Postado por - Newton Duarte

É Henrique, o móvel, e mais 10! Confirma Charles

Charles comenta mudanças de time com Henrique: "Tem mais mobilidade"

Kieza é vetado pelo departamento médico e não encara o Atlético-PR neste sábado. Técnico confirma que Henrique entra no time e lamenta não repetir escalação

Henrique foi escolhido para substituir Kieza (Foto: Felipe Oliveira/ Divulgação/ EC Bahia)

O atacante Kieza está fora de ação para o jogo contra o Atlético-PR. Ele não se recuperou de uma pancada nas costas durante a partida contra o Criciúma e ainda reclama de dores. Com a ausência do centroavante, Charles Fabian poderia fazer mistério e levar a decisão do substituto para o vestiário. No entanto, o treinador preferiu abrir o jogo. Henrique entra na equipe, que terá o mesmo esquema tático utilizado nas últimas rodadas.

- São distintas as características dois dois. O Kieza prende muito bem a bola, disputa mais a bola área, tem essa facilidade, é um grande finalizador. O Henrique tem mais velocidade, tem mais mobilidade. O diferencial dos dois é por aí. Um segura melhor a bola, o outro tem velocidade. Ganhamos mais mobilidade - disse o técnico após o treino desta sexta-feira, que encerrou a preparação tricolor para o jogo contra o Atlético-PR.

Escolhido por Charles, Henrique atravessa uma seca de gols. A última vez que balançou as redes, foi contra o Internacional, em setembro, pela primeira fase da Copa Sul-Americana. Desde então, o atacante vive um jejum de quase três meses. O técnico tricolor reconhece que o peso de não marcar pode atrapalhar, mas espera que Henrique ajude o time como puder.

- Atacante realmente vive de gols. Não tem como negar. Mas o Henrique é o jogador que talvez mais treina aqui. Tem muita fibra, muita dedicação. Quando acaba os treinos, pede para fazer finalização. Isso é contagiante no grupo. Em termos de trabalho, positividade. Mesmo perdendo gols, pela postura que tem nos trabalhos do dia a dia, tem o respeito dos companheiros. O gol vira detalhe. Se não ajudar com gols, que ajude correndo, se entregando os 90 minutos - afirmou.

Charles também lamentou a impossibilidade de repetir o time pela terceira vez seguida no Brasileiro. A última vez que o Tricolor usou a mesma formação em sequência foi no início do segundo turno, entre as partidas contra Botafogo e Figueirense.

- A gente tinha a oportunidade de fazer uma coisa que o Bahia talvez não tenha feito no Brasileiro deste ano. Não sei se fez ao longo do Baiano ou da Copa do Nordeste. Que é repetir a equipe pelo terceiro jogo seguido. Não fosse a ausência de Kieza, teríamos três jogos com a mesma equipe. Dentro de uma competição de peso como o Brasileiro, vale muito. Buscar o conjunto, a hegemonia da equipe. Esse é meu pensamento. Manter a mesma equipe o maior tempo possível. A intenção é essa. Dar ritmo para a equipe, conjunto para conquistar nossos objetivos - concluiu o técnico tricolor.

A partida entre Bahia e Atlético-PR está marcada para sábado, às 20h (horário local), na Arena Fonte Nova, em Salvador. A partida é de grande importância para o Tricolor, que luta para se aproximar do Z-4 com quatro pontos a menos que o primeiro time fora da zona de rebaixamento.