Postado por - Newton Duarte

Em entrevista, Alexandre Faria fala (quase) tudo

Contratações, renovações da base e Kieza: diretor do Bahia abre o jogo

Alexandre Faria fala sobre carências do elenco, admite que procura novo lateral-direito e afirma que renovações de atletas da base estão bem encaminhadas

Alexandre Faria diz que negociação por renovação de Kieza ainda está em andamento (Foto: Rafael Santana)

O primeiro semestre não foi dos piores para o Bahia. Finalista da Copa do Nordeste e campeão baiano, o Tricolor chega à Série B com gás e respaldo pra brigar pelo acesso à Primeira Divisão. Para isso, no entanto, foi preciso driblar diversos obstáculos. Entre eles, um dos mais alardeados foi a carência de peças de reposição no elenco, principalmente nas laterais.

Para o início do Campeonato Brasileiro, a coisa pode ser diferente. O clube baiano está no mercado e já tem três reforços no Fazendão: o zagueiro Jailton, o lateral-esquerdo Marlon e o meia Eduardo. Nesta terça-feira, o diretor de futebol tricolor, Alexandre Faria, conversou com a imprensa e admitiu que está na busca por um jogador que atue na ala direita, setor desfalcado depois que Railan sofreu um rompimento de ligamento do joelho.

- Na lateral direita, foi uma perda muito grande a lesão do Railan. Ele vinha crescendo muito. A gente entendia que haveria uma concorrência muito grande entre ele e o Tony. É realmente uma posição que estamos mapeando. Até o momento, não encontramos nenhum nome que justifique trazer nesse momento. O Yuri, sempre que chamado, cumpriu bem a função, apesar de todos nós da diretoria e comissão técnica estarmos ansiosos e curiosos para ver o Yuri na função dele. É um atleta que não canso de elogiar. Ontem ele estava de folga e pediu para treinar. Vem fazendo tão bem a função que a gente só vai trazer se tiver a certeza que vai chegar e brigar com o Tony - afirmou.

Para a esquerda, o trabalho é mais cauteloso. Faria destaca as opções que tem no elenco, mesmo após as saídas de Pará e Raul, e diz que o clube deve trabalhar para desenvolver Patric e Carlos, crias das divisões de base.

- Para a lateral esquerda, não temos um só para a posição. Temos o Marlon, o Patric e o Carlos. Com o Patric e o Carlos, tivemos que acelerar o processo de transição, pela carência provocada pela saída do Pará e do Raul. O Patric tinha muito tempo que não atuava nessa posição. Fez algumas partidas muito boas, assim como o Carlos, depois oscilou. Agora são dois atletas que teremos tempo para fazer a transição correta da base para o profissional - avaliou.

Confira abaixo outros trechos da entrevista de Alexandre Faria.

MAPEAMENTO DE REFORÇOS PARA OUTROS SETORES

- A gente não mapeia uma posição específica. Mapeamos o mercado, todas as posições. Temos vários atacantes, meias, volantes, zagueiros. Na base de dados temos tudo. Todas as posições. É questão de necessidade. Estamos avaliando internamente a necessidade de fazer um trabalho de coaching com alguns atletas. Temos muitos valores no nosso elenco. Por exemplo, no ataque a gente tem o Mateus. É um atleta em quem a gente deposita muita expectativa. Velocista, canhoto. Especificamente, é um atleta que a gente entende que precisa de apoio na parte de coaching. O próprio Jeam. Agora com o período que a gente vai ter ... Estávamos em 12 jogos só mata-mata. Loucura. Não dá para fazer outro trabalho senão regenerativo e tático. O Bahia vem trabalhando regenerativo e tático todo dia. Agora vamos ter um tempo para o Sérgio fazer um desenvolvimento com os atletas. São muitos jogos, 26 jogos em 90 dias. Uma coisa surreal. Uma média de quase um jogo a cada três dias. Ontem falei com o Silas, que é um amigo, os caras acham que jogador é super-homem. Não tem condição. Por mais que tenha elenco, é muito complicado.

RENOVAÇÃO DE KIEZA

- O Kieza, sem novidades. A gente mandou a proposta para o clube chinês. O clube chinês vem negociando com a gente. Tem tempo para isso. O contrato dele é até 17 de julho. Hoje ainda é cinco de maio. Estamos dentro do prazo da negociação. Estamos otimistas para a permanência dele.

RENOVAÇÕES COM JOGADORES DA BASE

- Todos têm negociação bastante adiantada. O Zé Roberto renova com o Bahia até 2017. A gente deve anunciar oficialmente nesta semana. Ainda falta uma assinatura. Estamos vendo condições de jogo, para não tirar o atleta de jogo. Todos os outros temos avanço. O Gustavo não tem problema, o Robson também não. Renovamos com o Jean, o Rômulo, Bruno Paulista, Luan, Yuri e Robson. Estamos tranquilos. O Mateus até o fim de 2016. Estamos bastantes seguros.

REGULARIZAÇÃO DOS TRÊS REFORÇOS

- A questão dos três atletas no BID, o assunto está sendo tratado com o jurídico e o pessoal do departamento de registro. Não posso garantir. Não depende só da gente. Depende também dos clubes de origem, principalmente das federações e da CBF. Nosso jurídico e registro estão trabalhando nesse sentido.