Postado por - Newton Duarte

Em entrevista, Diretor de Futebol conta (quase) tudo

Nei Pandolfo fala em “três ou quatro” contratações até o início do Baiano

Laterais e zagueiros estão na pauta do diretor de futebol do Bahia. Tricolor estreia no estadual no dia 31 de janeiro, contra a Juazeirense, no estádio Adauto Moraes

Nei Pandolfo falou sobre a busca por laterais e zagueiros para reforçar o elenco (Foto: Divulgação/EC Bahia)

O Bahia oficializou até o momento seis contratações para a temporada 2016. Hernane, Edigar Junio, Luisinho, Juninho, Danilo Pires e Paulo Roberto foram anunciados e já treinam no Fazendão. E, no que depender do diretor de futebol, Nei Pandolfo, outros reforços chegarão nos próximos dias. 

Nesta segunda-feira, o dirigente concedeu entrevista ao Programa do Esquadrão, programa de rádio oficial do clube, e falou sobre as investidas do Tricolor no mercado da bola. Pandolfo afirmou que mais três ou quatro atletas devem chegar ao clube até o início do Campeonato Baiano, no dia 31 de janeiro. 

- Eu acredito que vamos conseguir finalizar mais três contratações nessa reta final [de mês], antes de começar a competição. Sempre falo que temos momentos de contratações. Um que já terminou, que foi no final de ano. No início do campeonato, atletas ficam insatisfeitos por não serem aproveitados e pedem para sair, é o segundo momento. Lá na frente tem outra rodada, quando se sente uma carência no elenco e vai buscar no mercado. De três a quatro contratações podemos completar até o final do mês – disse Nei Pandolfo ao Programa do Esquadrão.

Entre os reforços que estão perto de serem anunciados, estão laterais e zagueiros. Segundo o diretor de futebol tricolor, o objetivo inicial era o de contratar uma peça para cada posição do campo. Foram oficializados até o momento três atacantes e três volantes.

- Estamos formando praticamente uma equipe. Estamos trazendo um jogador por posição. Essa é a ideia inicial. Temos zagueiro encaminhado e laterais bastante adiantados – pontuou.

Confira outras declarações do diretor de futebol tricolor:

KIEZA

- [A proposta do São Paulo] Foi diferente. O Bahia fez todos os esforços possíveis para manter o atleta. Kieza também se mostrou predisposto a ficar. Houve uma mobilização para manter o Kieza. O que aconteceu com o Kieza foi que ele pediu para o São Paulo muito mais do que teria ganho no Bahia e o São Paulo aceitou. Aceitou os valores contratuais do atleta, valor pago ao clube chinês. Valores muito maiores do que o Bahia tinha feito oferta. Nos envolvemos ao máximo na negociação, mas não foi possível. Temos a responsabilidade de manter o Bahia saudável financeiramente.

MARINHO E NATHAN

- Conversamos com o Cruzeiro [sobre Marinho]. Negociação difícil. Ele teve proposta do exterior que agrada o empresário. Proposta alta. O Cruzeiro investiu no atleta e tem interesse em negociar em definitivo. Não é uma contratação descartada. Nathan teve um princípio de negociação. Foi ofertado. Atleta jovem e temos jogadores com as mesmas características. Nossa prioridade é preservar os meninos da base e privilegiar eles nesse sentido.

DIOGO MATEUS

- Nome que discutimos internamente. São nomes interessantes. Como é padrão da diretoria, não confirmamos nomes antes de ter uma documentação ajustada.

TINGA

- É um atleta de grande qualidade, com passagem por seleção de base. Nós chegamos a conversar com o representante do atleta. Estamos caminhando. Ainda não está definido. Vamos aguardar. É um atleta interessante.

CAMISA 10

- Estamos atentos ao mercado e aproveitando as oportunidades. Temos alguns atletas de muita qualidade no elenco. O Rômulo, camisa 10, de muito potencial. Não deixamos de buscar reforços para a nossa campanha, que será longa. Estamos acompanhando algumas situações para fortalecer cada vez mais o Bahia. (...) Conceitualmente, o camisa 10 nunca vai acabar. Tive o privilégio de trabalhar com Ganso. Mas é preciso se adaptar ao sistema hoje. Nas equipes da Europa, os meio-campista tem que atacar e defender. Não pode ficar parado esperando a bola chegar. O exemplo prático que temos no Corinthians. Tinha o Renato Augusto, o Jadson e o Elias. Excelentes meio-campistas, todos recompondo. Nosso cenário é positivo e o treinador tem desenvolvido isso.

