Postado por - Heitor Montes

Edigar Junio acredita no acesso e quer Bahia otimista

De acordo com o matemático Tristão Garcia, Bahia tem 31% de chances de acesso. Tricolor encara o Vila Nova na sexta, no Serra Dourada, pela 34ª rodada da Série B

Edigar Junio confia no acesso tricolor para a Série A (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia/Divulgação) Edigar Junio confia no acesso tricolor para a Série A (Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia/Divulgação)

Nos cálculos do matemático Tristão Garcia, divulgadas no site Infobola, o Bahia tem 31% de chances de conquistar o acesso para a elite do futebol nacional ao fim da temporada. O número pode aumentar ou diminuir de acordo com o desempenho do time na próxima sexta-feira, diante do Vila Nova, no Serra Dourada, pela 34ª rodada da Série B.

Para uns, a matemática é um grande indicador acerca do futuro dos times. Outros acreditam que a fé e o otimismo podem provocar uma reviravolta até mesmo na ciência dos números. Edigar Junio é um dos que creem no sucesso tricolor, apesar de outros rivais apresentarem estatísticas mais favoráveis para o acesso.

O jogador se inspira no passado para manter a confiança. Lembra mais exatamente do ano de 2014, quando conseguiu subir de divisão e foi campeão da Série B com o Joinville. A campanha de dois anos atrás serve de espelho, e mesmo com o Bahia fora do G-4, ele mantém a esperança de que é possível até brigar pela primeira posição da tabela.

A gente tem que lembrar das coisas boas, trazer para gente o que foi bom. Isso pode vir à tona. Necessitamos conquistar o objetivo, primeiro subir, depois se tiver chance o título... Espero que a gente esteja com humildade, pés no chão, para chegar nos jogos e fazer os três pontos

O rival tricolor na próxima rodada da Série B tem chances remotas de conquistar o acesso. Com cinco jogos a disputar, o Vila Nova está a oito pontos do G-4 e 16 do Z-4. O risco de rebaixamento não existe mais, e, segundo o Infobola, o time goiano tem 1% de probabilidade de subir para a Série A. Edigar Junio não espera uma partida fácil por conta da situação do adversário. Para o atacante, é preciso manter a concentração e criar meios para sair do Serra Dourada com três pontos.

Eles têm uma camisa a defender. Se fosse do nosso lado, teríamos que defender nossas cores. Eles vão vir para ganhar, temos que estar conscientes para fazer uma grande partida e enfrentar o adversário independente de como ele vier.

Ainda sobre números, Edigar Junio tem motivos para se orgulhar da temporada 2016. O atacante é o segundo em número de partidas do elenco tricolor no ano – esteve em campo 42 vezes e perde apenas para Juninho, com 53 jogos. Além disso, ele é o vice-artilheiro da equipe, com 13 gols marcados, sendo cinco na Série B [Hernane está na ponta do ranking, com 19 gols]. Os índices poderiam ser melhores, não fossem as lesões musculares que o impediram de atuar no mês de junho.

Acredito que as lesões me atrapalharam no primeiro turno. Sempre acreditei que poderia dar o melhor trabalhando firme, o que é o mais importante. Com a ajuda dos companheiros, com a força que me deram, trabalho da fisioterapia, preparação física. Tudo influenciou para que eu voltasse a jogar bem e ajudasse o Bahia

Com 53 pontos, o Bahia ocupa a quinta colocação da Série B, um ponto atrás do Náutico, quarto colocado. O Vila Nova é o 11º, com 46 pontos.

Fonte: Globo Esporte