Postado por - Newton Duarte

'Edição' de matéria cria problema para Anderson Silva; Entenda

Anderson Silva nocauteou ou não um colega de treino?

O que parecia ser uma simples reportagem sobre a preparação de Anderson Silva para seu retorno ao UFC mais de um ano depois de sua grave lesão na perna tomou contornos de crise. Quem assistiu ao Esporte Espetacular do último domingo pôde ver uma sessão de sparring de cinco rounds do ex-campeão dos médios. Em dado momento, ele aparentemente nocauteou seu parceiro de treino Douglas Moura.

Pelo menos foi essa a impressão que a edição da cena passou, assim como a narração feita pelo repórter Régis Roesing. No mundo das lutas, pega um pouco mal para um atleta nocautear um parceiro de treinamento. Por mais que um sparring seja uma simulação de combate, você não ataca seu rival com força o suficiente para nocautear.

Nesta quarta-feira, dois lados falaram sobre o ocorrido, para tentar diminuir a polêmica em torno de um lance que deve ter sido corriqueiro.

“Anderson não faria isso nunca, especialmente com um cara que ele se importa tanto. Douglas não estava completamente nocauteado. Anderson apenas o acertou, pois ele está se preparando para a luta”, minimizou Jorge Guimarães, o Joinha, um dos empresários do Spider, em entrevista ao site MMA Junkie.

“Ele está treinando um pouco mais intensamente do que antes. Ele está muito calmo, como sempre, mas com muita vontade de voltar ao octógono”, completou Joinha. “Talvez não tivessem de ter filmado um sparring. Eles pegam pesado nesses treinos.”`

Já o outro envolvido na história tem uma versão um pouco diferente. Em conversa com o MMA Fighting, Douglas Moura explicou que não foi nocauteado, apenas ficou zonzo com a joelhada de Anderson. “Eu não perdi a consciência, só estava tonto. Logo em seguida, me recuperei, me levantei e continuei treinando. Não foi nada de mais.”

“Eles não fizeram um bom trabalho de edição [do vídeo]. Nunca aconteceu um nocaute. Estávamos lutando e quando ele viu que eu estava zonzo, não me bateu de verdade. Estava me dando tempo de me recuperar. Da maneira que mostraram, pareceu que ele queria me machucar. A Globo fez um trabalho muito pobre de edição”, finalizou.