Postado por - Newton Duarte

Dupla de ataque é responsável por 52% dos gols do Bahia no ano

Kieza e Gamalho são responsáveis por 52% dos gols do Bahia no ano

Dos 21 gols marcados pelo time na temporada, 11 saíram deles. Confiante, a dupla promete evoluir ainda mais

Com a mudança e evolução dos esquemas táticos, a “dupla” de ataque virou algo raro no futebol brasileiro. O chamado atacante de beirada virou peça de recomposição defensiva, deixando as equipes, geralmente, com apenas um jogador isolado na frente. O Bahia, no entanto, ensaia voltar às origens ao apresentar uma parceria que vem se consolidando a cada jogo que passa: Kieza e Léo Gamalho.

Ambos têm características interessantes pra compor uma boa dupla e contribuir com o folclore futebolístico. Bons apelidos, faro de gol e carisma são apenas alguns deles. O K9 vem sendo o grande destaque tricolor na temporada. Até então são sete gols marcados.

Kieza faz gols e ainda serve Léo Gamalho de bandeja -(Foto: Arisson Marinho)

Na Copa do Nordeste, Kieza tem três gols e está atrás apenas de Magno Alves (Ceará) e Robert (Sampaio Corrêa). No Campeonato Baiano, divide a artilharia com o companheiro de ataque, Léo Gamalho, com quatro gols cada.

Além de estar brigando pela artilharia nas duas competições, Kieza tem se notabilizado por liderar o quesito assistências. Foram quatro até então, todas para Gamalho. “Rapaz, eu nunca fui jogador de dar muitas assistências. Esse ano, além de estar fazendo gol, eu tô dando passes. Tem sido um ano maravilhoso e espero que os companheiros continuem marcando, o Léo e o Maxi também”, disse o atacante, goleador bem solidário.

Kieza e Léo Gamalho são os destaques do Bahia na temporada - (Foto: Arisson Marinho)

Em breve, o Bahia vai anunciar a numeração fixa dos jogadores para 2015. Segundo Kieza, não houve briga pela camisa 9. “Isso a gente nem se preocupa, mas desde o começo do ano já foi passada a numeração e vou continuar com a nove”, contou.

Tranquilo

Sem problemas em ficar com a número 11, Léo Gamalho também exaltou a afinidade entre os dois dentro de campo. “Isso é o mais importante, não ser egoísta, colocar o Bahia acima de qualquer coisa. A gente está representando um grande clube, uma grande torcida, então o caminho é esse aí”.

Curiosamente, a única assistência que o “Ibrahimovic do Nordeste” deu na temporada foi justamente para um gol de Kieza, contra a Catuense, mostrando que o entrosamento entre os dois está cada vez melhor.

Se mantiverem o ritmo, poderão até combinar para que um seja artilheiro da Copa do Nordeste e o outro do estadual. “Isso é bom pro Bahia, quando existem jogadores disputando  a artilharia das competições. Mas independente de quem for artilheiro, vamos ficar felizes”, finalizou K9.