Postado por - Heitor Montes

Elogiando treinador, Douglas Grolli fala sobre empates em série invicta do Bahia

O zagueiro Douglas Grolli comentou a situação atual do Tricolor em entrevista coletiva na última segunda-feira (20). A equipe tem uma invencibilidade de oito jogos no Campeonato Brasileiro, mas segue próximo da zona de rebaixamento porque tem empatado bastante.

Nos oito jogos sem perder, a equipe venceu três partidas e empatou cinco, mantendo um aproveitamento de cerca de 58%. Apesar da sequência não ser perfeita em termos de pontuação, Douglas Grolli falou sobre o aumento de confiança gerado pela boa fase atual. Autor do gol do Bahia no empate contra o Cruzeiro no último domingo (19), o defensor falou que a moral da equipe, que enfrenta o Internacional na próxima quarta-feira (22), vem reforçada pelo nível das últimas atuações:

É relativo. A gente pensa de ponto em ponto, parece que as coisas não andam muito. Estamos muito tempo sem perder, mas não conseguimos nos distanciar dessa zona incômoda. Mas nos dá confiança. Às vezes, esse ponto que a gente buscou fora contra grandes equipes nos dá uma margem lá na frente. Que esse ponto possa ser importante para coisas maiores. Em um campeonato difícil como o Brasileiro, cada ponto é importante, ainda mais contra um adversário difícil, que luta por coisas grandes e fora de casa

Enderson Moreira comandou o Bahia em seis dos oito jogos de invencibilidade da equipe. Para Douglas Grolli, a chegada do treinador foi o ponto de virada para o Tricolor na temporada. Apesar do Bahia ainda não ter vencido fora de casa, as atuações da equipe como visitante têm melhorado:

Sem dúvida. Equipe que almeja coisas grandes tem que fazer pontos fora. É determinante ter boa campanha dentro e fora de casa para credenciar a brigar por coisas grandes. O que nos motiva é que temos feito bons jogos. No começo estávamos fazendo jogos apáticos fora. Isso gerava preocupação. Mas, desde a chegada de Enderson, a gente conseguiu se impor fora de casa, fazendo grandes jogos. Ontem se a gente caprichasse um pouco mais poderíamos sair com uma vitória contra um adversário difícil. Estamos no caminho certo, trabalhamos bastante. Não etmos tanto tempo, é mais na base da conversa, mas mesmo assim estamos evoluindo. Isso nos deixa feliz e motivados para buscar coisas grandes.

Além da melhora como visitante, Grolli falo que Enderson Moreira fez outras mudanças na equipe, como uma proximidade maior entre os setores. Segundo o defensor, a chegada de reforços também ajudou a elevar o número de escolhas do treinador após a parada para a Copa do Mundo:

Acho que muito se passa por confiança. Ele nos passou confiança muito grande, isso nos deixou mais solto. Taticamente fez algumas mudanças. Tem um estilo um pouco mais diferente do Guto. Acabou que esse estilo encaixou melhor com nossas peças, tivemos um aumento de rendimento. Ele é inteligente, sabe extrair o melhor de cada um. Aos pouquinhos estamos mostrando isso. Também precisávamos de reforços, o pessoal trouxe jogadores importantes, deu mais opções. Tivemos um momento com poucas opções ofensivas, muitas lesões. Agora, com mais opções, o grupo está homogêneo e estamos conseguindo bons resultados. (...) O Enderson cobra muito de linhas próximas, aproximação, atacar marcando. Ele está sempre perto. Quando os jogadores estão próximos, conseguimos minimizar o erro e corrigir um eventual deslize de um companheiro. Jogar mais próximo tem nos ajudado a manter o equilíbrio do jogo.