Postado por - Newton Duarte

Duas semanas para contratar

Novo presidente do Bahia terá apenas duas semanas para reforçar o elenco

Primeiro debate entre os presidenciáveis do Bahia


Antônio Tillemont, Rui Cordeiro ou Fernando Schmidt. Independente de quem seja o novo presidente do Esporte Clube Bahia, terá um problema incomum: apenas 15 dias para contratar jogadores e reforçar o elenco visando o resto do Campeonato Brasileiro de 2013. Essa preocupação foi comum a todos os candidatos que participaram do 1º debate televisivo, realizado pela TV Bandeirantes, no programa “Os donos da Bola”, sob o comando da jornalista Juliana Guimarães. Conforme o edital das eleições, o presidente escolhido no dia 7 de setembro tomará posse dia 09 do mesmo mês, e já que o prazo estipulado pela CBF para contratar atletas que disputarão esta temporada do Brasileiro encerra-se 23 de setembro, o novo dirigente terá que agir rápido antes de fechar a janela do mercado. O debate durou uma hora e todos os postulantes tiveram o mesmo tempo para expor suas propostas, perguntar aos concorrentes e responder as perguntas.

O debate foi dividido em cinco blocos, o primeiro com perguntas direcionadas a todos os candidatos, elaboradas pela produção da TV com ordem de resposta definida por sorteio. No segundo bloco, os candidatos puderam fazer perguntas entre si, já no terceiro, jornalistas do meio esportivo fizeram perguntas aos candidatos, o quarto e último bloco foi destinado às considerações finais.

Nesse contexto, a primeira discussão em rede aberta da televisão entre os candidatos à presidência de um dos times mais tradicionais da Bahia marcou também a resposta do clamor de décadas da torcida tricolor, uma disputa de eleição livre, democrática e transparente. Os principais pontos abordados foram referentes à situação financeira do clube, dívidas deixadas pela antiga gestão, contrato com a Arena Fonte Nova, auditoria no clube, e como fazer para aumentar a receita e atrair investidores, bem como reforçar o elenco.

“Conheço bem o mercado, e sei que há uma dificuldade neste momento. Só faltam 15 dias para se encerrar o período de contratações para o Brasileiro. Pretendo utilizar os companheiros, empresários esportivos, o conhecimento com os grandes clubes e podemos encontrar alguma coisa que ajude o clube. Em 2014, vamos planejar um time melhor para a temporada do ano que vem”, disse o empresário e radialista Antonio Tillemont, da chapa "Integridade e Transparência".

“Temos um projeto grande para o Bahia, elaborado em 2008, projeto de gestão elaborado em São Paulo. Serão implantados e vamos chegar com o projeto pronto. Já fizemos contatos com empresas. Os serviços que o Bahia irá contratar serão terceirizados com empresas competentes. Um ano e quatro meses será tempo suficiente”, afirmou o engenheiro Rui Cordeiro da chapa "Virada Tricolor”.

“Temos que trabalhar dentro do prazo. Vamos reunir o Cristóvão e a equipe de futebol com quem ele está. Temos um time de futebol que está cumprindo uma performance muito boa no Brasileiro. O tempo é curto, mas na medida em que o treinador faça suas indicações e com a equipe que vai dirigir o departamento profissional, teremos condições de buscar essas pessoas”, disse o secretário do governo do estado, Fernando Schmidt.


Fonte: Tamirys Machado – Tribuna da Bahia

Foto: Reprodução Facebook