Postado por - Newton Duarte

Elogiando a base do Bahia, Souza comenta chance de estreia Lateral

Souza comenta chance de estreia de garoto e elogia base do Bahia

Sem poder contar com Vítor, suspenso, e João Paulo, machucado, Tricolor terá novidade na lateral para a partida contra o Santa. Ávine e Juninho disputam posição

"O pessoal da base tem totais condições de chegar e assumir a posição", diz Souza (Foto: Felipe Oliveira)

Em meio as tantos mistérios na escalação para a partida deste sábado, contra o Santa Cruz, uma coisa é certa no Bahia: haverá mudança na lateral esquerda. Com Vítor Costa suspenso e João Paulo vetado pelo departamento médico, o Tricolor terá um novo titular para o setor. Entre as opções do técnico Charles Fabian aparecem o veterano Ávine e o garoto Juninho, este último recém-promovido das categorias de base do Esquadrão.

Charles até fechou grande parte dos treinos ao longo da semana e não revelou quem começará jogando neste sábado, mas Juninho tem boas chances de ser titular. Embora, teoricamente, Ávine levasse vantagem sobre o garoto em razão da experiência e qualidade técnica, a condição física por ter se recuperado recentemente de lesão pesam sobre o veterano. Na entrevista coletiva desta sexta-feira, o volante Souza comentou o assunto e, com bom humor, despistou sobre quem deve jogar.

- Você quer que eu escale ele né? [risos] Como o treino foi fechado, não dá para falar muita coisa. Mas todos os meninos da base, quem for subindo, a gente vai estar lá para ajudar e passar experiência. A gente sabe que o pessoal da base tem totais condições de chegar e assumir a posição de titular - opina Souza.

Você quer que eu escale ele né? [risos] Como o treino foi fechado, não dá para falar muita coisa. Mas todos os meninos da base, quem for subindo, a gente vai estar lá para ajudar e passar experiência. A gente sabe que o pessoal da base tem totais condições de chegar e assumir a posição de titular

Souza,

volante do Bahia

Além da disputa na lateral, no Bahia também há expectativa sobre quem começará jogando no ataque. Charles não revelou se o time jogará com três ou dois atacantes. Neste último caso, Maxi Biancucchi e Roger brigam por uma vaga ao lado de Kieza. Para Souza, seja quem for o titular, é importante que os homens que jogam atrás estejam preparados para ajudar o grupo da frente a decidir o jogo.

- Tem grandes atacantes: Maxi, Roger, Kieza, Jeam, João Paulo, Zé Roberto, entre outros. A gente tem jogadores que podem decidir lá na frente. Lá atrás, a gente tem que estar bem postado para ajudar o ataque e a defesa. Espero que amanhã eles estejam em um bom dia.

Mas, caso o pessoal lá na frente não decida, Souza também pode ser a solução, principalmente no caso de uma cobrança de falta. Contudo, embora tenha como uma de suas principais características a qualidade para chutar a bola, o volante reconheceu o queda de rendimento neste fundamento nos últimos jogos.

- Eu sou um dos que cobram falta. Não sou o que chega e diz que vai cobrar. Se alguém estiver disposto  [a cobrar falta, tudo bem]. Tem o Rômulo que também cobra falta. Quem achar melhor que deve cobrar falta, sem problema algum. [...] Realmente, eu estou muito abaixo [no aproveitamento em cobranças de falta]. Sei que tenho aproveitamento bom na falta. Tenho procurado treinar. Mas ainda tem tempo de fazer gol de falta. Mas agora é o momento decisivo, tem que estar preocupado em ajudar a equipe e nao a si próprio. As coisas vão acontecer naturalmente. A gente ajudando a equipe vai crescer também durante a partida.

A partida entre Bahia e Santa Cruz está marcada para as 16h30 de sábado (horário de Salvador), na Arena Fonte Nova. O Tricolor está em 5º lugar na Série B, com 54 pontos, dois a mais que o Santa, 7º colocado. Confira aqui os preços dos ingressos.

Souza Bahia x Sport Copa do Nordeste (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

Souza reconhece queda de rendimento nas cobranças de falta, mas mostra confiança para voltar a marcar (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

FATOR TORCIDA

- A gente sabe que o torcedor é importantíssimo nessa reta final de decisões. A gente sabe que o torcedor do Bahia é fanático, nunca abandonou o time e nunca vai abondanar. A gente fica muito feliz e motivado para esse jogo.

TIME PRONTO?

No jogo contra o Botafogo, ninguém jogou bem. A gente treinou essa semana, o professor Charles sabe qual a melhor formação para mostrar em campo contra o Santa Cruz. O que a gente sabe é que todo mundo está aí para ajudar, pronto e disposto. A gente espera agora que possa voltar com tudo.

PRESSÃO DA TORCIDA ATRAPALHA?

- Acho que não. A gente sempre pede o apoio do nosso torcedor e eles sempre estão aí nos ajudando. E agora eles vão estar lá enchendo a Fonte Nova. A gente precisa estar tranquilo, equilibrado, para poder fazer o melhor dentro de campo e nos momentos decisivos não estar nervoso. Tenho certeza que eles vão jogar com a gente também.