Postado por - Newton Duarte

Direção do Bahia e empresário de Kieza terão encontro neste sábado(21)

Presidente e empresário de Kieza se encontrarão no sábado

Empresário de Kieza garante que clube chinês só vai liberar Kieza se for para negociá-lo

Principal nome do Bahia na temporada, Kieza começará a ter definido, a partir do próximo sábado, seu destino no clube. Na ocasião, o presidente Marcelo Sant'Ana viajará a Recife para conversar com o empresário do atacante, Igor Albuquerque.

"Ele virá para cá, iremos conversar e definir o futuro de Kieza", revelou nesta quarta-feira, 18, por telefone, Albuquerque. Durante pronunciamento na última terça-feira, o mandatário tricolor afirmou "não garantir a presença de Kieza" para 2016, mas assegurou ser "a vontade do clube", mesmo que seja necessário um esforço financeiro. "O Bahia tem alguma capacidade para mantê-lo porque se preparou para isso", ressaltou do dirigente.

Artilheiro do Campeonato Estadual com oito gols e atual vice da Série B com 14, Welker Marçal Almeida, o Kieza, possui 29 anos. O camisa 9 tem seus direitos federativos ligados ao Shangai Shenxin, da China. Seu contrato com o Bahia se encerrará no próximo mês.  O vínculo com o clube chinês, por sua vez, é até dezembro de 2017, informou Igor Albuquerque.

Ao ser questionado sobre as chances de permanência de K9 no Tricolor, o empresário desconversou. "Vai depender da proposta do Bahia e do interesse do clube chinês. Desta vez, eles não aceitam mais o empréstimo, querem negociar  Kieza", ressaltou.

Albuquerque confirmou que o goleador capixaba despertou interesses de outras equipes. "Do Brasil, ao menos dois times da Série A  entraram  em contato. De fora do país, teve um. Agora, é claro, a prioridade é do Bahia. Kieza já demonstrou que quer ficar aí, tem um carinho enorme pela torcida, mas todas as partes precisam chegar a um consenso", afirmou seu empresário.

Análise

Além de Kieza, outros atletas têm futuro incerto no Bahia. O presidente Marcelo Sant'Ana declarou que será feita uma "análise" minuciosa: "Agora é fazer a escolha de quem merece ficar e ver quem desses atletas é merecedor de renovar o contrato".

O volante paraguaio Pittoni, que tem contrato até o final do mês, dificilmente permanecerá no Fazendão em 2016. "O Bahia fez uma proposta em maio, que não foi aceita. Foi feita uma contraproposta, que a gente julgou que não estava nas condições. Seu empresário não entendeu que era uma boa oferta, e as negociações não avançaram", explicou Sant'Ana.

Ao todo, mais onze atletas têm contratos até o próximo mês. (veja lista ao lado). Além deles, o goleiro Marcelo Lomba, que está emprestado à Ponte Preta e tem vínculo com o Esquadrão até 2018, deve se apresentar após as férias para depois definir seu futuro.

Recursos

Nesta quarta, o Bahia ganhou uma excelente notícia ao receber a certidão negativa de débitos (CND) municipal. O documento, que formaliza a quitação total das dívidas fiscais do clube perante a Prefeitura de Salvador, junta-se à certidão trabalhista, obtida em 2014.

O próximo passo para o Tricolor estar apto a receber patrocínios de órgãos públicos e recursos de leis de incentivo é conquistar a CND federal - que, alega o clube, encontra-se em fase de conclusão, graças à adesão ao Profut (Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro).

Confira os prazos dos contratos

Goleiros - Omar (dezembro) e  Douglas (dezembro de 2017)

Zagueiros - Gabriel Valongo (maio de 2016);  Gustavo (dezembro de 2016); Jailton e Thales (dezembro)

Laterais - Adriano Apodi e Carlos (dezembro); Cicinho,  João Paulo, Railan e Patric (maio de 2016)

Meio-campistas - Lenine, Pittoni, Tchô, Souza, Yuri,  e Tiago Real (dezembro); Paulinho Dias (maio de 2016); Gustavo Blanco (dezembro de 2016); Rômulo (dezembro de 2018)

Atacantes - Roger e Kieza (dezembro); Maxi Biancucchi (dezembro de 2016); Jeam e Zé Roberto (dezembro de 2017.