Postado por - Newton Duarte

Em frenético GP da China, Nico faz a sena. Massa segura Hamilton e é 6º

Enquanto alemão passeia na frente, resto do pelotão se digladia atrás. Vettel toca em Raikkonen na largada, mas chega em 2º. Kvyat fecha pódio. Felipe Nasr fica em 20º - Gp da China

Disputas, toques, bicos quebrados, pneus furados, variadas estratégias e muitas, muitas trocas de posições marcaram um empolgante GP da China, válido pela 3ª etapa da temporada. E mesmo em meio a tanto frenesi, nada parece atingir o líder do campeonato Nico Rosberg, que segue 100% em 2016. Pole position, o alemão da Mercedes só precisou se preocupar na largada, quando foi ultrapassado por Daniel Ricciardo. Mas logo o australiano da RBR saiu de seu caminho, com um pneu furado. Daí em diante, enquanto a anarquia reinava em seus retrovisores, Rosberg disparava para uma vitória acachapante com 40s de vantagem para o segundo colocado. Assista aos melhores momentos no vídeo acima. Foi seu terceiro triunfo no ano, o sexto consecutivo levando em conta o fim do campeonato de 2015 - a quarta melhor sequência da história da Fórmula 1. Pela 17ª vez no alto do pódio, Nico passa Stirling Moss como o não campeão com mais vitórias na categoria. Se continuar nesse embalo, porém, o título tem grandes chances de vir no fim do ano: ele está disparado na liderança com 75 pontos de 75 possíveis.

4/

ATUAÇÕES: Confira as notas dos pilotos no GP da China

- Nem vi nada (disputas que aconteciam atrás), não faço ideia. Sabia da vantagem e busquei aumentá-la o máximo possível. Fico feliz que funcionou. Foi um grande fim de semana. Tudo funcionou bem, a estratégia, os pneus - destacou Rosberg.

O segundo lugar ficou com Sebastian Vettel. O alemão quase teve a corrida comprometida após bater em seu companheiro de Ferrari, Kimi Raikkonen, na primeira curva, mas reagiu rápido e evitou maiores prejuízos. Quem completou o pódio foi Daniil Kvyat, da RBR, graças a uma grande largada, onde pulou de sexto para terceiro. Vettel não foi o único a protagonizar uma corrida de recuperação neste domingo. Inspiradíssimo, Daniel Ricciardo conseguiu chegar em quarto após o azar com o pneu. Kimi Raikkonen caiu para as últimas posições com o incidente na volta inicial, mas ainda terminou quinto. Já Lewis Hamilton, que largara em último, apostou em uma ousada tática de cinco paradas, foi escalando o pelotão, até parar em Felipe Massa, terminando em sétimo.   

O brasileiro da Williams, diga-se de passagem, foi um dos grandes destaques da prova. Largou bem, pulando de décimo para sétimo e chegou a figurar em segundo lugar no troca-troca de posições, enquanto adiava ao máximo o primeiro pit stop. Acertando a mão na estratégia de três paradas, manteve-se nas primeiras posições. Na reta final da prova, infernizou a vida de Hamilton. Jogando duro, fechou as portas de todos os jeitos e não deixou o inglês lhe tomar o sexto lugar.

Seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, não teve o mesmo sucesso. Apesar de ter largado em quinto, fez uma corrida apática, foi superado por Max Verstappen e Carlos Sainz, da STR, nas voltas finais e fechou a zona de pontuação, em décimo, chegando pela terceira vez atrás de Massa. Em uma tão corrida movimentada, poucos pilotos não se divertiram. Um deles foi Felipe Nasr. O jovem da Sauber largou em 16º, mas não conseguiu manter um ritmo forte com seu problemático carro e terminou em 20º, à frente de Rio Haryanto (Manor)  e Jolyon Palmer (Renault). Detalhe: apesar de tanta confusão, todos os pilotos completaram a prova.

