredita que a utilização desta equipe diferente no estadual ajudará a evitar o desgaste dos principais jogadores e a proporcionar uma pré-temporada adequada para o elenco:

A pré-temporada será muito curta. O calendário não é ideal. Temos a Copa América no meio do ano. Iniciaremos a primeira competição no dia 16 de janeiro, a Copa do Nordeste. É um calendário muito apertado, longe de ser o ideal para preparar a equipe. Se a gente se apresenta dia 3 de janeiro, dia 16 tem estreia, são 13 dias de preparação. O primeiro dia tem que acertar detalhes. Um dia antes da partida não pode treinar forte. Acaba tendo mais ou menos dez dias de pré-temporada. Longe do ideal para preparar uma equipe. A cobrança vem de imediato. Estreamos assim no ano passado.

Porém, Diego Cerri não descarta a utilização de jogadores mais experientes no estadual. Só que, segundo o dirigente, o Campeonato Baiano será um laboratório para avaliar jovens atletas que podem ser utilizados pelo Bahia na sequência da temporada:

A gente vem conversando bastante, não quero rotular e engessar o que faremos. Mas com certeza vamos procurar primeiro tirar um pouco a carga dos atletas para não acontecer como esse ano, que completamos 75 partidas. Vamos tirar a carga de alguns atletas para que eles não joguem tanto durante o ano. O Baiano será um meio para atletas jovens vestirem a camisa do Bahia e passar um primeiro teste pelo clube, ter uma sequência pelo clube para ver como se comporta em ambiente e pressão, com o profissional do Bahia. Essas serão as premissas para iniciar o trabalho. Conforme for conveniente vamos ajustar. Mas vamos levar esses conceitos. Não esgotar os atletas, que eles não façam tantos jogos, e usar atletas jovens no Campeonato Baiano.

Assim como neste ano, o Bahia irá disputar cinco competições em 2019: Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Sul-Americana. Na próxima temporada, também haverá uma pausa no meio do ano, por conta da realização da Copa América, que será realizada no Brasil.