Postado por - Newton Duarte

Em busca de recuperação, Flu e Bahia medem forças no Maracanã

Em busca de recuperação, Flu e Bahia medem forças no Maracanã

Rivais venceram um jogo nos últimos sete e oito jogos respectivamente e lutam para voltar a ter as alegrias do início do Campeonato Brasileiro

Antes da paralisação para a Copa das Confederações, o Fluminense lutava pela liderança do Campeonato Brasileiro, enquanto o Bahia figurava no meio da tabela. No retorno, o clube baiano engrenou uma grande sequência e alcançou o G-4. Já o Flu viveu momentos de incerteza. Atualmente, os dois clubes estão mal. Os cariocas venceram um jogo em oito enquanto os baianos conseguiram uma vitória em sete. É nesse clima de ir em busca da recuperação que os rivais se enfrentam na noite deste sábado, às 18h30m (de Brasília), no Maracanã.

Apesar da posição ruim na tabela, o clima no Fluminense melhorou. Na quarta-feira, o time empatou com o Atlético-MG no Independência, mas teve a melhor atuação sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, que assumiu o time há 11 jogos. O treinador implementou um esquema no qual utiliza a velocidade dos garotos de Xerém. Ele elogiou a entrega dos jogadores e disse que todos finalmente entenderam o espírito necessário para conseguir os pontos.

Os torcedores devem comparecer em grande número, já que a diretoria fez uma promoção de ingressos para este sábado. Além disso, caso Portuguesa e São Paulo saiam vitoriosos de suas partidas, o Fluminense voltará a estar na zona de rebaixamento.

O Bahia vai a campo para tentar apagar a má impressão deixada no mês de agosto. Dos cinco jogos realizados no mês passado, o Tricolor conseguiu vencer apenas um. Foram ainda três derrotas e outro empate. Com a queda de rendimento, o time que lutava pelas primeiras colocações viu a zona de rebaixamento se aproximar. No fim do primeiro turno, apenas quatro pontos separam a equipe baiana do Z-4.

Fluminense: Vanderlei Luxemburgo gostou da formação utilizada na partida contra o Atlético-MG e irá mantê-la. Sem Rhayner, o técnico deve optar por Marcos Junior como titular, já que as características são semelhantes. A outra dúvida é sobre a utilização de Rafael Sobis desde o início. Samuel deve ser escalado. O Fluminense entra em campo com: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Anderson e Carlinhos; Edinho, Willian, Rafinha e Wagner; Marcos Junior e Samuel (Rafael Sobis).

Bahia: Cristóvão Borges não revelou o time que vai jogar neste sábado. O treinador não fez nenhum trabalho tático depois do último jogo e disse que poderia manter o esquema com três zagueiros para a partida. Certeza é a saída de Madson, que sequer foi relacionado para a viagem ao Rio de Janeiro. O Bahia deve jogar com: Marcelo Lomba; Demerson (Angulo), Titi e Lucas Fonseca; William Barbio, Fahel, Feijão, Hélder e Raul; Wallyson e Fernandão.

Fluminense: Rhayner está fora por cumprir suspensão. Fred, Leandro Euzébio, Digão, Marcelinho, Wellington Silva, Jean e Diguinho seguem em recuperação no departamento médico do clube.

Bahia: desfalque durante toda a temporada, o lateral Ávine segue em São Paulo para tratar de um problema no joelho. Marquinhos Gabriel e Rafael Miranda foram vetados pelo departamento médico por conta de lesões musculares. Anderson Talisca está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Fluminense: Diego Cavalieri, Fred, Gum, Igor Julião, Leandro Euzebio, Rafael Sobis e Rhayner

Bahia: Demerson, Fernandão, Hélder, Jussandro, Rafael Miranda e Raul

Ricardo Marques Ribeiro (MG) apita a partida, auxiliado por Carlos Berkenbrock (SC) e Marcus Vinícius Gomes (MG). O árbitro atuou em seis partidas deste Brasileiro, sendo duas do Fluminense: a vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-PR e o empate em 1 a 1 com a Ponte Preta. Sua média de cartões amarelos é de 4,2 por jogo e ele não aplicou nenhum vermelho. Ricardo Marques já apontou três pênaltis na competição e tem média de 32 faltas assinaladas. O campeonato tem média de 4,2 cartões amarelos e 0,3 cartão vermelho por jogo. São 34,5 faltas por confronto e um pênalti a cada cinco duelos.

Fluminense: de volta ao Maracanã, a equipe tricolor precisa interromper a sequência de maus resultados no estádio. Foram duas derrotas e um empate nos últimos três jogos em casa, que ajudaram a deixar o Flu à beira do Z-4. E todo o cuidado é pouco, principalmente com os cartões vermelhos, já que o time carioca teve cinco atletas indo para o chuveiro mais cedo no Brasileirão, perdendo nesta estatística apenas para o São Paulo. Na quarta-feira passada, no empate por 2 a 2 frente ao Atlético-MG, Rhayner foi o último dos expulsos.

