Postado por - Newton Duarte

Em entrevista, Lulinha Tavares explica trabalho que será aplicado no Bahia

De olho no futuro

Bahia contrata coach esportivo

IMG_9671

Em ação inovadora no futebol do Nordeste, o Bahia passa a contar com os serviços de um coach esportivo.

Coaching esportivo é um processo de transformação e aperfeiçoamento pessoal que possibilita a um indivíduo, ou a uma equipe, o desenvolvimento das mais variadas capacidades para que estes possam alcançar seus objetivos. O coach, portanto, dá suporte para que o atleta trace com clareza suas metas de autossuperação e desenvolva caminhos para que estas sejam atingidas o mais rápido possível.

Pensando nisso, o Tricolor contratou José Luiz Tavares, mais conhecido como Lulinha Tavares, de 44 anos, formado em Educação Física pela Universidade Castelo Branco e especializado em Psicologia do Esporte, Master Coach, membro do ICF (International Coach Federation) e autor do livro “Coaching Esportivo”.

Ex-atleta de base, o coach azul, vermelho e branco já prestou seus serviços a alguns clubes brasileiros como Figueirense, Palmeiras, Flamengo, Náutico, Fluminense, Guaratiguetá, dentre outros.

“Fiquei bem impressionado e animado com o que encontrei no Bahia. Uma diretoria séria e que está contratando um trabalho de coaching visando o desenvolvimento, para auxiliar no alcance de metas e melhoria de resultados. Espero que possa contribuir para que, no final do ano, estejamos com todas as metas alcançadas”, falou o novo reforço tricolor.

Além de clubes, Lulinha também já fez e vem realizando trabalhos individualizados com atletas como Valdivia (Palmeiras e seleção chilena), Lucas Piazon (Chelsea), Marcelo Cirino (Flamengo), Paulo Vitor (Flamengo), Luan (Vasco) e treinadores como Adilson Batista, Roberto Fernandes e Jorginho.

Diferentemente do que aconteceu na maioria dos clubes em que trabalhou, Lulinha não vem para “apagar um incêndio”. Ele chega ao Bahia para desenvolver um trabalho contínuo, com contrato até o fim do ano.

A indicação do serviço foi do diretor de futebol Alexandre Faria, prontamente aprovada pelo presidente Marcelo Sant’Ana. “Investir num coach é reforçar o trabalho profissional do Bahia e permitir que os atletas se conheçam melhor, mantendo-os motivados e focados em atingir metas coletivas e pessoais. Com o coach, vamos complementar o processo de maturação dos atletas formados na base. A chegada de Lulinha Tavares é um grande reforço para nossa comissão técnica”, avaliou o presidente.

O diretor Alexandre Faria também falou sobre essa contratação. “A chegada do Lulinha Tavares é a prova de que desejamos investir na formação de nossos atletas e buscar constantemente a excelência no futebol do Bahia. Juntamente com a comissão técnica, faremos avaliações constantes dos índices de nossos jogadores, mensurando de forma objetiva o resultado do trabalho de coaching na prática”, projetou Faria.

O coach do Bahia já iniciou seu trabalho no Esquadrão e, nesta terça-feira (19), teve seu primeiro contato com o elenco em uma palestra no auditório do Fazendão. Além do trabalho em grupo, Lulinha também conversou individualmente com alguns atletas, que o procuraram por iniciativa própria.

Confira a matéria da TV Bahêa sobre a chegada do profissional: