Postado por - Newton Duarte

Doriva elogia possível reforço e pede paciência com jogadores da base

Treinador comemora triunfo sobre o Galícia, que garantiu liderança geral do Baianão e diz que possível chegada do atacante Henrique vai dar opções ao Bahia

O Bahia garantiu, na noite desta quarta-feira, a liderança geral do Campeonato Baiano e classificação para a segunda fase do torneio com vantagens. A marca chegou após goleada de 4 a 0sobre o Galícia, na Arena Fonte Nova, com um time alternativo: dez dos atletas que entraram em campo nesta noite foram formados nas categorias de base do clube (assista aos melhores momentos da partida no vídeo acima). Três deles estrearam no profissional: Geovane Itinga, Max e Felipinho.   

Após a partida, o técnico Doriva destacou a necessidade de dar experiência aos mais jovens e pediu que a torcida tenha paciência com eles.   

"Vai aumentar nosso leque de opções", diz Doriva sobre Henrique (Foto: Divulgação/EC Bahia)

- Em relação aos jovens, o torcedor tem que ter paciência. A gente tem que ter paciência com os nossos jovens, eles estão amadurecendo. Todo processo de amadurecimento leva um tempo. É importante que eles tenham esse lastro de jogos, é isso que vai dar peso para eles. E, com certeza, esse é o caminho que o Bahia tem que percorrer, o caminho que os clubes que revelam muitos jogadores percorrem. E o torcedor tem que entender isso, tem que incentivar, tem que encorajar, ao invés de criticar – afirmou o treinador.   

O técnico ainda comentou sobre o atacante Henrique, que está perto de assinar com o Bahia. Segundo ele, trata-se de uma boa opção para o setor, que deve ajudar o Tricolor baiano.   

- Atacante rápido, que fez uma Série B muito importante no Paraná Clube. Jogador rápido, que com certeza pode te dar opções, aumentar nosso leque de opções - avaliou.   

Confira abaixo outros trechos da entrevista coletiva de Doriva.

IMPORTÂNCIA DO TRIUNFO

- Importante, resultado importante, principalmente porque nos garante a classificação em primeiro lugar. Esse era o nosso objetivo. Esse jogo era muito importante, e a gente tentou conscientizar os nossos atletas. É uma equipe muito jovem. A gente tentou conscientizá-los da importância do jogo. Ficamos sem peças importantes, mas, graças a Deus, a equipe fez um grande jogo, conseguiu um resultado importante, haja visto que o Galícia era uma equipe que tinha tomado um gol só na competição, tinha vencido três jogos. Então foi importante para nós como resultado, como classificação antecipada em primeiro lugar, adquirindo o direito que essa possibilidade nos dá. Agora é descansar e focar no próximo jogo.

"COMPROMISSO" APÓS A PARTIDA

- Vou para casa, assistir ao jogo [Juazeirense x Bahia, pela Copa do Nordeste, em Petrolina]. Nós temos um compromisso ainda, que nós diretamente não estamos lá, mas estamos ligados com nossos representantes de hoje, que é o nosso sub-20. Na expectativa que eles façam um grande jogo. A gente sabe que se trata de um elenco de jovens, mas com certeza, jovens que têm futuro dentro do clube. É uma expectativa boa. Vou sair daqui para acompanhar esse jogo e observar atentamente, ver o que vão conseguir fazer nesse jogo. A expectativa é boa, estou confiante. A gente já fez alguns coletivos com o time treinador pelo Aroldo. O time é muito bem treinado. Aroldo é um treinador antenado, jovem, que tem um trabalho bem dinâmico e sempre nos causa problema nos treinamentos. Isso nos dá pelo menos uma expectativa desses atletas fazerem um grande jogo e surpreenderem.

ALTERNATIVAS PARA MUDANÇA DE ESQUEMA

- A gente tem essa alternativa. Eu disse, no início do trabalho, que a gente faz uma variação de 4-2-3-1 para um 4-1-4-1. Sempre do sistema 4-4-2. A gente tem essa variação. Em alguns momentos, a gente defende em duas linhas de quatro, principalmente quando a gente está com a vantagem no placar, para poder sair rápido. A equipe se comportou bem, é uma variante importante que a gente tem para a sequência. O Rômulo, no último jogo, entrou, a gente mudou um pouco a formatação da equipe, ele entrou como meia, achou os passes. Hoje novamente como meia, ele achou os passes. É um jogador que tem uma visão diferenciada para enfiar essas bolas. Ele deu um belo passo para o Edigar fazer o gol, então é uma alternativa importante que a gente tem.