Postado por - Newton Duarte

Em 2014, Bahia faz a pior campanha desde que subiu para a Série A

Bahia tem em 2014 a pior campanha desde que subiu para a Série A

Tricolor precisa de 16 pontos para atingir a pontuação considerada ideal por matemáticos para evitar o rebaixamento. Time baiano está no Z-4 com 30 pontos

O Bahia não tem motivos para se orgulhar da campanha na Série A de 2014. Nesta temporada, o Tricolor registrou o pior desempenho no Campeonato Brasileiro desde que retornou para a elite do futebol nacional, em 2011. Com 30 pontos, o time baiano ocupa a 18ª colocação da tabela de classificação e luta para não encerrar o ano rebaixado para a Segunda Divisão.

Em quatro anos consecutivos na Série A, o Bahia nunca havia encerrado a 29ª rodada no Z-4, como fez nesta temporada. A pior posição do histórico recente da equipe restando nove jogos para o fim do Brasileiro tinha sido em 2012, quando ficou na 16ª colocação com 35 pontos, oito à frente do Sport, primeiro time da zona de degola na ocasião.

Tabela  desempenho do Bahia no Brasileirão 

Desde que voltou para a Série A, Bahia nunca conseguiu mais que 12 pontos nas últimas rodadas

No ano de 2011, o Tricolor também chegou na 30ª rodada com 35 pontos. Na época, o Bahia ocupava a 14ª posição e tinha cinco pontos de vantagem para o Atlético-MG, 17º colocado. Já na temporada passada o time baiano teve um rendimento melhor. Sob comando de Cristóvão Borges, a equipe entrou na reta final do Brasileiro com 36 pontos. A distância para a zona de degola, contudo era menor. O Esquadrão tinha quatro pontos a mais que o Criciúma, primeiro time do Z-4.

Para se salvar do rebaixamento neste ano, o Bahia precisará de um novo recorde, desta vez positivo. O time baiano terá que somar 16 pontos nos nove jogos restantes para alcançar a pontuação que matemáticos consideram ideal para evitar a queda de divisão. Desde 2011, o Tricolor nunca conseguiu mais do que 12 pontos na reta final do Brasileiro. Além de uma corrida para salvar a própria vida, as últimas rodadas da Série A prometem ser um teste de superação para a equipe de Gilson Kleina, com nove decisões pela frente para definir o futuro do clube em 2015.