Postado por - Newton Duarte

Dos pés às cabeças: O futebol Brasileiro 'chafurda na lama'

Os maus hábitos do Brasil. Que país é este?

CBF Montagem

Cartolas que se sucederam no trono da CBF e agora têm nomes envolvidos em escândalos – Foto: Reprodução

Nosso país está purgando maus hábitos e uma cultura de patrimonialismo e corrupção que vem desde a colonização. Qual será a resultante deste processo? Depende de como for tratado o conjunto dos escândalos que vieram à tona. Há novidades que dão alento, como a prisão de um senador no exercício da função, do bilionário emergente, que se juntam ao herdeiro da maior empreiteira e um dos maiores grupos empresariais do país. No lado pessimista, espantam as evidências de que vários crimes seguiram sendo praticados mesmo após a Lava Jato ter eclodido. Claro que a política e a economia interessam a todos nós, amantes dos esportes ou não. No LANCE!, entendemos que os males da política, da economia e do futebol têm a mesma gênese e estão interligados. Portanto, não é coincidência que agora "o bicho está pegando geral"!

A apodrecida capitania hereditária

Ricardo Teixeira assumiu em 1989, Marin em 2012 e Del Nero em 2014. Os três estão indiciados nos EUA, sendo que Marin foi preso na Suíça, extraditado para os EUA e agora está em prisão domiciliar em NY. Teixeira e Del Nero também serão processados no Brasil, anunciou o procurador-geral Janot nesta sexta-feira. Todos expulsos (ou "pediram para sair") da Fifa e Conmebol. Havelange, o precursor da gangue, teve seu nome retirado do estádio que ele havia batizado. Eles se sucedem no trono do futbr desde 1974. Há provas abundantes de que são corruptos. Roubaram o futebol tanto quanto puderam. São um câncer e com ele convivemos por décadas. Enfim pego, Del Nero pede licença e indica seu sucessor, escolhido por ser o mais fiel e, por ser deputado, desfrutar e poder oferecer alguma proteção. Então, depois de tudo, eles seguem "donos" do nosso futebol, podendo decidir o sucessor? Os clubes não se opõem, os torcedores não vão para as ruas, o governo não se manifesta......O Brasil é um país que aceita tudo!

Muitos foram coniventes ou lucraram negociando com os indiciados do futbr, empresas e indivíduos. Quem não fazia parte do esquema, perdeu muito e foi para escanteio, amargando prejuízos. Quem estava na patota deve estar se borrando de medo e torcendo para o FBI não chegar nos seus malfeitos!

FBI mete bronca

Já são 30 os indiciados e 16 presos nas duas operações, a de maio e a da semana passada. O Tio Sam não brinca em serviço!

A liga não é esta, mas..

Se contrapor ao calendário atual, que impõe dezenas de jogos sem público e prejuízos aos clubes grandes nos estaduais, é uma boa ideia. Melhor ainda se fosse para alinhar o calendário do país ao do resto do mundo, como tantas vezes exclamado aqui. A Primeira Liga surge (mesmo?) cheia de defeitos, encavalando partidas em cima dos estaduais, cristalizando jogos com times reservas (Fla e Flu), usando jogos de estaduais para classificar na Liga (Gre-Nal) e por aí vão as anomalias. Com frequência, me sinto um ingênuo me perguntando porque é tão difícil fazer no Brasil o que já deu certo em outros lugares que estão à nossa frente. Sonho em não ver mais o que se chama de nossas jabuticabas: coisas que só existem por aqui. O queremos de original são a Bossa Nova, a genialidade de Pelé e os dribles de Garrincha e Neymar!

O atraso reage ...

A utilíssima Federação de Futebol do Rio de Janeiro, a Ferj (que tentou impor a lei da mordaça este ano, punindo Luxemburgo por falar demais), algoz dos grandes clubes do estado, decidiu que vai reduzir as cotas de TV de Fla e Flu, se forem a campo com times reservas no estadual/16. Mais um cenário que expõe o mal que precisa vir à tona!