Postado por - Newton Duarte

Doriva elogia jovens e pede calma com Zé Roberto: 'Precisa ser acarinhado'

Autor do gol do triunfo contra o Santa Cruz, atacante recebe elogios do treinador tricolor. Zé Roberto foi vaiado desde o início da partida realizada na Fonte Nova

Mesmo classificado para as quartas de final da Copa do Nordeste, o Bahia não tomou conhecimento do Santa Cruz: com um time todo formado por reservas, o Tricolor bateu os pernambucanos por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, na Arena Fonte Nova. Com o triunfo, a equipe manteve os 100% de aproveitamento na competição, chegando a 18 pontos em seis partidas disputadas. 

O triunfo encheu de orgulho o técnico Doriva, que utilizou três jogadores que até o início do ano estavam na equipe sub-17 e disputaram a Copa São Paulo: os volantes Luís Fernando e Júnior Ramos, além do atacante Geovane Itinga. O treinador tricolor elogiou os três e outros tantos atletas formados na base que entraram em campo contra o Santa. 

- Foi uma vitória importante para nós, no que diz respeito a manter os 100% de aproveitamento, principalmente pela equipe com jovens, três atletas que disputaram a Copa São Paulo. Hoje, demonstraram que têm muito potencial. O trabalho do Bahia fica valorizado, evidenciado. Temos aproveitado muitos atletas, eles têm dado respaldo. Isso é muito importante para o clube – diz.  

Dos jogadores que entraram em campo, apenas o zagueiro Lucas Fonseca, o lateral João Paulo e o atacante Henrique não são da base do Bahia. Outro atleta revelado no Fazendão, este mais experiente, foi o principal responsável pela vitória, com um gol já no fim da partida. Zé Roberto, que era vaiado desde os primeiros minutos de bola rolando, marcou de cabeça o gol tricolor. Doriva, mais uma vez, pediu calma com o atacante.  

- Zé é um jogador jovem, tem uma oscilação normal, tem que ter paciência. A gente fica feliz quando acredita no atleta. A gente confia porque ele tem qualidade e muito a amadurecer. É o mesmo exemplo que falei dos meninos da base, de começar o jogo e já cobrar, falo do Zé. Ele precisa ser acarinhado para evoluir. Ele tem oscilado, erra alguns lances, acerta os outros. É normal – diz. 

O Bahia só conhecerá o adversário das quartas do Nordestão nesta quinta-feira, em sorteio a ser realizado pela CBF. O primeiro jogo está marcado para a próxima qurata. Neste domingo, outro duelo decisivo: o Tricolor encara o Bahia de Feira, pelas quartas de final do Baianão.

Confira outras declarações do técnico tricolor:

TIME RESERVA

- Foram comprometidos. Falei na preleção que não tinha muito tempo de treinamento, o que faria a diferença era o comprometimento, a solidariedade e intensidade. Fizeram isso. Não corremos riscos. Tivemos risco em bola parada, pela qualidade da equipe deles. Equipe se portou bem, teve um volume de jogo importante. A gente fica muito feliz. Alguns atletas jogando pela primeira vez no profissional do Bahia. Alguns torcedores no início começaram a vaiar, uma coisa que não concordo, porque é um time jovem. A torcida tem que encorajar, porque são jovens, vão evoluir. O Bahia que vai ganhar com isso.

OS ESTREANTES

- Futebol é difícil. O atleta, quando não tem sequência, ele sente o desgaste. Estava dentro do previsto. Foram atuações boas, do Lucas e do João Paulo, que suportou os 90 minutos. Ele tem um biótipo muito favorável. A gente fica feliz, mas tem que ter cautela, porque está numa sequência de muitas lesões.

GAROTOS COM MORAL

- Luis Fernando, Junior e Geovane fizeram uma partida brilhante, demostraram muita qualidade, a camisa não pesou. Os três foram muito bem, me agradaram bastante.

PRECAUÇÃO

- Henrique não vem jogando, estava desgastado. Fez um primeiro tempo com muitas ações, puxando contra-ataques. Estava desgastado. Coloquei o Moisés por conta da estatura também, marca bem na linha de quatro. Foi uma alternativa que a gente encontrou dentro do jogo para manter a estatura.

MARLON

- Gostei, menino que passou por uma lesão recentemente, vem jogando no sub-20. Não vem num ritmo grande, sentiu o desgaste, mas fez uma boa partida, segura, fechando bem a linha de quatro. Não avançou tanto, mas nos deu um equilíbrio importante na parte defensiva.