Postado por - Newton Duarte

Eleições no Bahia terá Tablet eleitoral e mais de sete mil sócios aptos a votar

Tablet eleitoral e mais de sete mil sócios aptos: as eleições no Bahia

Sócios em dia devem retirar entre está quinta (4) e o próximo sábado (6) para a retirada dos cartões de acesso à Fonte Nova no dia da eleição, no próximo dia 13

Ao aprovar o estatuto que previa eleições diretas, em 2013, os sócios do Bahia se gabaram de ter o clube com regime político mais moderno do país. Nesta quarta-feira, a modernidade deu mais um passo no Tricolor. Em entrevista concedida no Fazendão, o presidente da comissão eleitoral, Milton Jordão, deu detalhes sobre o pleito marcado para o próximo dia 13. O processo contará com o apoio da tecnologia, com utilização de tablets eleitorais no lugar das urnas para computar os votos. De acordo com Jordão, as urnas utilizadas nas eleições deste ano, não foi liberadas pelo TRE, o que fez o clube partir para uma nova opção.   

- Não podemos usar as urnas eletrônicas. O TRE indeferiu nosso pedido. Buscamos uma alternativa que tenha segurança e agilidade. Em tempos de informática, temos que ter essa agilidade. Existe um sistema que é um tablet similar a uma urna. Vão aparecer as fotos e números dos candidatos. O eleitor não terá nenhum tipo de dúvida ou incerteza. As chapas tiveram acesso e poderão contratar auditoria para testar o sistema. Os candidatos tiveram uma tarde para tirar as duvidas e tem a oportunidade de fazer a auditoria antes e após – disse.

Milton Jordão conversou com a imprensa sobre o processo eleitoral do Bahia (Foto: Thiago Pereira)

De acordo com o presidente da comissão eleitoral, cerca de 7.200 sócios estão aptos a participar do pleito do dia 13 de dezembro. No entanto, este número pode aumentar, uma vez que a lista ainda passa por novas atualizações. Os sócios inadimplentes tiveram até o último dia 30 para regularizar a sua situação. Os já aptos devem retirar a partir desta quinta-feira os cartões de acesso. A retirada acontece entre os dias esta quinta e o próximo sábado, dia 6, das 9h às 17h, no estacionamento EDG do estádio da Fonte Nova, com entrada pela Ladeira da Fonte das Pedras. É necessário levar apenas documento oficial com foto e CPF. O cartão dá acesso ao local de votação. No entanto, o sócio terá que apresentar o documento oficial para o mesário que vai conferir se ele está apto a votar.  

Jordão fez um breve resumo do processo eleitoral até o momento. Ele explicou que as maiores dificuldades da comissão eleitoral são com as análises dos nomes dos candidatos ao conselho do clube. Uma vez que cada chapa tem 100 inscritos, e a comissão tem seis chapas sob análise.

- Foi aberto o edital, publicado o regulamento. Inscreveram-se candidatos a presidente e conselho. Homologamos os candidatos aptos em número de oito. Rui Cordeiro apresentou renuncia. No conselho, que é mais trabalhoso, uma vez que cem candidatos apresentam cada um dez documentos. Temos seis mil documentos para analisar e estão sendo analisados. Fizemos a prorrogação de prazo para não haver supressão de direitos. Dois dias foi impossível para uma parte. O prazo se encerra nesta quinta. Estamos em análise sobre as chapas que até dia 5 homologaremos. Definimos o quadro e presidente e de quadro do conselho, além do sistema eletrônico. Vale destacar que é esse é o mesmo sistema utilizado pela ordem dos advogados do Brasil. Vota em um tablet com segurança maior do que na urna eletrônica – disse.

Além disso, Jordão divulgou as regras da propaganda eleitora. A comissão fez vetos a vários tipos de propaganda. De acordo com o presidente da comissão, a ideia é impedir que candidatos com maior poder aquisitivo tenham vantagem.  

- Regras gerais de propaganda são visando uma maior democratização. Proibimos publicidade por meios eletrônicos. Tem que fazer a divulgação utilizando os meios que dispõem. Vetamos outdoor, busdoor. Qualquer forma de divulgação que dê privilégio ao poderio econômico. Caso isso seja descumprido, temos penas. Nosso regulamento prevê até a perda do registro. A comissão pode caçar a candidatura – avisou.  

Ainda de acordo com Jordão, quatro chapas já cumpriram os requisitos. Enquanto outras duas ainda precisam cumprir. A homologação será feita de forma conjunta com as chapas aptas na próxima sexta-feira. - Em relação às chapas homologadas, não existe nenhuma. Faremos todas no dia 5 de dezembro. O que existe são chapas que cumpriram nossos requisitos. Quatro chapas: Revolução, Integridade, Voz do Campeão e Nova Ordem. Esses documentos estão sendo analisados. Ainda faltam duas chapas: Simplesmente Bahia e Virada Tricolor. Recebidos esses documentos, faremos uma publicação única no dia 5 – explicou.