Postado por - Newton Duarte

Doriva cobra atenção no Fluminense de Feira antes de focar no Santa Cruz

Bahia encara o Touro do Sertão neste sábado, no estádio de Pituaçu, em Salvador. Na quarta-feira, é a vez de jogar contra o Cobra Coral em Pernambuco, pelo Nordestão

O Bahia vive uma árdua maratona neste início de temporada. Além do Campeonato Baiano, o Tricolor disputa paralelamente a Copa do Nordeste e a Copa do Brasil. Ao todo, foram 18 partidas oficiais e um amistoso em 69 dias de temporada, uma média de aproximadamente uma partida a cada três dias. Neste sábado, será a vez de enfrentar o Fluminense de Feira, no estádio de Pituaçu, pelas semifinais do estadual. Na sequência, um jogo contra o Santa Cruz, pelas semifinais do regional. E assim, passo a passo, o Bahia encara o desgaste provocado por atuar duas vezes a cada semana. 

Ciente da situação enfrentada pelo elenco, Doriva prega atenção individual em cada partida. Para o técnico, os jogadores devem focar sempre no próximo adversário, sem pular etapas. Assim deve ser feito neste sábado. Pensar apenas no jogo contra o Fluminense de Feira, e esquecer momentaneamente a partida diante do Santa Cruz. 

- Você tem que pensar passo a passo. Não adiantar estar pensando no Fluminense já pensando no Santa Cruz. Hoje, nós estamos pensando única e exclusivamente no Fluminense. Sábado a noite, depois do jogo, a gente muda a chavinha e começa a pensar no Santa Cruz. E tem que ser assim, não tem jeito. A gente está disputando três competições que se alternam e a gente tem que estar focado e, com certeza agora, por se tratar de semifinais você tem que diminuir bastante a margem de erro. Se você quer chegar na final tem que diminuir bastante a margem de erro, melhorar a produtividade e a performance para chegar no seu objetivo – declarou o técnico. 

Em favor do Bahia, está o fato de não precisar viajar para o jogo contra o Fluminense de Feira. O estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana, está em obras, e o Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe, local onde o Touro do Sertão mandou partidas na primeira fase, tem capacidade para apenas cinco mil pessoas. Para ter maior arrecadação, a diretoria feirense decidiu levar o jogo deste sábado para Pituaçu. 

Doriva comemorou a escolha do estádio. Além de facilitar o acesso da torcida tricolor, o gramado é uma característica que agrada o técnico. 

- Acho que você jogar num gramado bom é pré-requisito. Tinha que ter essa mentalidade em todos os lugares. Todos os campos tinham que ter um gramado assim. Aliás, a CBF está tentando fazer isso. Na reunião que eu fui de treinadores foi uma solicitação dos treinadores, padronizar tamanho de campo e qualidade do gramado. É o caminho para o espetáculo ficar mais bonito. 

Com a melhor campanha geral no Campeonato Baiano, o Bahia atua por dois empates para garantir a classificação. A segunda partida entre os dois times está marcada para o dia 20 deste mês, na Arena Fonte Nova.