Postado por - Newton Duarte

Divulgação de 'jabazeiros' é adiada; Expulsão de MGF é proposta

Divulgação de 'jabazeiros' é adiada, e membros propõem expulsão de MGF


Regimento interno do Conselho Deliberativo é discutido. Relação de quem recebia jabá deve ser divulgada na próxima reunião do Conselho, ainda sem data definida


Reunião do Conselho do Bahia é realizada na manhã deste sábado

A expectativa continua. Inicialmente planejada para a manhã deste sábado, a divulgação da lista dos 'jabazeiros', jornalistas e radialistas que recebiam dinheiro do Bahia para não criticar o clube, foi adiada. Segundo o secretário do Conselho Deliberativo, Leandro Fernandes, o esforço feito pelo departamento financeiro do clube para quitar os salários de jogadores e funcionários impossibilitou que fossem reunidos todos os documentos necessários para comprovar o 'jabá'. Para evitar processos, a diretoria tricolor decidiu divulgar a relação somente na próxima reunião do Conselho, ainda sem data definida.

- A divulgação da famosa lista do jabá não será realizada nessa reunião. Fui informado pela diretoria que o departamento financeiro se mobilizou para pagar os funcionários e jogadores. Nesta semana toda, para conseguir levantar o dinheiro, não houve condição de juntar todos os documentos necessários para comprovar o jabá. O diretor do departamento jurídico, Vitor Ferraz, me pediu nesta manhã para não divulgar a lista para não passar informações levianas e correr o risco de o clube ser processado. Na próxima reunião será informado. Tudo o que houver sobre o jabá será informado - disse.

Apesar de não divulgar a lista de 'jabazeiros', a diretoria do Bahia decidiu enviar um funcionário do clube para fazer a segurança da reunião. De acordo com presidente do Conselho, Fernando Jorge, o objetivo era evitar confusões ou acesso de curiosos, já que, durante a última semana, foi emitida nota oficial que confirmava a exposição da relação que detalhava os nomes de membros da imprensa baiana que recebiam dinheiro do clube.

Sem a lista, a reunião serviu para que membros do Conselho discutissem a aprovação do regimento interno. Também foi proposta a expulsão do ex-presidente Marcelo Guimarães Filho do quadro social do Bahia. Além de conselheiros, sócios do clube e o candidato a presidente nas últimas eleições do clube, Rui Cordeiro, participaram da reunião deste sábado.

Bahia divulga nota e justifica adiamento da divulgação

"O Esporte Clube Bahia informa que a divulgação de despesas de terceiros custeadas pelas gestões passadas ainda não acontecerá neste sábado (22), na reunião do Conselho Deliberativo, pelos motivos a seguir:

1 – O departamento financeiro do clube ainda se encontra em fase de finalização da coleta dos documentos solicitados, trabalho este que acabou prejudicado pela realização de pagamentos dos salários, direitos de imagem e décimo terceiro a atletas e funcionários. Além disso, a diretoria tomou conhecimento de que alguns documentos não estão nos arquivos tricolores, necessitando-se de uma busca para além da sede administrativa.

2 – O presidente do Conselho Deliberativo solicitou que o assunto fosse adiado para a próxima reunião devido à grande extensão da pauta já apresentada, inclusive com votação do regimento interno do órgão. O objetivo é analisar o tema de maneira exaustiva e pormenorizada.

3 – Os jogadores solicitaram a presença da diretoria executiva e do presidente Fernando Schmidt no último treino antes do clássico Ba-Vi deste domingo, em Pituaçu".

Entenda o caso

No início de fevereiro, em entrevista a uma rádio de Salvador, o assessor especial da presidência, Sidônio Palmeira, revelou que era prática comum no Bahia o pagamento de 'jabá' a profissionais da imprensa baiana para evitar críticas ao clube. Após relatar o fim da prática por parte da nova gestão tricolor, Sidônio destacou que a relação daqueles que eram beneficiados com o dinheiro do clube seria divulgada para o Conselho Deliberativo em reunião.

- A diretoria está sofrendo algumas críticas exageradas, e temos que aceitar, mas não vamos aceitar críticas de pessoas que têm interesses no clube. Algumas pessoas da imprensa recebiam dinheiro pra falar bem do clube, e cortamos todos. Essa diretoria acabou com o jabá. Vários recebiam dinheiro do Esporte Clube Bahia. [A lista com os nomes dos beneficiados] Vai ser apresentada em auditoria, para o Conselho [Deliberativo], em assembleia – afirmou o assessor especial em entrevista concedida à Rádio Metrópole.

Dias depois, no dia 12 de fevereiro, o Bahia se pronunciou oficialmente sobre o caso e reiterou que a divulgação da relação seria apresentada aos conselheiros em reunião marcada para este sábado.

Confira abaixo a íntegra da nota:  

“O Esporte Clube Bahia vem a público reafirmar as declarações do assessor especial da presidência, Sidônio Palmeira, na terça-feira (11), à rádio Metrópole, e informar que possui a documentação dos pagamentos realizados a determinados profissionais da imprensa ao longo das últimas gestões tricolores.

Seguindo os trâmites internos do clube, o material será apresentado na próxima reunião do Conselho Deliberativo para apreciação e o encaminhamento necessário.

As declarações de Sidônio Palmeira estão dentro do novo posicionamento institucional do Bahia, desde o início desta gestão, em setembro, de transparência com o seu torcedor e independência perante os veículos de comunicação.

O clube aproveita, desde já, para esclarecer que em nenhum momento buscou generalizar a situação, bem como para reafirmar que respeita a imprensa esportiva baiana e parabenizar quem faz o bom jornalismo”.


Nota UTB - Se fosse um prêmio da megasena, teria ganho fácil. Tudo é tão óbvio...


SAIBA MAIS

Tabela completa da Champions League

Tabela completa União Tricolor Bahia da Copa do Nordeste 2014

Tabela completa União Tricolor Bahia do Campeonato Baiano 2014

Troféu UTB: Dê sua própria nota aos jogadores

Confira

Torcedor: Seja Sócio do Esquadrão de Aço

O Bahia agoniza! Socorram...


Fonte e Foto: Thiago Pereira: