Postado por - Newton Duarte

Diretor da CBF recebe punição da FIFA; Chilenos reclamam

Diretor da CBF é suspenso por, segundo Fifa, dar soco em chileno

Rodrigo Paiva é punido por agredir Pinilla no intervalo da partida. Comitê Disciplinar pode aumentar sanção e deixar outros fora de fases seguintes

A Fifa informou nesta segunda-feira que Rodrigo Paiva, diretor de comunicação da CBF, foi suspenso por um jogo e não poderá frequentar a área de competição de Brasil x Colômbia, na Arena Castelão, em Fortaleza, pelas quartas de final da Copa do Mundo. De acordo com a entidade, que analisou um vídeo do estádio, ele agrediu o atacante Pinilla com um soco e foi expulso ainda durante a partida (assista ao vídeo acima com uma parte do desentendimento entre as delegações na saída para o intervalo, com o preparador físico Paulo Paixão fazendo gestos de que os adversários "falam muito").

Delia Fischer, assessora de comunicação da Fifa, disse que a confusão ainda está sob análise e não é possível dizer se outros podem ser punidos. Rodrigo Paiva poderá ir ao estádio no jogo contra a Colômbia, mas não poderá entrar na área de competição.

- O Comitê Disciplinar ainda está analisando. Essa suspensão tem a ver com a expulsão durante o jogo. Sobre outros membros, não podemos fazer comentários ainda, os procedimentos ainda estão em andamento. Rodrigo Paiva e a CBF têm até esta terça-feira, às 19h, para enviar o posicionamento deles - afirmou Delia Fischer, deixando claro que a punição ao diretor de comunicação ainda pode aumentar e a comissão técnica da Seleção corre risco de ficar sem alguém no banco por causa da confusão.

RODRIGO SE DEFENDE, E PINILLA O CHAMA DE "DELINQUENTE"

Na Granja Comary, Rodrigo Paiva voltou a dizer, como no sábado, que o que aconteceu foi uma confusão generalizada. Explicou que foi a sequência de um desentendimento de Fred com um adversário ainda na saída do gramado.

Foi uma confusão generalizada, que começou com uma discussão de um chileno com o Fred ainda no gramado. Depois no corredor foi generalizado. O Pinilla, não sei por que, veio pra cima de mim, e me empurrou"

Rodrigo Paiva

- Eu não posso ficar no banco, mas posso ver o jogo. O Victor vai trabalhar na partida. Foi uma confusão generalizada, que começou com uma discussão de um chileno com o Fred ainda no gramado. Depois, no corredor, foi generalizado. O Pinilla, não sei por que, veio pra cima de mim, e me empurrou - disse Rodrigo Paiva, na Granja Comary.

Depois, soltou um comunicado oficial no site da CBF:

- Respeito, como sempre respeitei, as decisões da FIFA. O caso está sendo investigado pelo Comitê Disciplinar da entidade, e o mesmo já tem à sua disposição provas da conduta reprovável por parte de membros da delegação chilena e que trarão luz à verdade dos fatos - disse Rodrigo Paiva.

Assim que saiu a decisão da Fifa, Mauricio Pinilla se manifestou inconformado no Twitter.

A Fifa não pode apoiar esse delinquente. Suárez por uma mordida arrisca sua carreira. Um chefe de imprensa (é punido) por uma partida por um soco na cara, Fifa?"

Pinilla, atacante chileno

- O senhor Rodrigo Paiva, chefe de imprensa do Brasil, me agrediu com um soco no túnel sem razão. A Fifa não pode apoiar esse delinquente. Suárez por uma mordida arrisca sua carreira. Um chefe de imprensa (é punido) por uma partida por um soco na cara, Fifa?  - escreveu.

No sábado, Rodrigo Paiva disse que quem iniciou o problema foi o argentino Sebastian Beccacece, auxiliar técnico e compatriota de Jorge Sampaoli. Ele teria provocado a delegação brasileira no corredor que dá acesso aos vestiários.

- Foi uma confusão generalizada, um empurra-empurra. Coisa de jogo, eles provocaram, são guerreiros. Ele (Pinilla) empurrou. Mas não foi nada - disse Paiva.

O zagueiro David Luiz também confirmou o confronto entre as duas seleções e revelou o que disse aos jogadores brasileiros no momento.

- Estava uma confusão do c..... . Falei para jogarmos futebol porque catimba é o que eles queriam - afirmou o zagueiro, que ainda brincou ao ser questionado sobre a suposta agressão de Paiva. - O Rodrigo não acerta soco nem numa mosca (risos).

No segundo tempo do jogo, Beccacece saiu da área técnica chilena e trocou insultos com o banco brasileiro. Foi acalmado por seus próprios companheiros, que sinalizaram em direção a Parreira, Murtosa e companhia, pedindo calma.

Pinilla lembra Suárez e exige rigor na punição a Paiva: "Uma partida?"

Diretor da CBF foi punido nesta segunda pela Fifa por agressão ao jogador chileno, que esbraveja em rede social: "Um tarado qualquer não pode vir agredir um jogador"

Rodrigo Paiva terá que cumprir suspensão no jogo contra a Colômbia

A punição dada a Rodrigo Paiva nesta segunda-feira não deixou Mauricio Pinilla satisfeito. O diretor de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) terá que cumprir uma partida de suspensão por ser acusado de dar um soco no atacante no intervalo da partida entre Brasil e Chile, no último sábado. Por meio de seu Twitter oficial, o jogador lembrou o gancho aplicado no uruguaio Suárez - nove partidas fora dos gramados e banimento por quatro meses de qualquer atividade ligada ao futebol por mordida no italiano Chiellini em partida entre as seleções da fase de grupos da Copa do Mundo - e cobrou mais rigor.

Um vídeo mostra bem o início do desentendimento das duas delegações a caminho do intervalo. Na gravação, o preparador físico da seleção brasileira, Paulo Paixão, faz gestos de que os adversários "falam muito". O soco em Pinilla teria acontecido já dentro do túnel.

- O senhor Rodrigo Paiva, chefe de imprensa do Brasil, me agrediu com o punho no túnel sem razão. A Fifa não pode suportar esse delinquente. A Fifa tem que intervir, isso é algo gravíssimo. Um idiota qualquer não pode vir e agredir um jogador, muito menos um chefe de imprensa - esbravejou o jogador, que completou logo depois:

- Uma partida para Rodrigo Paiva? Deveriam sentir vergonha por este delinquente disfarçado de terno. Suárez, por uma mordida, arrisca sua carreira... Um chefe de imprensa, uma partida, por um soco na cara? Fifa?? Exijo da Fifa uma punição exemplar para Rodrigo Paiva, igual a do meu colega Suárez...! Isso é ainda mais grave! - acusou ele.

Mauricio Pinilla reforça acusação a Rodrigo Paiva

Depois de analisar imagens de câmera de segurança, a Fifa decidiu punir Rodrigo Paiva com a suspensão na partida da próxima sexta-feira, entre Brasil e Colômbia, às 17h, pelas quartas de final da Copa do Mundo. O diretor poderá comparecer ao Estádio Mané Garrincha, mas não estará permitido de entrar na área de competição.


Fonte: Fred Huber e Leandro Canônico - GE.COM

Foto: Felipe Andrei/Futura Press e Reprodução / Twitter