Postado por - Newton Duarte

'E o vento levou': Furacão devasta Bahia na Arena

Bahia perde em casa do Atlético-PR e pode cair já neste domingo

O Bahia caminha a passos cada vez mais largos para a segunda divisão nacional. O time tricolor até teve a chance de respirar um pouco neste sábado, jogando em casa e diante de um time já sem nenhuma pretensão no torneio. Não foi o suficiente: derrota por 2 a 1 para o Atlético-PR e um pé na Série B de 2015. Fahel, contra, e Bady marcaram os gols do triunfo alvinegro. Henrique ainda descontou, mas não foi o suficiente.

A derrota tem um peso enorme para o Bahia. Com 34 pontos, o time segue quatro pontos atrás do arquirrival Vitória, primeiro time fora da zona de rebaixamento, e pode cair já neste domingo. Para que isso aconteça, o Vitória teria que ganhar fora de casa do Figueirense e a Chapecoense precisaria ganhar do Botafogo, em Santa Catarina.

O duelo deste sábado, porém, mostrou que o fantasma do rebaixamento está mesmo rondando pelos lados da Fonte Nova. O primeiro gol do Atlético-PR foi a prova mais clara disso. Aos 14 minutos, Fahel subiu sozinho na área adversária e cabeceou com perfeição, mas a bola caprichosamente foi para foram. Dois minutos depois, o mesmo Fahel viu a bola bater em seu ombro e entrar contra as próprias redes.

O segundo gol paranaense também foi bem parecido. Aos 24, Lucas Fonseca ganhou pelo alto e só não deixou tudo igual no placar porque Weverton fez um milagre. No contra-ataque, Bady recebeu na entrada da área, tirou do zagueiro e bateu cruzado, sem muitas chances para Marcelo Lomba.

O Bahia ainda tentou responder rápido e diminuiu em cruzamento de William Barbio e finalização de Henrique para o gol vazio. No lance seguinte, quase empatou, mas de novo parou em um milagre de Weverton. O mesmo Henrique ficou na cara do gol, mas acabou abafado pelo arqueiro rival. O juiz também não colaborou muito e deixou de dar dois pênaltis para o time da casa. Não era mesmo o dia do Bahia. Não era mesmo o ano do Bahia.

Se o rebaixamento for confirmado, o Bahia voltará à segunda divisão após quatro anos. O próximo compromisso tricolor é no próximo domingo, diante do Grêmio, de novo na Fonte Nova.

Já o Atlético-PR segue cumprindo tabela na competição. Com 50 pontos, a equipe até ganha a posição do Santos e sobe para oitava, mas não tem mais nenhuma chance de se classificar para a Libertadores e muito menos de ser rebaixado.