Postado por - Newton Duarte

Em decisão épica, Lomba perde pênalti e Bahia é eliminado da Sul-Americana

Lomba perde pênalti em decisão épica e Bahia é eliminado da Sul-Americana

Marcelo Lomba brilhou no tempo normal, mas acabou se tornando o vilão do Bahia na noite desta quarta-feira. Em decisão épica nos pênaltis, o goleiro desperdiçou sua cobrança e assim colocou o Universidad César Vallejo, do Peru, nas quartas de final da Sul-Americana. Depois de vencer os 90 minutos por 2 a 0, o time peruano bateu o time brasileiro nas penalidades por 7 a 6.

Agora, na próxima fase da competição continental, o Universidad César Vallejo pode ter pela frente o arquirrival do Bahia, o Vitória. Para isso, o time rubro-negro precisa passar pelo Atlético Nacional-COL nesta quinta-feira, em jogo que acontece no Barradão. Na ida, as equipes empataram em 2 a 2.

Fases do jogo: Ataque x defesa. Só deu Universidad César Vallejo no início do jogo. Com preciso toque de bola e jogadas agressivas pela linha de fundo, o time peruano começou a levar perigo ao gol do Bahia, que só foi assustar o gol de Dreer aos 17min, em chute de longe de Léo Gago. Mas aos poucos o time tricolor foi se encontrando dentro de campo. Passada a pressão inicial, a equipe brasileira equilibrou o jogo e começou a levar perigo nos contra-ataques. Mas foi do time da casa a melhor chance da etapa inicial. Marcelo Lomba fez milagre em chute à queima-roupa de Rabanal, quase da pequena área.

Na etapa final, o Bahia passou a ser ainda mais perigoso nos contra-ataques. Faltou, porém, mais capricho no último passe. Com o passar do tempo e o apoio da torcida, o Universidad César Vallejo começou a crescer a partir dos 25min. Aos 32min, Marcelo Lomba fez milagre em chute de Andy Pando. Aos 34min, Quinteros carimbou a trave. Mas aos 37min, não teve jeito. O mesmo Quinteros aproveitou bola que ficou viva na área e finalizou de direita, com extrema categoria, sem chances para o goleiro tricolor. A pressão continuou, e aos 46min, Chiroque recebeu livre dentro da área e bateu cruzado para levar a decisão para os pênaltis.

Em uma decisão épica, que chegou a dez cobranças de lado, Marcelo Lomba desperdiçou a última e acabou eliminando o Bahia. Antes, Pará, Uelliton e Lucas Fonseca já haviam perdido.