Postado por - Newton Duarte

Em nota, Shakhtar comete gafe ao falar sobre Salvador

Cidade das chuvas? Em nota, Shakhtar comete gafe ao falar sobre Salvador

Nota dá apelido desconhecido a Salvador e afirma que delegação se hospeda em hotel próximo a instalações esportivas, que não serão utilizadas pelo elenco

A delegação do Shakhtar Donetsk, que vai enfrentar o Bahia em um amistoso nesta sexta-feira, desembarcou em Salvador nesta manhã. Com treino programado para as 18h (horário local), na Arena Fonte Nova, o elenco se hospedou em um hotel próximo ao aeroporto, a cerca de 22 km do estádio. Até aí, tudo normal. Não fosse pela nota divulgada no site oficial do clube ucraniano, que trata da chegada da equipe à capital baiana.  

No texto, o clube se refere a Salvador como a “cidade das chuvas” e diz que o suposto apelido teria sido atribuído à capital pelos brasileiros. No entanto, a expressão não está entre os apelidos comumente dados à cidade.  

Nota do Shakhtar sobre Salvador é publicada no site oficial do clube ucraniano (Foto: Reprodução)

- Depois de passar 1h15 no ar, o Shakhtar aterrissou na ‘cidade das chuvas’, que é como os brasileiros chamam a Salvador, devido à abundância de precipitação nessas latitudes – diz a nota.  

Outro ponto que chama a atenção de quem mora na capital baiana é a proximidade entre o hotel da delegação e as instalações esportivas de Salvador, descrita no texto como compensação pela distância em relação ao centro. O estabelecimento fica próximo ao aeroporto, um dos limites do município, e, de fato, está perto dos estádio de Pituaçu e do Barradão. Entretanto, nenhuma das duas praças serão utilizadas pela delegação do Shakhtar. A equipe tem treino na noite desta quinta-feira, marcado para a Fonte Nova, que fica em uma região mais central da capital baiana, praticamente na ponta oposta ao hotel da delegação.

Mapa de Salvador: Fonte Nova ao hotel so Shakhtar (Foto: Reprodução)

Confira abaixo a íntegra da nota divulgada pelo Shakhtar Donetsk:

"Às 9 da manhã do dia 15 janeiro, o avião com a equipe e comissão técnica a bordo levantou voo no Rio de Janeiro rumo a Salvador. Depois de passar 1h15 no ar, o Shakhtar aterrissou na ‘cidade das chuvas’, que é como os brasileiros chamam a Salvador, devido à abundância de precipitação nessas latitudes. Agora, a diferença de fuso horário com a Ucrânia é de 5 horas.

A equipe se instalou em um hotel perto do aeroporto. Claro que isso fica longe do centro de Salvador, mas, em compensação, as instalações esportivas ficam perto. Depois do almoço, os jogadores descansarão um pouco para estarem prontos para o treino da tarde".