Postado por - Newton Duarte

Em discurso, Marcelo Sant'Ana conclama união entre os candidatos e promete reconstruir o clube.

Vozes da democracia: presidente e candidatos discursam após eleições

Marcelo Sant'Ana conclama união entre os candidatos e promete reconstruir o clube.

Marcelo Sant'Ana, novo presidente do Bahia (Foto: Divulgação / EC Bahia)

Em suas primeiras palavras como presidente do Bahia, Marcelo Sant’Ana enalteceu a grandeza do clube, falou em reconstrução de uma identidade vencedora e, sobretudo, conclamou a união entre todos os candidatos. Eleito com 41% dos votos, o jornalista derrotou outros cinco concorrentes, entre eles Antônio Tillemont, que obteve 33% dos votos válidos - também concorreram ao pleito Marco Costa, Olavo Fonseca, Flavio Alexandre e Nelsival Menezes. Pouco mais de quatro mil sócios compareceram na Arena Fonte Nova durante todo o sábado para escolher o mandatário tricolor pelos próximos três anos.

- Saudações tricolores a todos. Queria agradecer a confiança num projeto pelo Bahia. Independente do meu nome, acredito que venceu quem buscou apresentar um projeto para reconstruir o nosso clube, que desenvolveu ideias, que apresentou qual o caminho, com quem vai trilhar esse caminho, de onde vem a receita para reconstruir esse clube. E aonde a gente quer chegar. O maior compromisso que eu vou assumir é tentar mudar a mentalidade. A gente tem que voltar a acreditar, porque o Bahia é, sim, grande. Algumas pessoas me pediram durante a campanha: “Você tem que fazer as pessoas respeitarem o Bahia”. As pessoas só vão respeitar o Bahia quando o Bahia se der o respeito. Respeito a nossa casa, respeito com nossos jogadores e, principalmente, a nós, torcedores do Esporte Clube Bahia. Eu estou presidente assim que tomar posse, mas eu sou e sempre serei torcedor do Bahia. Eu nunca pensei em ser presidente do Bahia. Eu sonhava em ser jogador do Bahia. Porque, para mim, a maior coisa que você pode fazer é marcar um gol pelo Bahia, é ser reconhecido como um jogador do Bahia. Essa eleição, para mim, talvez seja como um jogador se sente quando marca um gol – nesse momento, Marcelo foi interrompido: “Contra o vice!”, gritou um torcedor que acompanhava o discurso, fazendo referência ao Vitória, maior rival tricolor.

Marcelo sorriu discretamente e prosseguiu.

- Esse time aí não me interessa qual o destino dele, qual a trajetória dele. O meu compromisso é com vocês. É com o Esporte Clube Bahia. É com o clube que a gente ama e quer ajudar a transformar. E o primeiro compromisso que cada um de vocês tem que assumir, não comigo, mas com esse clube, é entender que não somos um time. O time são os 11 atletas. Paras eles renderem bem, a gente precisa ter um clube grande, profissional, bem gerido por pessoas bem qualificadas na área em que elas tenham qualificação para trabalhar. A gente tem que ter um financeiro bom, administrativo, jurídico, marketing, patrimonial, comunicação fisiologia, fisioterapia, preparação física. Toda uma estrutura de trabalho para que, aí sim, os 11 jogadores do clube que desperta o nosso amor, a nossa paixão, o nosso orgulho, que carrega a nossa mística, nossa tradição, nossas cores, possam render o máximo. Então, hoje, podem me cobrar incansavelmente o que for em defesa, o que for fazer grande como nossa mentalidade é, como nosso clube sempre foi, o que for fazer bem ao Esporte Clube Bahia. Boa noite a todos, muito obrigado e Bora Bahia Minha P...! – o novo presidente encerrou o discurso puxando o coro de “Bahia minha vida, Bahia meu orgulho, Bahia meu amor!”.

Antes do discurso, porém, Marcelo Sant’Ana pediu que todos os candidatos, um por um, fizessem um pronunciamento – neste momento, Nelsival Menezes já havia se retirado. E foi justamente o principal rival do novo mandatário quem fez o discurso mais impactante. Muito aplaudido, Antônio Tillemont pediu que o jornalista fosse empossado imediatamente – como a chapa “A voz do campeão” sinalizou que pode interpor recurso, Marcelo só deve tomar posse no dia 20 deste mês.

