Postado por - Heitor Montes

Edson relembra passado humilde e como se tornou jogador de futebol por acaso

Nada mais comum que encontrar nos variados campos de várzea espalhados pelo Brasil garotos de origem humilde que sonham um dia se tornar jogadores de futebol. Motivados pelo desejo de conquistarem melhores condições financeiras para suas famílias e, claro, tornarem-se tão grandes quantos seus ídolos, esses garotos buscam no esporte a chance de mudar completamente suas realidades. Mas a lógica nem sempre é essa. Embora também tenha um passado difícil e de privações, o volante do Bahia, Edson, não sonhava com o mundo glamoroso do futebol. Ele não procurou o sucesso no esporte. Simplesmente aconteceu.

Veja a entrevista no vídeo abaixo

Edson é natural de Touros, município localizado no Rio Grande do Norte, a 85 km de distância da capital Natal. De origem humilde e com uma família grande, formada por mais oito irmãos, o volante ajudava a formar a renda familiar de várias formas: trabalhou como padeiro, ajudante de pedreiro, também em fazendas, cuidando de gado, e em feiras. Morador de um bairro marcado pela violência e drogas, perdeu amigos para o tráfico. Até hoje tem um irmão que não largou o vício. Edson não ficou imune a tudo isso e, como mesmo diz, também “fez coisas erradas” que se arrepende até hoje.

Diante desta realidade, nada mais natural que o menino de Touros procurasse no futebol a chance de mudar de vida. Mas não foi bem assim. Ele não tinha essa intenção até a oportunidade surgir. Como praticava tudo quanto era esporte, teve o talento visto por um vereador da cidade e, então, recebeu o convite para passar por uma peneira no ABC. De forma despretensiosa, se arriscou no teste incentivado por alguns amigos. Foi o único a passar. A partir daí, por acaso, a vida de Edson começou a mudar completamente.

- Eu jogava tudo. Jogava salão, jogava beach soccer, jogava minicampo, campo grande. Jogava tudo e um certo dia, um vereador me convidou para fazer uma peneira no ABC. Só que aí eu não tinha tanto aquele negócio de ser jogador de futebol que toda criança tem. Eu não tinha tanta ambição para ser jogador de futebol. Só que foram eu e mais quatro amigos e só eu passei. Aí as coisas foram acontecendo e a gente está aqui para contar história – relembra Edson.

Assim, meio sem querer, Edson deixou Touros para ganhar o mundo e agora, sim, planeja a vida no futebol. Titular no Bahia, o volante almeja chegar um dia à seleção brasileira. Com estas e muitas outras histórias para contar, o Vingador de Touros, como é chamado na cidade, resumiu algumas delas em um bate papo com o GloboEsporte.com.

Fonte: Globo Esporte