Postado por - Newton Duarte

Doriva descarta favoritismo e confirma time titular com Juninho e Zé Roberto

Com time 100% na temporada, treinador do Bahia descarta vantagem no jogo
contra o Vitória: "Não tem favoristimo em um clássico dessa dimensão", afirma

Para o Ba-Vi deste domingo, o técnico Doriva tem a certeza que não poderá contar com Hernane, Moisés, Tinga, Danilo Pires e Gustavo Blanco, que estão machucados. Além dos cinco, João Paulo e Luisinho voltaram a treinar com o grupo principal somente na última quinta-feira e ainda são dúvida para o confronto. Mesmo com tantos desfalques e dúvidas, o treinador garantiu que não irá mudar a maneira da equipe jogar na partida contra o Vitória.

Doriva concedeu entrevista antes do treinamento desta sexta-feira e indicou o time que deverá colocar em campo. Segundo o técnico, mesmo sem Hernane, a equipe deve jogar no mesmo esquema tático, no 4-1-4-1 com variação para o 4-2-3-1, com um atacante referência à frente. Neste caso, o escolhido será Zé Roberto. Outro jogador confirmado no time é o meia Juninho, que foi poupado das partidas da última quarta-feira.

- A gente vai fazer o que vem fazendo. Temos jogadores que vêm jogando e retornam para e equipe nesse jogo. É o caso do Juninho, que vai jogar e vem jogando bem. Realmente foi poupado por conta do desgaste, da sequência de jogos. Não vamos fazer nada diferente. Vamos continuar nessa linha. É um jogo importante que a gente tem que ter muito equilíbrio. [O esquema] Deve ser mantido. Acho que já durante a competição houve momentos que a gente ficou sem o Hernane e a gente, naquela ocasião, optou pelo Zé e ele correspondeu muito bem. Com certeza, ele se credencia a fazer essa função - afirmou Doriva.

Também devem voltar ao time nesta domingo o atacante Luisinho e o volante João Paulo. Os dois voltaram a treinar com o grupo na última quinta-feira.

- A gente ainda não sabe [se eles vão jogar]. Esses dois atletas treinaram com a gente ontem. Tem uma grande tendência deles poderem jogar. Eles estando bem, provavelmente vão jogar.

Para o clássico deste domingo, o Bahia entra como única equipe com 100% de aproveitamento na competição. No Campeonato Baiano, o Tricolor é o líder, com 15 pontos, cinco a mais que o Vitória. Mesmo com o bom momento, Doriva descartou qualquer favoritismo.

- Não [considero o Bahia favorito]. Não tem favoritismo em um clássico dessa dimensão. A gente tem que manter o nosso padrão, o nosso nível de competitividade e poder fazer um grande jogo e conquistar a vitória.[...] A gente está garantido [na próxima fase], fez o possível para ter essa folga na classificação, mas isso não muda absolutamente nada a nível de rivalidade, história. A gente quer fazer um grande jogo, quer vencer. A gente sabe que tem um adversário difícil, uma grande equipe, mas vamos fazer de tudo para impor nosso jogo e conseguir vencer.

Se o Bahia é absoluto até aqui nesta temporada, por outro lado, o Tricolor passa por um longo jejum de triunfos sobre o Vitória. São seis jogos sem saber o que é vencer o maior rival.

- Eu não me incomodo com isso. A gente tem que estar focado e a gente está muito focado no campeonato. Obviamente que a gente vai buscar a vitória. É um jogo importante, sabe da paixão do nosso torcedor e quer presenteá-lo com uma vitória. A gente vai fazer de tudo para conquistar - garante Doriva.

O Ba-Vi está marcado para as 16h e será realizado na Arena Fonte Nova. O GloboEsporte.com acompanhará o confronto em Tempo Real, com vídeos exclusivos, a partir das 15h30.

Confira outros trechos da entrevista do técnico Doriva:

MELHOR JOGAR MAIS OU MENOS?

- São duas situações diferentes. Por vezes a gente está tendo que mesclar a equipe por conta da sequência de jogos. O Mancini está podendo contar com todo o elenco porque ele está tendo esse tempo para trabalhar. A gente tem tido menos tempo para trabalhar a nível de treinamento, de repassar os treinamentos. Não temos muito isso pelas sequências dos jogos, a logística e o pós-jogo, porque a gente tem que recuperar o atleta. Então, esse atleta a gente costuma dividir em três: o que joga, o que viaja e às vezes não joga, e o que é relacionado. Então, às vezes você tem que dividir o grupo em três para todos trabalharem e você tentar dar uma equiparada nas cargas. A gente tem feito isso. Mas são duas situações diferentes. Não sei dizer se isso influencia para o lado positivo ou negativo. 

ANSIEDADE

- Esse friozinho na barriga é natural desses momentos que antecedem um jogo de uma dimensão tão grande, tão histórica, como o Ba-Vi. Obviamente que eu estou ansioso para participar. Mas é um jogo importante, que a gente tem que estar bem concentrado para poder fazer um grande jogo e, consequentemente, um bom resultado.

DE OLHO NO RIVAL

- A gente acompanha [o Vitória] através da imprensa os noticiários. Não temos certeza de absolutamente nada, mas imaginamos uma formação. A gente vai trabalhar em cima dela. Ele [Mancini] tem um leque de opções grande também. Mas a gente tem que estar preparado para tudo. Todos os atletas que possam entrar em campo a gente conhece mais ou menos. Mas a gente vai pensar em se preocupar muito mais com a nossa formação, a nossa maneira de jogar, a nossa postura, equilíbrio, que propriamente o adversário.