- Em primeiro lugar, queria agradecer aos sócios que confiaram no nosso nome. Fui vítima da banda podre da imprensa esportiva da Bahia, que fez uma campanha sórdida contra a minha pessoa. A escória do rádio esportivo da Bahia. Ainda bem que são poucas pessoas. Mas existe. Quero dizer aqui o seguinte: por mim, doutor Milton Jordão [presidente da comissão eleitoral], o senhor empossava o Marcelo Sant’Ana agora. Um torcedor do Bahia não pode de hipótese alguma entrar com uma ação contra o clube do seu coração. Eu posso até não concordar com o resultado. É outra coisa. Mas eu não me vejo em momento nenhum entrando na justiça e repetindo os atos da corja que se afastou do nosso clube. Eu não tenho sangria desatada para ser presidente do Bahia. Eu coloco as minhas propostas, as minhas ideias, para que elas sejam avaliadas. Eu entendo, talvez esteja até equivocado, que o presidente Schmidt tem mandato até o dia 15. Então, eu proponho que o senhor emposse Marcelo pelo seguinte: dia 15 já é depois de amanhã. Dia 16 alguém pode requerer a acefalia do clube. Isso me preocupa muito. O estatuto fala que o mandato é até a primeira quinzena de dezembro. Não me imagino de forma alguma entrando com uma ação contra o clube. Estou aqui respeitando o resultado. Como já disse, posso até não concordar, respeito o resultado. Desejo que o Marcelo faça uma grande administração. Nós sofremos um ano e quatro meses. Se tivermos que sofrer mais três anos, serão quase cinco anos de sofrimento. Eu não sei se as pessoas aqui aguentarão isso. Parabéns, Marcelo. Faça uma boa gestão assim que você assumir.  Obrigado a todos – afirma.

Confira o discurso dos outros candidatos e também do vice-presidente Pedro Henriques.

01

FLAVIO ALEXANDRE, O BINHA

Eu acredito em Marcelo. Já dei conselho para não mandar as pessoas embora, que são pais de família. São pessoas de bem, de grande caráter. O Bahia caiu. Vamos esquecer. Vamos manter uma grande equipe para ser campeã da Copa do Brasil esse ano, do Campeonato Baiano, subir para a Série A e ser campeã do Norte-Nordeste. O Bahia unido jamais será vencido. O presidente foi eleito na urna. Vamos esquecer as mágoas. Vamos tirar o gosto de sangue da boca. Vamos amar o Bahia. Vamos querer o Bahia na Série A no ano que vem. Boa sorte, Marcelo.

02

MARCO COSTA

Eu gostaria de parabenizar o presidente eleito, Marcelo. Agradecer ao vice, Pedro Henriques. Ao vice não, ao sub-presidente. A eleição foi democrática, da melhor forma possível. O Bahia tem que ser assim, tem que estar unido. Tivemos 30 dias em campanha. Sabemos que Tillemont há um ano é candidato. A estrutura que apoia Marcelo. A história de Binha, de Nelsival. Olavo que tem uma equipe de trabalho, que é o Bahia Livre. Desejo sucesso, êxito, porque nós todos somos Bahia. Boa sorte, Marcelo.

03

OLAVO FONSECA

Gostaria de parabenizar o processo democrático e dizer que nós lutamos pela democracia e vamos continuar lutando por essa democracia. Que Marcelo faça um bom mandato e que a democracia seja sempre respeitada.

04

PEDRO HENRIQUES

Queria agradecer a todos por virem prestigiar a democracia que foi conquistada a duras penas. Temos que respeitar esse processo democrático que se consolida com essa eleição. Queria agradecer a todos que nos apoiaram. A doutor Rui Cordeiro, que era um dos candidatos que poderiam estar aqui. E quero dizer que nosso compromisso é, acima de qualquer coisa, com a instituição Esporte Clube Bahia. Hoje, vocês podem ter certeza de que terão uma diretoria executiva plenamente dedicada ao Bahia. Queria agradecer à atenção e à confiança que vocês nos deram hoje. É isso o que a gente tem a dizer. Agora vamos trabalhar.