Bahia: se os vermelhos são problema para o Flu, as faltas e cartões amarelos vêm sendo o calcanhar de Aquiles do Tricolor baiano. Dos cinco jogos mais faltosos do campeonato, o Bahia fez parte de três deles. Ao todo, a equipe nordestina teve 371 infrações marcadas contra si, o que lhe garante um desagradável primeiro lugar geral. Nos amarelos, outra indesejada liderança com 48 jogadores advertidos. Sete de seus atletas já foram suspensos pelo terceiro cartão em 2013.

Memória: Bahia supera Fluminense antes de conquistar Brasileiro de 88

Em jogo com mais de 110 mil pagantes, Tricolor baiano supera Flu na semifinal antes de levantar taça diante do Inter. 'É Gol!!!' relembra duelo

Fluminense e Bahia se enfrentam neste sábado, às 18h30 (de Brasília), no Maracanã, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. As duas equipes tentam a recuperação na tabela. Situação bem diferente da que viviam há 25 anos. Em 1989, os Tricolores carioca e baiano disputavam a semifinal do Brasileirão de 88, chamado de Copa União. Após um empate sem gols no primeiro jogo, no Rio, o Bahia bateu o adversário por 2 a 1, de virada, na Fonte Nova, conquistando vaga na final e posteriormente o título (superou o Internacional). Na expectativa pelo jogão deste fim de semana, o "É Gol !!!" relembra esse confronto histórico (assista ao vídeo).

No dia 12 de fevereiro de 1989, num domingo de muito sol em Salvador, 110.438 mil torcedores (recorde de público no campeonato) compareceram à Fonte Nova para empurrar o Bahia, treinado por Evaristo de Macedo. A equipe anfitriã conquistou a vitória com gols de Bobô e Gil Sergipano. Washington fez o único do Flu na partida.

Evaristo de Macedo (Foto: Reprodução/SporTV)

Evaristo de Macedo era o técnico do Bahia na campanha do título de 1988

No primeiro tempo, o Fluminense começou bem no jogo e abriu o placar logo aos 2 minutos de jogo, com Washington. O atacante recebeu ótimo lançamento na área, fez o giro e marcou. O sofrimento baiano durou 18 minutos. Aos 20, o time da casa teve uma falta no lado direito da área adversária. A bola foi alçada na área, e Bobô subiu mais que todo mundo para deixar tudo igual.

No segundo tempo, os visitantes continuaram pressionando e desperdiçaram uma ótima oportunidade com Paulinho Andrioli, após falha do goleiro Ronaldo. Mas a máxima do futebol “quem não faz leva” novamente se fez presente. Logo aos 10, Charles fez linda jogada individual pelo lado direito, foi à linha de fundo e cruzou na área. A zaga do Flu ainda tirou para o meia da área, mas Gil Sergipano acertou um belo chute para virar o marcador. Na comemoração, houve invasão de campo e o jogou foi paralisado pelo árbitro Dulcidio Vanderlei Boschilia. No retorno, o Bahia ainda teve chance de ampliar com Marquinhos, Bobô e Charles, mas o jogo terminou: 2 a 1

header as escalações 2 (Foto: arte esporte)

Bahia: Ronaldo, Trantini, Newmar, Claudir, Paulo Róbson, Paulo Rodrigues, Gil, Bobô, Zé Carlos, Charles, Marquinhos. Técnico: Evaristo de Macedo.

Fluminense: Ricardo Pinto, Carlos André, Édson Mariano, Edinho, Eduardo, Jandir, Donizete Oliveira, Paulinho Andrioli, Romerito (Zé Maria), Washington, Cacau (Sílvio). Técnico: Sérgio Cosme.

Fluminense e Bahia empatam sem gols

No Maracanã, Fluminense e Bahia ficaram num empate de 0 a 0, em jogo válido pela partida de ida da semifinal do Brasileirão de 1988. Por ter a melhor campanha, o time visitante levava vantagem no confronto porque tinha a vantagem de dois empates.

header as escalações 2 (Foto: arte esporte)

Bahia: Ronaldo, Trantini, João Marcelo, Claudir, Paulo Róbson, Paulo Rodrigues, Gil, Bobô (Dico Maradona), Zé Carlos, Charles (Osmar), Sandro. Técnico: Evaristo de Macedo.

Fluminense: Ricardo Pinto, Carlos André, Édson Mariano, Edinho, Edgar, Jandir, Donizete Oliveira, Romerito, Paulinho Andrioli, Cacau (Sílvio), Washington. Técnico: Sérgio Cosme.


Fonte: GE.COM e É Gol!!! (Arte SporTV)

Foto: Reprodução/SporTV