Postado por - Newton Duarte

Doriva nega Bahia favorito, mas quer protagonismo desde o início

Doriva afirma que é preciso começar bem o Campeonato Brasileiro e avalia de forma positiva tabela do Tricolor nas primeiras rodadas da competição: "Favorável"

O Bahia começa, na noite deste sábado, a saga da Série B do Campeonato Brasileiro de 2016. Agora com mais experiência na conta, o Tricolor reserva as melhores expectativas para que a temporada seja encerrada de uma forma diferente da anterior. E, para muitos, a probabilidade de final feliz é bem grande. Em levantamento realizado pelo GloboEsporte.com, a equipe baiana é apontada como uma das favoritas ao acesso.

Questionado sobre o assunto nesta sexta-feira, o técnico Doriva preferiu deixar de lado o favoritismo. Ainda assim, ele destaca que, em sua opinião, o lugar do Bahia é a Primeira Divisão e fala que é importante começar bem a competição nacional.

Não digo favoritismo. O objetivo nosso é trazer o Bahia para o lugar de onde não deveria ter saído, da Série A do Campeonato Brasileiro. Uma equipe que tem a torcida que tem, a estrutura que tem, tem que voltar para a Série A. Esse é o nosso objetivo, esse é o nosso desafio. A gente sabe que vai ser um campeonato duríssimo. Tem outros grandes adversários também, mas a gente quer fazer o nosso papel. É importante a gente iniciar bem a competição. A gente iniciando bem é um bom parâmetro de que a gente pode terminar na frente. Então a gente está muito otimista e mobilizado para iniciar bem essa competição - declarou.

Doriva ainda avaliou a Série B e discordou daqueles que dizem que se trata de um campeonato com mais raça do que técnica. Depois de disputar o Campeonato Baiano, em que a técnica é constantemente questionada, o treinador diz que vê qualidade nos times do Brasileiro. Para ele, a maior dificuldade do torneio é justamente o fato de que todas as equipes têm o mesmo objetivo: subir para a Série A.

Tem qualidade também. Obviamente, é um campeonato duro. Todos os times pensam em subir. As 20 equipes querem subir. O acesso é o sonho de todos. Principalmente neste início... A gente sabe que só quatro vão subir, mas as equipes todas pleiteiam o acesso. É um campeonato duro, difícil, com boas equipes. A gente tem que tentar ser protagonista desde o início, se manter na frente. Eu gosto muito de uma frase do Guardiola, ele fala que “campeonato se ganha nas oito primeiras partidas e se perde nas oito últimas”. A gente tem que estar atento e tem que iniciar bem. A gente tem uma tabela favorável agora no início, pelo menos nos 10 primeiros jogos, a gente tem seis em casa. A gente tem que impor o nosso jogo para conseguir fazer o maior número de pontos possível e largar na frente - finalizou.

AVAI

Regularizado nesta semana, Jackson deve ser titular ao lado de Lucas Fonseca, que foi liberado pelo departamento médico. Na lateral esquerda, Moisés retorna de suspensão. O restante do time é o mesmo da última quarta, armado no 4-2-4, com dois meias abertos pelas laterais e dois atacantes centralizados.

Bahia: Marcelo Lomba; Tinga, Lucas Fonseca, Jackson e Moisés; Feijão, Paulo Roberto, Danilo Pires e João Paulo; Thiago Ribeiro e Zé Roberto. Técnico: Doriva

Avaí: Renan; Alemão, André Santos, Gabriel e Vitor Costa; Lucas de Sá, Jajá e Vinícius Pacheco; Tauã, Romarinho e William.  Técnico: Silas

estao-de-fora-faixa

Os atacantes Edigar Junio e Hernane estão vetados pelo departamento médico.

O meia Rômulo, o volante Yuri e o zagueiro Gustavo também estão no DM. O meia Renato Cajá ainda não está regularizado.

transmissao-faixa

Tempo Real no GloboEsporte.com e transmissão pelo Premiere e Premiere HD (com Thiago Mastroianni e Jorge Allan).

ficha-tecnica-faixa

(*) Ficha Técnica ainda não confirmada oficialmente

BAHIA BAHIA AVAI AVAÍ
M. Lomba GOL GOL Renan
Tinga ZAD LAD Alemão
L. Fonseca ZAD ZAD André Santos
 Jackson ZAE ZAE Gabriel
Moisés LAD LAE V. Costa
Feijão VOL VOL Lucas de Sá
P. Roberto VOL VOL Jajá
D. Pires MEC MEC V. Pacheco
João Paulo ATA ATA Tauã
T. Ribeiro ATA ATA Romarinho
Zé Roberto ATA ATA William
Doriva TEC TEC Silas
RESERVAS
Jean GOL  GOL  Mauricio K.
Hayner  LAD  ZAD  F. Sanches
Dedé  ZAD  ZAD  Célio Santos
L. Fernando  VOL  VOL  Braga
Juninho  MEC  MEC  Caio César
G. Itinga  ATA  MEC  Diego Jardel
 ATA  Iury
 ATA  Devid
Copa do Brasil - 1º Jogo da Segunda Fase
Local:  Fonte Nova em Salvador
Data:  14/05/2015
Horário:  21h
Árbitro:  Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Assistentes: Vinícius Melo de Lima e Jean Márcio dos Santos (ambos do RN)

Leia mais:
Time de Série A: Bahia inicia Série B do Brasileiro com perfil diferente de 2015
Com treino tático, sem Hernane, Bahia finaliza preparação para enfrentar Avaí
Bahia x Avaí: Doriva relaciona 20 atletas para a estreia na Série B
Sub-17 está fazendo bonito em Natal e vai para a semifinal
Sem assumir favoritismo, Doriva destaca a importância de um bom início na Série B

Fonte: Ge.com