Postado por - Newton Duarte

Elenco Tricolor acusa cansaço após sucessivas decisões

Com mais três decisões, atletas do Bahia admitem exaustão em reta final

Jogadores estão em maratona de jogos decisivos pela Copa do Nordeste e Campeonato Baiano

O clima no Bahia é de ansiedade e exaustão. Os jogadores estão visivelmente desgastados, principalmente por causa da maratona de partidas decisivas, mas vão precisar ter muita perna para superar seus limites diariamente e levantar os troféus das duas finais que estão em disputa: Campeonato Baiano e Nordestão.

Ontem, antes do treino no Fazendão, o volante Souza admitiu que a sequência de jogos importantes aos quais o grupo está sendo submetido faz com que eles se doem mais do que aguentam. “Claro que todo jogador sente a maratona de jogos, isso é normal. Mas agora temos jogos decisivos e ainda temos que passar por cima disso. Não dá tempo de recuperar totalmente. É puxado demais”, admite.

Souza admite desgaste, mas quer passar por cima para ser campeão – Felipe Oliveira/Divulgação/ECB

Amanhã, o Bahia tem mais uma decisão. Enfrentará o Vitória da Conquista, fora de casa, no jogo de ida da final do Campeonato Baiano, às 16h. O clima no adversário é um dos melhores possíveis. Totalmente focado no estadual, já que não disputa nenhuma outra competição, o Bode teve uma semana de preparação para a partida. Além disso, não tem nenhum desfalque para o jogo diante do tricolor.

“A gente vai estar mais desgastado que eles. Não sabemos como vai ser o jogo lá, mas vamos tentar impor nosso ritmo mesmo jogando fora. Sabemos que eles têm um time qualificado”, reconhece Souza.

A exaustão, no entanto, não deve fazer com que o técnico Sérgio Soares poupe nenhum jogador em Vitória da Conquista. Aliás, quando o assunto é uma possível folga no momento decisivo, Souza se esquiva do assunto. “Eu não sei de nada (risos)! Sérgio que é o treinador, ele é quem decide. O que ele optar, a gente vai acatar. Se ele precisar usar todo mundo no jogo, não tem problema, não”, avisa.

Outro que admite o esgotamento físico da equipe é o meia Tiago Real. Assim como Souza, o atleta também é fundamental no esquema tático de Soares e sofre com o ritmo intenso. “Falar que a gente está desgastado é chover no molhado. Isso é algo que já vem sendo citado por várias equipes, em vários momentos do ano, em várias competições. É uma pegada muito forte. Neste mês de abril, jogamos vários jogos decisivos, quarta e domingo. O jogo decisivo já te desgasta mais e aí, três dias depois, já tem outro jogo decisivo. Não é fácil”, confessa o meia.

Por outro lado, Tiago agradece por estar vivendo um momento tão atribulado. “Graças a Deus que a gente está tendo esse desgaste. Eu prefiro passar por isso do que estar em casa, parado. Ficar sem calendário deve ser muito pior. Então, prefiro ter esse desgaste. Vamos nos superar quanto a isso e lutar bastante para que possamos trazer esses dois títulos que ainda estão em aberto”, completa.

Nos próximos oito dias, o Bahia ainda fará três jogos decisivos. Após enfrentar o Conquista amanhã, vai a Fortaleza na próxima quarta jogar com o Ceará pela volta da final da Copa do Nordeste. Já no domingo, dia 3 de maio, pega de novo o Bode, na segunda partida da decisão do estadual, na Fonte.