RESULDATO DO GP DA CHINA

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO

Com três vitórias em três corridas, Nico Rosberg dispara neste começo de temporada. O alemão está 36 pontos à frente de seu parceiro de Mercedes, Lewis Hamilton. Felipe Massa ganhou uma posição e agora aparece em sexto, com 22 pontos. Felipe Nasr segue zerado. Confira a classificação completa. A F1 volta daqui a duas semanas, na Rússia. Veja o calendário.

A CORRIDA

Largada – Ricciardo tracionou melhor e tomou a ponta do pole Rosberg. Começando de sexto, Kvyat deixou Bottas para trás, colocou por dentro da dupla da Ferrari e saltou para terceiro. Vettel se assustou com o bote do russo e acabou tocando em Kimi Raikkonen, que perdeu o bico e saiu da pista. Partindo do 10º lugar, Massa escapou das confusões e ganhou três posições, uma delas de Bottas, que espalhou na curva 1. Lá atrás, Nasr, que largara em 16º, ao tentar desviar da Ferrari de Raikkonen acabou sendo acertado por Hamilton, que partia do fim do grid. O bico da Mercedes do inglês se soltou e ficou preso embaixo do carro. Grosjean também se envolveu na confusão. Os quatro precisaram ir para os boxes fazer reparos.

3/56 – Com pneus supermacios, Vettel e Button ultrapassaram Massa, que caiu para nono.  No momento em que Rosberg colocava do lado de Ricciardo para retomar a liderança, o pneu traseiro esquerdo da RBR estourou repentinamente, provavelmente furado por algum dos muitos detritos espalhados na pista em razão da tumultuada primeira volta. O australiano foi para os boxes e retornou em 18º. Os 10 primeiros eram: Rosberg, Kvyat, Pérez, Sainz, Hulk, Vettel, Button, Massa, Bottas e Alonso.

4/56 – Com muita sujeita na pista, o safety car precisou ser acionado. 

5/56 – Kvyat, Pérez, Bottas, Button, Sainz, Hulk, Ericsson, Vettel, Magnussen e Hamilton aproveitaram a presença do carro de segurança para fazerem seus primeiros pit stops. Irritado com o tráfego, o alemão da Ferrari protagonizou uma cena inusitada, ao passar dois carros na entrada dos boxes. É que seu compatriota Hulk guiava lentamente de propósito, para esperar o companheiro Pérez fazer sua parada. O piloto da Force India foi punido com o acréscimo de 5s no próximo pit stop.

7/56 – Hamilton aproveitou o safety car para parar duas vezes. Uma para colocar e outra para tirar os supermacios, cumprindo a regra de usar os dois tipos de pneus.

8/56 – Sem terem parado nos boxes ainda, Rosberg, Massa, Alonso, Wehrlein e Gutiérrez ocupavam as cinco primeiras posições.

9/56 – A relargada transcorreu com muitas ultrapassagens, mas sem incidentes. Rosberg manteve a liderança, seguido de Massa. Destaque para Kvyat, que passou Alonso e assumiu a terceira posição. No pelotão de trás, Ricciardo (14º), Raikkonen (17º) e Hamilton (18º) tentavam recuperar o prejuízo. Já Nasr, sem rendimento, ocupava a última colocação.

12/56 – No pelotão intermediário, Vettel abria caminho. Em poucas voltas, o alemão ganhou diversas posições e apareceu em quinto, atrás de Alonso.

13/56 – Mais na frente, Kvyat passou Massa e assumiu a segunda colocação. Vettel deixou Alonso para trás e assumiu o quarto lugar.

16/56 – Fazendo corridas de recuperação, Ricciardo e Hamilton rapidamente entraram no top 10.

18/56 – De pneus supermacios, Vettel (4º) colou em Massa (3º), com compostos macios. Mas o alemão, em vez de tentar a ultrapassagem, preferiu ir para os boxes e fazer seu segundo pit stop, agora para colocar um jogo de pneus macios.

