Postado por - Newton Duarte

Em entrevista, Titi defende goleiros, nega queda de produção e fala em tradição do Bahia

Titi defende goleiros, nega queda de produção e fala em tradição do Bahia

Capitão do Bahia elogia Jean, bastante criticado nos últimos jogos. Em desvantagem contra o Ceará, capitão ressalta tradição do Bahia: "quando chega, costuma levar"

Debaixo das traves, a fase no Bahia não é das melhores. Quando a temporada começou e Marcelo Lomba foi emprestado à Ponte Preta, a expectativa era que Omar enfim ganhasse uma oportunidade no gol tricolor. Porém, uma lesão atrapalhou os planos do goleiro que está no clube desde 2009. O próximo da fila era Douglas Pires, mas uma lesão e algumas falhas, entre elas um senhor frango contra o Sport levaram o goleiro de volta para o banco de reservas.

Titi sai em defesa do goleiro Jean (Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / EC Bahia)

Diante das adversidades, o técnico Sérgio Soares foi obrigado a colocar em prática o “plano c” que, no caso, era o jovem Jean. Com apenas 19 anos, o goleiro formado nas categorias de base entrou no time com personalidade e foi elogiado após o único Ba-Vi do ano, que terminou empatado em 1 a 1. Tão meteórica como a chance de vestir a camisa número 1 do Bahia foi a chance na Seleção sub-20.

Tudo na vida de Jean ia bem até o primeiro jogo das finais da Copa do Nordeste. Na última quarta-feira, ele falhou feio no lance do gol que deu o triunfo ao Ceará, em plena Fonte Nova. No último domingo, o goleiro voltar falhou em alguns lances no jogo contra o Vitória da Conquista, mas nenhum dos gols surgiu a partir de uma falha sua. O trabalho do jovem atleta, então, passou a ser questionado.

Mas Jean conta com o apoio do capitão tricolor. Jogador do atual elenco que mais vestiu a camisa do clube, Titi saiu em defesa não só dele, como também de Omar e Douglas Pires.

- Eu convivo há quatro, cinco anos com os goleiros, e digo: feliz da gente que pode contar com eles. Com o Omar eu trabalho há cinco anos; tem muito potencial. Não é diferente do Douglas, que é menino ainda, até pela idade, mas tem uma experiência enorme. Jean é um garoto da base que ficamos felizes em poder ajudar na formação dele. Em um ou dois meses, deu um salto de produtividade enorme. Foi para a Seleção. Ficamos feliz pelo momento dele. Temos confiança no trabalho deles. Confiança muito grande – afirma Titi.

O problema do Bahia não está somente no gol. Dono de ótimas campanhas no Baianão e na Copa do Nordeste, o time apresentou uma queda de rendimento nos últimos jogos, diagnosticada, inclusive, pelo técnico Sérgio Soares após os jogos contra Nacional-AM (pela Copa do Brasil) e Juazeirense. O zagueiro Titi, no entanto, discorda que a equipe tenha caído de produção e destaca o fato de o Bahia disputar duas finais de forma simultânea.

- Não vejo uma queda de rendimento. A gente está em duas finais, dois campeonatos diferentes. Momento muito bom. O que a gente vinha buscando era trabalhar para chegar nesse momento. Agora que chegamos, queremos conquistar. Trabalhamos dia a dia para chegar até final. A partir daí, começa outra o final. Conhecemos a tradição do Bahia: quando chega, costuma levar – diz.

Titi nega que o Bahia tenha apresentado queda de produção nos últimos jogos (Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/EC Bahia)

Outro questionamento a que Titi respondeu foi a respeito do sistema defensivo. Natural, já que o Bahia levou dez gols nos últimos quatro jogos. Para o zagueiro, o time está em uma fase de transição, buscando um futebol mais ofensivo, portanto é compreensivo que a defesa fique mais vulnerável durante esse processo. 

- Temos que dar os créditos ao Sérgio. Ele chegou, implantou a dele filosofia, colocou o Bahia do jeito que o torcedor gosta, procurando o gol a todo momento. A gente vinha ano após ano, jogando sempre... Não que não jogasse procurando a vitória. Mas não jogava com a mesma empolgação. Hoje, a gente joga procurando a vitória. Então, fica um pouco vulnerável lá atrás. Vejo como normal, estamos em uma fase de transição. Isso deixa um pouco de espaço. Tenho tranquilidade e confiança no nosso trabalho. Queremos baixar o número de gols sofridos, para ajudar os caras lá da frente – pontua o capitão.

Titi também falou sobre o que chama de “resgate do torcedor” durante a temporada.

- O título vem para coroar o que estamos fazendo na competição. Houve um resgate do torcedor para com o público, que tinha fiado distante com a queda. Hoje, a gente vê o clamor do torcedor, vindo aos treinos, lotando a Fonte Nova. Isso é o que a gente tem que salientar de positivo. Isso que a gente queria: resgatar ao torcedor. Tenho certeza de que não será diferente nesse jogo. Tenho certeza de que os bares estarão lotados, e os torcedores vão apoiar – finaliza Titi.