Baseado na Lei Pelé, Carlos Rátis confirma que todos sócios votarão
Faltam apenas quatro dias para Assembleia Geral de sócios do Esporte Clube Bahia. E, nesta terça-feira (13), durante uma entrevista à TV Bandeirantes, o interventor Carlos Rátis aproveitou a oportunidade para esclarecer determinados temas.
O principal assunto é o direito ao voto durante o encontro que, de acordo ele, terá como objetivo principal a reforma do estatuto do clube. Atualmente, em virtude do não registro do estatuto discutido no início do ano, está em vigor o mesmo utilizado desde 2008.
De acordo com o interventor, administrador nomeado pela Justiça para gerir o Bahia durante o processo de intervenção, todos os torcedores do Bahia associados ao clube poderão exercer o direito de voto, desde que estejam aptos, independentemente do tempo de carência. O que vai de encontro ao que está no estatuto da instituição.
O argumento usado por Carlos Rátis é que a quantidade de sócios do Esporte Clube Bahia, inferior ao número de 800, é incapaz de proporcionar uma eleição democrática com dois candidatos, usando assim um argumento da Lei Pelé.
- Realizamos o recadastramento até a última quarta-feira (7) e encontramos um número de possíveis eleitores menor que a formação de duas chapas. Em 2011 (reeleição de MGF), 226 sócios votaram, sendo três nulos, e elegeram 400 conselheiros, sendo que muitos deles não eram sócios. Hoje o número de eleitores é menor que a formação de duas chapas e nós teríamos que forçar a todos sócios se candidatarem. Hoje, no artigo 71 do estatuto do clube, fala-se que em caso de omissões deve-se aplicar a legislação em vigor que, para gente, é a Lei Pelé. Por isso todo sócio que estiver regular terá direito ao voto – afirmou.
Além disso, segundo Carlos Rátis, a comissão responsável pela intervenção no Bahia apresentará uma série de propostas para reformulação do estatuto no dia da assembleia, sábado (17), na Arena Fonte Nova.
Confiram a entrevista:
Votem CRISTÓVÃO para melhor Técnico do Brasileirão
Tabela interativa da Série A com atualização online
Fonte e foto: Felipe Santana - Bahia Notícias