Postado por - Newton Duarte

Doriva acha desumano a sequência de partidas e defende rodízio no Bahia

Doriva vê pouco tempo de recuperação entre um jogo e outro na Série B do Campeonato Brasileiro: O atleta sente mesmo, principalmente no final dos jogos

Desde o início da Série B do Campeonato Brasileiro, no dia 14 de maio, o elenco Bahia não teve uma semana completa livre para treinar e se recuperar. Com média de dois jogos por semana e uma rotina de viagens, o técnico Doriva tem poupado os jogadores mais desgastados em algumas partidas.

A estratégia tem dado certo e, atualmente, o Tricolor tem somente quatro atletas no departamento médico. Mário, Yuri e Gustavo, que se recuperam de cirurgias, e Edigar Junio, que sofreu um trauma no tornozelo.

Para Doriva, a sequência de jogos afeta, principalmente, o desempenho dos jogadores durante as partidas. Desgastados, eles tendem a cair de ritmo na reta final dos jogos.

No momento que a gente entender que o atleta tem que ser poupado, a gente vai poupar, porque são muitos jogos. Essa sequência realmente é desumana. O atleta sente mesmo, principalmente no final dos jogos. Pesa lá no finalzinho do jogo, nos últimos vinte minutos, de repente você ou tem que botar um pouco mais de força para vencer a partida ou botar mais força para defender o resultado que você já tem. Mas, com certeza, no momento que a gente sentir que precisa tirar o atleta... É por isso que a gente tem um elenco, é por isso que a gente tem feito esse revezamento com os atletas - disse Doriva.

Embora com um ritmo intenso de jogos pela frente, Doriva tem se surpreendido com a capacidade física de alguns jogadores, principalmente os mais experientes. Ele defende a formação de um time que tenha rodagem e preparo físico, com atletas como Renato Cajá, de 31 anos, e Thiago Ribeiro, de 30, que têm suportado bem as partidas.

Jogadores que têm um lastro grande já na carreira, Cajá, Thiago... São jogadores que agregam experiência à equipe e que estão bem fisicamente. Não é uma equipe tão veterana. São jogadores que têm experiência, mas também estão bem fisicamente. O Cajá foi surpreendente neste último jogo. Superou todas as nossas expectativas a nível de comprometimento físico. Então a gente fica feliz com esse tipo de atleta - avaliou.

ESCALAÇÕES

Criciúma: Luiz; Ezequiel, Raphael Silva, Nathan e Marlon (Niltinho); Barreto, Douglas Moreira, Elvis e Juninho (Niltinho); Roberto e Gustavo. Técnico: Roberto Cavalo

Bahia: Marcelo Lomba; Tinga, Lucas Fonseca, Jackson e Moisés; Feijão, Juninho, Danilo Pires, Renato Cajá e Luisinho (Thiago Ribeiro); Hernane. Técnico: Doriva.

PENDURADOS

Bahia: Feijão, Renato Cajá, Luisinho, Hernane, Lucas Fonseca e Zé Roberto.

ESTÃO DE FORA

Criciúma: Heitor, Alex Maranhão e Rômulo.

Bahia: Mário, Yuri e Gustavo se recuperam de cirurgias, Edigar Junio trata de um trauma no tornozelo.

Bahia: Feijão, Renato Cajá, Luisinho, Hernane, Lucas Fonseca e Zé Roberto.

FICHA TÉCNICA

Provável escalação das equipes:

4-4-2 CRICIÚMA BAHIA BAHIA BAHIA 4-4-2
Luis GOL GOL M. Lomba
Ezequiel LAD ZAD Tinga
R. Silva ZAD
LAD L. Fonseca
Nathan ZAE ZAE Jackson
Marlon LAE LAE Moisés
Barreto VOL VOL Feijão
D. Moreira VOL VOL Juninho
Elvis MEC
MEC
D. Pires
Juninho MEC MEC R. Cajá
Roberto ATA
ATA
Luisinho
Gustavo ATA ATA Hernane
R. Cavalo. TEC TEC Doriva
RESERVAS
Campeonato Brasileiro Série B - 9ª Rodada
Local :  Heriberto Hülse
Data :  14/06/2016
Horário :  19h15
Público : 
Árbitro :  Leonardo Garcia Cavaleiro (RJ)
Assistentes :  Dibert Pedrosa Moisés (RJ) e Mauricio Coelho Silva Penna (RJ)

Leia também:
Embalado e sem sofrer gols há 360 minutos, Bahia enfrenta o Criciúma; Ficha Técnica
10K: Sócio Esquadrão se aproxima de marca importante
Central de Atendimento ao Sócio: Edigar Junio e Yuri estarão lado a lado do Sócio Esquadrão
Tinga prevê dificuldade com temperatura e pede foco na bola parada do Criciúma
Luisinho é barrado, e Thiago Ribeiro volta a ser titular no Bahia; confira escalação

Fonte: Ge.com