Postado por - Newton Duarte

Em coma e respirando por aparelhos, ainda resta um milagre

Esquadrão possui chances remotas de ficar na Série A; veja o que é preciso

Na atual conjuntura, além vencer seus dois próximos jogos, o Esquadrão precisa torcer por tropeços de Vitória e Palmeiras

Quem ainda quiser acreditar no Bahia, tem que fazer muita conta. Além disso, se prender a todos os tipos de fé e religiões. E, de preferência, na hora de fazer o pedido, é prudente pedir que não só o Bahia seja iluminado, como os adversários sejam ‘amarrados’.

A matemática é bem complicada. Na atual conjuntura, além vencer seus dois próximos jogos, contra o Grêmio, no domingo, às 18h30, na Fonte Nova, no dia 7/12, contra o Coritiba, às 16h, na capital paranaense, o Esquadrão precisa torcer por tropeços de Vitória e Palmeiras, os dois únicos times os quais ele pode ultrapassar.

O rival ainda poderia empatar os dois jogos restantes, contra Flamengo, sábado, às 20h, na Arena Amazônia, e contra o Santos, no dia 7, às 16h, no Barradão. Já o Palmeiras teria que perder os dois que restam, contra o Inter, também sábado, às 18h30, no Beira-Rio, e contra o Atlético-PR, dia 7, às 16h, em São Paulo.

No entanto, o técnico Charles Fabian, após a derrota de sábado, já praticamente jogava a toalha. “A probabilidade de escapar é muito pequena. Os números dizem. Quando se analisa a tabela, vemos que as chances são mínimas. Não sou louco de falar que temos boas chances”, declarou.

Já o lateral Rafael Galhardo lembrou que as campanhas recentes do Bahia na Série A tem algo em comum e parecem ter sido esquecidas pelos cartolas tricolores. “Que hoje (sábado) possa servir de lição para o clube. Que o Bahia, a partir de agora, tenha uma diretoria capaz de montar um time mais forte. O Bahia colheu o resultado de estar brigando para não cair há três anos”, analisou o jogador.

Por outro lado, o jovem Bruno Paulista, que saiu bastante abatido da partida, era um dos poucos que ainda nutria esperanças para com o time. “Esperança é a última que morre. Vamos lutar até o fim”, disse.

Desfalque - Para pensar no milagre de se livrar do rebaixamento, o Bahia, obrigatoriamente, precisa vencer suas duas próximas partidas. Para o jogo contra o Grêmio, o técnico Charles Fabian tem um desfalque certo: o lateral-esquerdo Guilherme Santos, expulso no final da partida contra o Atlético-PR. Após folga ontem e hoje, o jogadores voltam a treinar amanhã à tarde, no Fazendão.