Postado por - Newton Duarte

Dilma exige conta bancária única, mas clubes alertam para risco de colapso

Dilma exige conta bancária única, mas clubes alertam para risco de colapso

Dida, Aloizio Mercadante, Dilma Rousseff, Michel Temer, George Hilton e Eduardo Bandeira de Mello

Dida, Mercadante, Dilma, Michel Temer, George Hilton e Bandeira de Mello - Divulgação

O lobby em Brasília para alterar o texto final da medida provisória assinada pela presidente Dilma Rousseff que renegocia a dívida bilionária dos clubes começou. Um dos itens, em específico, não agrada aos dirigentes: a exigência de que suas equipes passem a contar com apenas uma conta bancária e, assim, deixem os credores mais resguardados em caso de cobrança.

O receio é de que, em uma eventual penhora, os times acabem sendo inviabilizados financeiramente.

"Não vejo sentido nenhum nisso pelo seguinte: você deixa um gargalo muito grande para os clubes terem de se virar. Temos um acordo com a Caixa (Econômica Federal), por exemplo, e queremos mantê-lo. Mas, caso isso seja levado adiante, nos depararemos com um cenário em que você acompanha o dinheiro entrar e, em minutos, ser bloqueado", analisa o presidente do Coritiba, Rogério Bacellar, ao ESPN.com.br.

"É preciso tomar cuidado. Em resumo, pode terminar comprometendo tudo. No fim das contas, você não vai ter dinheiro - porque ele estará penhorado - para pagar os salários de seu elenco e também honrar o financiamento com o governo", completa.

O assunto foi discutido na última segunda-feira, em reunião na CBF, no Rio de Janeiro.

Bacellar é um dos membros da comissão de clubes, também formada por representantes de Atlético-MG, Atlético-PR, Flamengo, Grêmio, Santos, Sport e Vasco.

Para debater esse ponto e outros de interesse particular da diretoria alviverde, ele viajou até Brasília nesta semana para se reunir com parlamentares.

O Congresso tem 120 dias para transformar a medida em lei a partir de sua aprovação, no último dia 19 de março.

"Esse é um problema por diversos aspectos e a gente precisa refletir a respeito. É uma das divergências que temos com a MP. Existem algumas que precisam ser corrigidas. É assim que funciona na democracia", acrescenta o mandatário do Santos, Modesto Roma.

Segundo dados da Casa Civil, o total devido pelos times fica entre R$ 3,5 bilhões e R$ 3,8 bilhões.

Veja o pronunciamento de Dilma após assinar MP para negociar dividas dos clubes