O Bahia está há cinco jogos sem vencer, só marcou um ponto dos últimos 15 em disputa e, consequentemente, entrou na zona de rebaixamento da Série A, em 17º lugar. Entre tantas teorias, justificativas e explicações para a queda de rendimento da equipe está o fato de ter encarado uma sequência complicada, contra times que estão na parte de cima da tabela ou até na disputa pelo título.
Nas últimas cinco partidas, por exemplo, o Bahia enfrentou Grêmio (fora), Coritiba (fora), Palmeiras (casa), Corinthians (fora) e Flamengo (casa). Curiosamente, os quatro primeiros colocados, além do Coritiba, hoje na nona colocação. De agora em diante, no entanto, restam nove jogos para o final do primeiro turno e, em sete deles, o tricolor terá pela frente equipes que estão entre a 11ª e a 20ª posição.
A próxima sequência de cinco partidas, na teoria menos complicada, se inicia com o clássico diante do Vitória, 18º colocado, domingo (2/7), às 16h, no Barradão. Depois o Bahia recebe o Fluminense (8º), visita a Ponte Preta (11º), encara o atual lanterna Avaí (20º) na Fonte e vai até Belo Horizonte enfrentar o Atlético-MG (14º), pela 15ª rodada do Brasileirão.
Ou seja, das próximas cinco partidas, quatro são contra equipes que atualmente figuram na segunda metade da tabela. Da 16ª até a 19ª rodada, os adversários serão o Santos (5º) na Vila Belmiro, Sport (15º) na Fonte Nova, Chapecoense (13º) na Arena Condá e fecha diante do São Paulo (16º) novamente na Fonte Nova.
Ao final do primeiro turno, o Bahia terá feito nove jogos em casa e 10 fora. Entretanto, vale lembrar que o time é visitante no Ba-Vi do próximo domingo. A situação se inverte no returno, quando o tricolor fará 10 partidas como mandante e nove como visitante.
Fonte: Correio 24 Horas