Postado por - Newton Duarte

Dupla Ba-Vi reformula elencos para primeiro clássico do ano

Mudou tudo: dupla Ba-Vi reformula elencos para primeiro clássico do ano

Dos jogadores que devem iniciar o Ba-Vi deste domingo entre os titulares, apenas dois estiveram no último clássico: Nino, pelo Vitória, e Kieza, do lado do Bahia

Quando Vitória e Bahia entrarem em campo para disputar o primeiro clássico da temporada 2015, o torcedor verá o embate de dois times completamente modificados. Das equipes escaladas pelos então treinadores Ney Franco e Gilson Kleina no Ba-Vi realizado em setembro do ano passado, apenas dois atletas devem começar jogando neste domingo, às 16h (horário de Brasília), no Barradão: Nino, pelo lado do Rubro-Negro, e Kieza, do lado tricolor - o argentino Maxi Biancucchi, que deve ser titular neste fim de semana, entrou no decorrer do jogo no último clássico. Um reflexo claro da reformulação promovida nos dois elencos após um 2014 cheio de frustrações, que terminou com o rebaixamento dos principais clubes baianos para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Vitória venceu o último Ba-Vi, de virada, por 2 a 1 (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Vitória)

O último duelo, válido pela 23ª rodada do Brasileirão de 2014, foi vencido pelo Vitória, de virada, por 2 a 1. Kieza abriu o placar logo aos cinco minutos de jogo, após cruzamento de Pará. Kadu (que está suspenso para a partida deste domingo) empatou três minutos depois, e Luiz Gustavo sacramentou o triunfo – o zagueiro e volante deixou o Palmeiras e assinou mais uma vez com o Leão, mas ainda não está regularizado, portanto não participará do clássico. Com o resultado, o Rubro-Negro deixou a zona do rebaixamento e encerrou um jejum de oito jogos sem vencer o maior rival.

Cinco meses depois, rubro-negros e tricolores se reencontram para o primeiro duelo do ano. O cenário não é muito animador. De um lado, um Vitória pouco inspirado ofensivamente e que não transmite confiança na defesa. Do outro, um Bahia que chegou a empolgar em alguns momentos, mas que não consegue manter a regularidade nas partidas. No Campeonato Baiano, o Leão, com oito pontos, é o 2º colocado na classificação geral da competição. O time comandado por Sérgio Soares, com seis, é o 4º.

NINO MAIS DEZ

O Rubro-Negro versão 2014 entrou em campo com Gatito Fernández; Nino, Roger Carvalho, Kadu e Juan; Luiz Gustavo, Richarlyson (Mansur), Cáceres e Marcinho; Vinícius (William Henrique) e Dinei (Beltrán). O time de Ney Franco jogava em um 4-4-2, apostando na velocidade de Vinícius e nos avanços de Nino. Era uma constante também a troca de posição entre Richarlyson e Juan, mas a tática não se mostrou eficaz ao longo da competição. 

Vander é o principal nome do Vitória para o Ba-Vi (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Vitória)

O Vitória versão 2015 deve começar o clássico com Fernando Miguel; Nino, Ednei, Saimon e Euller; Amaral, Flavio e Jorge Wagner; Vander, Rogério e Neto Baiano. A equipe treinada por Ricardo Drubscky apresenta algumas semelhanças com a do ano passado, pois também usa Nino como arma pela direita e aposta na boa fase de Vander, principal responsável pela produção ofensiva do time. O meio-campo rubro-negro, no entanto, tem se mostrado pouco produtivo neste início de temporada.

KIEZA MAIS DEZ

O Bahia de Gilson Kleina entrou em campo no ano passado com Marcelo Lomba; Railan, Demerson, Lucas Fonseca e Pará; Rafael Miranda, Léo Gago (Maxi), Uelliton e Marcos Aurélio (Branquinho); Rafinha (Emanuel) e Kieza. Com três volantes, o losango formado no meio-campo era eficiente na hora de se defender (apesar das falhas nos dois gols sofridos no Ba-Vi), mas pecava na hora de atacar, sobretudo pela má fase de nomes como Léo Gago e Marcos Aurélio.

Kieza é a esperança de gols do Bahia (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)

Para o primeiro clássico do ano, o técnico Sérgio Soares deve escalar a seguinte equipe: Jean; Tony, Titi, Thales e Carlos; Wilson Pittoni, Tiago Real e Souza; Maxi Biancucchi, Kieza e Léo Gamalho. Diferente do Bahia de 2014, o time atual tem no meio-campo três jogadores que sabem trabalhar bem a bola. No ataque, Maxi Biancucchi tenta recuperar a boa fase e tem ao seu lado dois goleadores natos, sendo que Kieza, com cinco gols na temporada, é o artilheiro do Tricolor e vive ótima fase.