Postado por - Newton Duarte

Doriva indica escalação de time misto para encarar o Santa Cruz na quarta

Bahia entra em campo na quarta-feira para a última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste. Lucas Fonseca e João Paulo Gomes podem estrear

A classificação antecipada na Copa do Nordeste possibilita certas regalias para o Bahia. Uma delas é a oportunidade de avaliar o elenco para descansar jogadores desgastados e dar ritmo a quem pouco atuou na temporada. Logo após o triunfo sobre o Bahia de Feira, no último domingo, pelas quartas de final do Campeonato Baiano, o técnico Doriva indicou que o Tricolor terá uma escalação mista para enfrentar o Santa Cruz na quarta-feira, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pela última rodada da fase de grupos do regional. O que, no entanto, não significa que a equipe tratará a partida como um amistoso. 

- A gente com certeza vai levar a sério. Se não utilizar um atleta não quer dizer que não estamos levando a sério. Quer dizer que estamos priorizando situações que consideramos ideias. Dar descanso e dar ritmo, por exemplo. Tem atletas que estão há algum tempo sem uma semana para trabalhar. Temos que dar carga de treino para esses jogadores, equilibrar a musculatura. Vamos ver esses atletas, fazer diagnósticos e colocar uma equipe competitiva para tentar vencer. Não é por ter equipe alternativa que não vamos entrar para vencer – declarou Doriva. 

Uma das peças que tem chances de começar a partida contra o Santa Cruz é o atacante Henrique. No domingo, o atleta estreou com a camisa tricolor ao entrar no segundo tempo do jogo com o Bahia de Feira, na vaga de Zé Roberto. 

- Henrique é um jogador interessante, é veloz, mas precisa de ritmo. Estava sem jogar. O estilo dele é de jogo de velocidade. Tem que estar bem para fazer isso. Vamos ter a oportunidade de utilizar ele durante a semana, estamos classificados, vai ser bom para melhorar fisicamente e nos ajudar quando iniciar a partida ou quando entrar no decorrer do jogo. Ele foi bem para um primeiro jogo, deu volume ofensivo. Pode nos ajudar na sequência das competições que temos pela frente – afirmou. 

Contra o Santa Cruz, existe a possibilidade de Doriva promover outras estreias. Lucas Fonseca e João Paulo Gomes ainda não atuaram com a camisa tricolor. O treinador comentou a possibilidade de utilizar os dois atletas. 

- Acredito que a gente vá fazer um planejamento para utilizá-los na quarta, jogo que teoricamente não tem importância. Esmos classificados e ninguém nos tira o primeiro lugar. Podemos colocar esses atletas para que joguem e ganhem ritmo. Gradativamente vamos inserir no contexto dos jogos para ganhar ritmo. Não queremos perder ninguém por lesão, por isso temos essa precaução – afirmou. 

POLIVALÊNCIA

Sem Tinga, machucado, Doriva conta apenas com Hayner para ocupar a lateral-direita. O técnico, no entanto, não demonstra preocupação ou vontade imediata de contar com mais um atleta da posição no elenco. Ele lembra que o volante Yuri pode ser improvisado no setor e destaca a polivalência do jogador. 

- Temos um atleta que é um coringa, o Yuri. Tem quebrado o galho quando tivemos jogadores machucados. Fez duas partidas na lateral-esquerda e foi muito bel. A gente tem essa alternativa de utilizar ele enquanto o Tinga não se recupera. Tem que ter cautela com o Hayner. Vem jogando todos os jogos. Apesar de ser jovem, tem intensidade nos jogos. Tem que ter cautela. Tem que estar precavido. No momento adequado, se entendermos que precisamos de uma nova peça para a posição, vamos trazer – finalizou.