REFORÇO ESTRANGEIRO

- Tem muita oferta de atleta sul-americano. Atletas que estão voltando da Europa. Estamos avaliando com cuidado. Para fazer uma contratação de atleta sul-americano, precisa ter informações. Tem que analisar todos os detalhes. Depois tem que ir no local e ver o cara jogando. Nesse período não tem como. O atleta sul-americano precisa estar acompanhando no dia a dia. O dólar dificulta um pouco mais.

APROVEITAMENTO DO TIME SUB-17

- Tem que ter calma, paciência. Tem potencial técnico. Tem que lapidar um pouco. Os treinadores sabem disso. É uma safra maravilhosa. Os dois laterais têm muita qualidade. O Edimundo e o Alisson. O goleiro [Dejair] tem feito uma campanha maravilhosa. O Cristiano, o [Geovane] Itinga. Equipe equilibrada nos setores. Muito bem montada.

ATLETAS AFASTADOS

- Estão treinando com todo suporte que o clube oferece. Condições como as de todos os outros atletas. Eles estão treinando normalmente. O Jailton é um dos atletas mais procurados. Mais de cinco equipes procuraram. Estamos negociando com ele. O mesmo acontece com os outros. O Maxi teve duas propostas oficiais. Guarani do Paraguai e Santa Cruz. E uma consulta de equipe dos Emirados que ainda não se confirmou.

RESPOSTA POSITIVA DE DEDÉ

- Não existe posição fácil ou difícil [para se contratar]. Tínhamos uma preocupação grande com zagueiro, mais ficamos satisfeitos com o desempenho dos meninos. O Dedé foi muito bem. Temos bem ajustado um zagueiro. Aguardamos até o fim de semana para confirmar a negociação.

EXPECTATIVAS COM HERNANE

- Não tenho dúvidas. O Hernane é por natureza um brocador. Espero que nos próximos jogos nos de retorno. Está muito preparado. Não só ele como Luisinho, Edigar Junio, Juninho. Estamos com atletas com muita fome, predisposição. Todos compraram o projeto Bahia.

MERCADO DA BOLA

- Estamos buscando novos reforços. O mercado deu uma acomodada. Chega no Palmeiras, Cruzeiro, que tem 40 atletas. Depois de dois coletivos, dois jogos-treino, dez não vão participar. Aí vão surgir atletas com boas condições. Alguns que perdem espaço, mas não deixam de ser grande atletas. Temos que ficar atentos para dar o primeiro pulo e pegar quem sobrar.

PRIMEIRAS SEMANAS DE TREINOS

- Essas duas semanas foram proveitosas. A comissão técnica aproveitou ao máximo. Treinos de alto nível. Rendimento técnico e físico muito bom. Tivemos um coletivo no último fim de semana. O Bahia tem um sub-20 muito forte. Aletas inseridos no profissional, outros que estão ganhando espaço. Isso é importante. Temos várias contratações. O rendimento deles tem sido bom. Juninho com rendimento excelente. Ataque todo com grande movimentação. Os atletas se movimentaram muito bem. O ambiente está muito tranquilo. Atletas participativos. Todos se integram bem. Ambiente muito propício. Comentava na semana passada, estava com o presidente, parte da diretoria, parte da comissão técnica e alguns atletas contando histórias e rindo. Ambiente positivo, com estrutura física que dá estrutura, e principalmente ambiente saudável, de muita competição. Muito positivo. Estamos caminhando na trilha certa.

EXPERIÊNCIA

- Quando cheguei no Sport, final de 2013, o Sport tinha oito jogadores par iniciar uma competição um mês depois. Conseguimos fazer uma recuperação. A equipe foi campeã da copa do nordeste e pernambucano. Em 2015 se consolidou. Espero trazer essa experiência. Resgatar o Bahia e consolidar. Tem força e torcida para se consolidar.