20/56 – Enquanto Rosberg seguia sem parar, Kvyat e Massa foram para os boxes. Sainz e Ricciardo foram outros que fizeram pit stops nessa volta. Com isso, Bottas subiu para segundo, seguido por Hamilton.

21/56 – Nico, enfim, fez seu primeiro pit stop na 21ª volta. O alemão havia construído uma vantagem tão grande que retornou na ponta, sem ser ameaçado.

22/56 – Bottas e Hamilton pararam nos boxes novamente e voltaram em 8º e 14º, respectivamente. Com isso, os primeiros colocados passaram a ser: Rosberg, Kvyat, Vettel, Button, Pérez e Massa.

25/56 – Sem perder tempo, Massa ultrapassou Pérez e Button e pulou para a quarta colocação.

30/56 – Com estratégias diversas, o troca-troca de posições seguia intenso. Após 30 voltas, o top 10 era composto por Rosberg, Kvyat, Vettel, Massa, Bottas, Ricciardo, Sainz, Raikkonen, Hamilton e Verstappen. 

31/56 – Hamilton fez seu quinto pit stop e colocou um jogo de pneus médios para tentar seguir até o fim da corrida se parar novamente. Na volta seguinte, Massa também foi aos boxes.

36/56 – Kvyat (2º) e Vettel (3º) fizerem a terceira parada e retornaram em terceiro e quarto, respectivamente, atrás de Rosberg e Ricciardo. Ao voltar para a pista, o piloto da Ferrari logo passou o russo da RBR e assumiu a terceira colocação.

37/56 – Com imensa folga na liderança, Rosberg fez seu segundo pit stop e ainda voltou com mais de 20s de vantagem sobre Ricciardo. O australiano foi para os boxes na volta seguinte e caiu para 9º. Com isso, a classificação era: Rosberg, Vettel, Kvyat, Verstappen e Massa.

40/56 – Massa teve certa dificuldade para se livrar Verstappen e assumir o quarto lugar. Com isso, permitiu a aproximação de Bottas e Hamilton. Em uma manobra cirúrgica, o inglês tomou a posição do finlandês e partiu para cima do brasileiro. A série de disputas fez Ricciardo se juntar ao grupo. O australiano não perdeu tempo e rapidamente deixou o finlandês para trás.

43/56 – Visando a quarta posição, Hamilton colocava pressão em Massa. O inglês, porém, não contava com a astúcia de Ricciardo, que deu um bote surpresa e subiu para quinto. Embalado, o australiano partiu para cima de Massa e subiu para quarto.

47/56 – Hamilton seguiu pressionando Massa. Chegou a colocar lado a lado, mas o brasileiro foi bravo, fechou a porta de todas as maneiras e segurou a quinta posição. Novamente sem sucesso na tentativa de passar o piloto da Williams, o inglês acabou sendo surpreendido por Raikkonen.

48/56 – Contra o finlandês da Ferrari, porém, Massa não conseguiu impor resistência e perdeu o quinto lugar. Hamilton chegou a tentar se aproximar novamente do veterano da Williams, mas não conseguiu rendimento suficiente para tomar a posição.

55/56 – Nas últimas voltas, as brigas ficaram por conta de Bottas com as STR. O finlandês deu uma leve escapada de pista e perdeu o nono lugar para Verstappen. Logo depois, foi superado por Sainz, caindo para décimo.

56/56 – Lá na frente, tranquilo, Rosberg recebeu a bandeira quadriculada com 37s de vantagem para Vettel. Kvyat completou o pódio, seguido por Ricciardo e Raikkonen. Massa cruzou a linha de chegada em sexto, logo à frente de Hamilton.  Verstappen, Sainz e Bottas fehcaram o top 10. Nasr terminou em 20º.

Fonte: Ge.com