Postado por - Newton Duarte

Diretor nega transferências de Tchô e Chicão e fala em saídas do elenco

Faria nega transferências de Tchô e Chicão e fala em saídas do elenco

Diretor diz que jovens da base que não foram aproveitados por Sérgio Soares devem deixar o clube, mas destaca que Bahia seguirá privilegiando as categorias de base

IDiretor de futebol disse que alguns jogadores devem deixar o Fazendão (Foto: Divulgação/E.C. Bahia)

Com o fim da Copa do Nordeste e do Campeonato Baiano, o elenco do Bahia irá passar por algumas mudanças. Três reforços já desembarcaram no Fazendão para a Série B. Marlon, Jailton e Eduardo estiveram no vestiário da Arena Fonte Nova no último domingo e assistiram ao triunfo sobre o Vitória da Conquista no estádio.

Além das chegadas, no entanto, também existirão saídas. Nesta terça-feira, o diretor de futebol tricolor, Alexandre Faria, confirmou que algumas peças pouco aproveitadas neste primeiro semestre deixarão o clube.

- A gente tem sido bastante procurado por vários clubes com interesse em atletas que estão sendo pouco utilizados, e pode ser que alguma coisa avance nesse sentido. Mas, de concreto, não tem nenhuma confirmação a ser feita de saída de atleta no momento – disse o diretor.

Segundo Faria, o perfil dos atletas com potencial para deixar o Fazendão é de jogadores jovens, formados na base do clube e que não conseguiram conquistar um espaço com o técnico Sérgio Soares nos primeiros meses desta temporada. O diretor de futebol negou que Chicão e Tchô estejam de saída nos próximos dias. O zagueiro recentemente teve o nome envolvido em especulações de um acerto com o Santa Cruz.

- Quando falei em atletas menos utilizados, falei mais em relação a atletas da base e que passaram por período de avaliação dentro do estadual. No caso do Tchô e do Chicão, em que pesa eles não terem terminado esse primeiro período do trabalho entre os titulares, ajudaram muito na campanha, não só dentro de campo como fora. Importante o torcedor entender que um grupo é feito pelos atletas que estão no elenco, não só pelo 11 que atuam. (...) Não fomos procurados por ninguém. Especificamente em relação ao Santa Cruz, tenho boa relação com o Constantino Junior [vice-presidente do clube coral], liguei para parabenizar pelo título, e ele não me falou nada. Nem os atletas nos procuraram para falar sobre propostas – declarou.

A decisão de enxugar o elenco, contudo, não significa que as categorias de base perderão espaço no Bahia. Alexandre Faria destaca que os jogadores que possuem potencial para ajudar o time permanecerão à disposição de Sérgio Soares.

Bahia estreia pela Série B no sábado, contra o América-MG (Foto: Jayme Brandão/ Divulgação/ EC Bahia)

- Jogador bom fica e joga. Quando a gente faz essa avaliação, a gente sempre prioriza o atleta que dá maior retorno dentro de campo. Foi muito importante ter essas competições. Pode parecer paradoxal. Reclamei do excesso de jogos. Mas, por outro lado, teve o aspecto positivo, porque a comissão técnica foi muito competente em tirar proveito dessa situação. Fomos jogar em Manaus com um time praticamente da base e vimos que tem jogador que pode dar resposta positiva. Cito o Gustavo Blanco, que fez uma belíssima partida. Teve poucas chances, mas vai ter chances. O fato de a comissão técnica ter coragem para usar esses atletas foi muito importante. O que despertou é que tínhamos uma comissão técnica que teria coragem para fazer esse trabalho – pontuou o dirigente.

Atualmente, o elenco do Bahia conta com 32 atletas. Com os reforços que chegaram no fim de semana, esse número sobe para 35. O Tricolor estreia na Série B no sábado, às 16h30 (horário de Brasília), contra o América-MG, no Independência.